Como Funciona o Algoritmo do Google?

Quer que o site do seu negócio apareça entre os principais resultados?

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Leitura de 8min

Entenda tudo o que o algoritmo do Google leva em consideração e fique atento às atualizações!

Cada dia que passa a transformação digital vem ganhando ainda mais espaço na vida das pessoas. Empresas que entendem esse movimento e buscam se adaptar a esse novo mundo proporcionando experiências positivas aos seus clientes saem na frente e, consequentemente, se destacam em meio à concorrência.

Com o Google não seria diferente!

O maior e mais conhecido site de buscas passa por atualizações a todo instante, focado em um único objetivo: atender às expectativas de seus usuários.

São os algoritimos do Google que determinam qual site aparece primeiro em uma pesquisa ou não. Portanto, entender como eles realmente funcionam pode fazer uma grande diferença no seu negócio.

Quais São os Principais Fatores Analisados pelo Algoritmo do Google?

  • Escolha das Palavras na Pesquisa

Pode parecer óbvio, mas sim, a primeira análise começa por todas as palavras que são digitadas na barra de busca. Afinal, é a partir dessa escolha que as correspondências serão procuradas.

Inclusive, você já reparou que quando algum erro de digitação acontece, mesmo assim o Google consegue reconhecer o significado? Nesses casos costumamos ver a seguinte frase no início da página já com os resultados apresentados: “Você quis dizer: (correção da frase da pesquisa)”.

Isso acontece porque a plataforma desenvolveu modelos linguísticos capazes de decifrar as sequências de palavras. Modelos focados na interpretação do nosso vocabulário e no reconhecimento de significados.

  • Correspondências de Pesquisa

Quem trabalha na área de marketing digital ou investe nessa estratégia para potencializar os resultados do seu empreendimento, com certeza já ouviu que escolher bem as palavras-chave utilizadas na produção de determinado conteúdo é extremamente importante.

E o porquê isso deve ser feito é bem simples: seja na página, em títulos, cabeçalhos ou no corpo do texto, o Google analisa a frequência em que essas palavras aparecem para fazer o ranqueamento das pesquisas.

Mas cuidado. Produzir um conteúdo repetindo uma palavra diversas vezes não é garantia de que a sua página será mostrada entre as principais, ok?

Não é apenas isso que conta para o mecanismo. Muito pelo contrário: as palavras-chave são apenas um suporte para que ele descubra páginas que contenham uma resposta à consulta dos usuários. Ou seja, que sejam realmente relevantes.

  • Classificação por Utilidade

Em meio a milhões de páginas que possam apresentar conteúdos relevantes, o Google deseja sempre encontrar aquelas com as melhores informações. E é aqui que fatores como data de publicação de conteúdo, número de vezes que os termos de pesquisa aparecem e a experiência do usuário, por exemplo, entram em ação.

Essa última, por sinal, tem sido cada vez mais levada em consideração. Afinal, se a página proporciona uma boa experiência ao usuário, com carregamento rápido, links pertinentes ao conteúdo, websites importantes que agreguem valor ao assunto de pesquisa, entre outros pontos, consequentemente terá uma boa reputação, garantindo assim uma boa colocação no ranking.

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  • Interpretação do Contexto

Podemos dizer que esse fator também está diretamente relacionado com a experiência do usuário. Isso porque tanto o local, quanto o histórico de pesquisas e as configurações de pesquisa de cada usuário contribuem para que o Google exiba os resultados mais relevantes em um momento específico.

Aqui vai um exemplo para melhor entendimento: imagine que você está viajando para os Estados Unidos e faça uma pesquisa sobre “Futebol”. Você verá que os resultados mostrados estão relacionados ao futebol americano. Já se fizesse essa mesma pesquisa no Brasil, as informações seriam dos campeonatos que acontecem aqui no nosso país.

Viu só como o contexto faz toda a diferença?

Dessa forma, usuários que permitem acesso a sua localização, bem como utilização de apps, acabam facilitando a busca de resultados por parte da ferramenta.

  • Exibição dos Melhores Resultados

Os resultados do Google podem sim acontecer em milésimos de segundos, mas antes que apareçam na tela um conjunto de informações são avaliadas.

O conteúdo da página X é realmente completo? A página consegue se adaptar a diferentes tamanhos de dispositivos (computadores, tablets e smartphones)? Contempla diferentes tipos de navegadores? E mais: é capaz de ser carregada mesmo para aqueles usuários que possuem conexão de internet mais lenta?

Se qualidade e responsividade são essenciais hoje em dia, o Google deixa ainda mais evidente que está de olho em tudo isso para garantir um acesso positivo a todos os usuários.

Mais uma Atualização do Principal Algoritmo do Google Vem Aí!

Após atualização feita no mês de maio deste ano, o Google anunciou em sua conta do Twitter, no dia 12 de setembro, que uma nova mudança em seu algoritmo principal está prestes a acontecer. Processo que pode levar até duas semanas para ser concluído.

Dessa forma, principalmente quem trabalha no meio digital poderá perceber os impactos dessa atualização. Isso porque os rankings de classificação das páginas de resultados de busca podem ser afetados a partir disso, fazendo com que determinadas páginas sejam beneficiadas e outras impactadas negativamente.

Por esse motivo, ficar atento a essas novidades e acompanhar de perto tudo aquilo que diz respeito às modificações propostas pelo Google é essencial. Assim você saberá identificar ao certo o que deve ser ajustado para garantir o bom desempenho de suas páginas.

Lembre-se sempre de que, independentemente da atualização, a plataforma atua com o objetivo de priorizar o conteúdo útil, ou seja, aquele conteúdo de valor e de qualidade, capaz de agregar algo aos usuários. Uma produção que não deve ser voltada apenas para os artigos de blogs, por exemplo, mas que deve estar presente em todas as páginas de um site, seja na sessão “sobre”, nas páginas de serviço e produtos oferecidos.

Conte com a nossa equipe para fazer uma avaliação do seu site e verificar o que precisa ser mudado para garantir que ele esteja entre os principais resultados do Google!

Estamos sempre de olho nas atualizações para trilhar um caminho de sucesso junto com você.


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