O primeiro passo para que um site fique bem posicionado organicamente é ter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas não se trata de qualquer tipo de conteúdo. É preciso ser relevante para o usuário, responder a todos os seus questionamentos e fornecer a maior quantidade de informações possíveis sobre determinado produto/serviço.
Para isso, é fundamental que os produtores de conteúdo se utilizem de técnicas de SEO para otimizar seus artigos e materiais ricos. Não somente para que os usuários achem com maior facilidade, mas também para que os mecanismos de buscas também possam ranqueá-los mais rapidamente.
Entretanto, existem alguns erros de SEO básicos que muitos produtores de conteúdo ainda cometem. E eles podem estar prejudicando diretamente a indexação orgânica, afetando assim, toda sua estratégia de marketing de conteúdo.
Pensando nisso, Ronald Dod escreveu um artigo com os 8 erros de SEO mais comuns, que podem interferir diretamente no bom posicionamento orgânico dos conteúdos. Confira abaixo a tradução livre que fizemos sobre este tema super interessante.
Oito erros de SEO simples que estão matando seu Marketing de Conteúdo
Os mecanismos de busca ajudam você a obter novos leitores, espectadores e ouvintes para o seu conteúdo. Mas muitas vezes você mesmo é a razão pela qual os mecanismos de busca mantém seus conteúdos longe das primeiras posições em suas páginas de resultados de pesquisa.
Os motores de busca querem mostrar ao mundo o seu conteúdo, mas não se você comete erros que prejudicam a experiência do usuário e as diretrizes desses motores de busca.
Então, dê aos motores de busca o que eles querem, evitando os seguintes erros que os criadores de conteúdo em geral cometem.
1. Conteúdo Curto
O Google gosta de conteúdo longo, porque oferece aos pesquisadores informações suficientes para satisfazer suas necessidades. Geralmente, quanto mais detalhado o conteúdo for, mais provável que resolva a dúvida do pesquisador, e é isso que o Google quer.
Um estudo do SerpIQ descobriu que o conteúdo mostrado nos resultados de pesquisa do Google nas posições 1-3 tinha em média 2.400 palavras. Em suma, os conteúdos longos são melhores posicionados no Google.
Isso significa que você deveria estar escrevendo o máximo possível? Não, mas você precisa se certificar de que seu conteúdo é abrangente o suficiente para responder às perguntas dos pesquisadores.
Uma boa abordagem para cada parte do conteúdo que pretende produzir é determinar a frase-chave principal. Então, busque no Google e veja qual o tamanho do texto dos 3 melhores resultados de pesquisa para o termo. Certifique-se de que seu conteúdo seja mais longo, mais profundo, mais conciso e mais bem pensado que os demais. Se você fizer isso, os leitores e o Google irão aproveitar melhor o seu conteúdo.
2. Sem Imagem ou Elementos de Design
Ninguém gosta de sites obsoletos que parecem ter sido lançados em 1999; novos sites, de aparência moderna, simplesmente funcionam melhor. O conteúdo é o mesmo: mas se você tem páginas de texto sem imagens ou elementos de design, os leitores – e, portanto, o Google – não irão favorecer seu conteúdo sobre seus concorrentes.
Os elementos de design que dividem o texto mantêm os leitores na página por mais tempo. Quanto mais tempo eles estiverem na página, é mais provável que o Google aumente a classificação do conteúdo devido ao tempo de permanência.
Basicamente, o pressuposto é que quanto mais tempo eles estiverem na página, mais provável que ela atenda as suas necessidades, o que significa uma chance melhor de serem compartilhadas nas mídias sociais, relacionadas ou visitadas de novo.
3. Erros Ortográficos / Erros de Conteúdo
Os erros ortográficos e outros erros de conteúdo não são, tecnicamente, fatores de SEO, mas prejudicam sua credibilidade e chances de ser compartilhado. Aquisição de links externos é uma das melhores maneiras de deixar seu conteúdo no topo dos resultados de busca. Se você quiser saber mais, o Matt Cutts do Google discute o problema aqui.
4. Não há Quebras de Conteúdo
O tempo médio da atenção do leitor é muito curto – menor do que o de um peixinho dourado, aparentemente. Daí a importância de recapitular a atenção do leitor continuamente ao longo de um artigo.
Para fazer isso, separe o texto. O uso de subtítulos, listas e imagens para dividir o conteúdo manterá os leitores lendo e na página, o que, novamente, ajudará a fazer com que o conteúdo seja notado pelos motores de busca.
5. Usando Longos Parágrafos de Texto
Usar parágrafos longos é uma boa maneira de fazer com que seus leitores saiam rapidamente da página. Quanto mais curtos seus parágrafos, melhor você pode obter e manter a atenção dos leitores.
Pauline, do Twelveskip.com escreveu um bom artigo sobre os benefícios de parágrafos mais curtos:
6. Sem Links Externos
Os leitores querem conteúdos com credibilidade. Se o seu conteúdo é apenas você “falando”, e não faz uma conexão com outros conteúdos externos (citar fontes, por exemplo), o que faria com que os leitores dessem credibilidade a ele?
O Google também reconhece isso. Alguns experimentos de SEO apontam que as páginas com links externos geralmente aparecem melhor no processo de busca. Isso é porque o conteúdo que tem links externos costuma ser melhor e mais embasado? Com certeza!
O Reboot Online fez uma experiência para ver se os links externos melhoram a classificação nos resultados de pesquisa orgânica e descobriram que eles causam um impacto. O experimento não pôde determinar quão grande foi o impacto, mas houve.
7. Sem Promoção
Só porque você cria um conteúdo e o torna melhor do que todos os outros, não significa que ele será instantaneamente o número 1. Há um motivo pelo qual o SEO leva um tempo para aparecer. Você tem que esperar que as pessoas venham ao seu conteúdo e lhe dê sinais positivos de classificação em SEO, como links e compartilhamentos sociais.
Esses fatores de classificação podem levar horas, dias, meses ou mesmo anos para fazerem a diferença. No entanto, se você promover o seu conteúdo, você pode deixá-lo à vista com maior velocidade… e assim, obter os sinais de classificação um pouco mais rápido.
Ter uma estratégia de promoção sólida é fundamental. (Confira este artigo sobre como promover o conteúdo através das mídias sociais).
8. Sem Meta Optimização e CTAs
Outro erro é usar as opções padrão para as meta-informações e títulos do seu conteúdo. Este pode ser o último dos erros de SEO que listei, mas é importante: você pode, e deve, otimizar o título e a descrição do conteúdo. Caso contrário, o Google aplicará seu cabeçalho e as duas primeiras frases por padrão.
Em vez disso, escreva meta títulos únicos e descrições para cada um de seus conteúdos. No WordPress, por exemplo, é fácil de fazer usando o plugin Yoast SEO – ou outros.
Você também pode fisgar a atenção das pessoas com chamadas para ação (CTAs) na meta-informação. Se você conseguir chamar a atenção dos pesquisadores quando virem seu conteúdo nos resultados de pesquisa, eles estarão mais propensos a clicar nele. E a taxa de cliques (CTR) é um dos maiores fatores de classificação, de acordo com o estudo do fator de classificação 2015 da Searchmetrics.
Conclusão
Se você se atentar a esses oito erros comuns e se certificar de evitá-los, você terá muito mais sucesso com o tráfego de pesquisa orgânica para o seu conteúdo. E não por coincidência, você também estará criando um conteúdo sólido, que ajudará a trazer tráfego adicional devido ao boca-a-boca positivo e vários outros canais.
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Esta é uma tradução livre, de interpretação pessoal da autora deste post. Para ler o texto original, acesse: Eight Simple SEO Mistakes Killing Your Content Marketing.