Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Descubra como aparecer na primeira página do Google pode impactar positivamente no seu negócio


Aparecer na primeira pagina do Google

O que considerar para que a sua empresa se destaque nas buscas online por produtos e serviços

A utilização dos mecanismos on-line para buscas por produtos e serviços aumenta dia após dia. A maior parte dessas buscas é realizada em um único mecanismo, o Google. Segundo o próprio Google, cerca de 90% das pesquisas realizadas na internet são feitas através do seu site. Adicionalmente, dados apontam que 94% de todos os cliques são provenientes da primeira página de busca. E isso deixa claro de que estar na segunda página pode ser considerado uma batalha perdida. Assim, aparecer na primeira página do Google tornou-se o objetivo de todas as empresas que desejam concorrer e fazer negócios por meio da internet.

São muitas as vias para alcançar esta meta. Apesar de termos possibilidades de implementar ferramentas independentes, elas são complementares. Se você já pesquisa ou contrata serviços de Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar sobre SEO e Compra de Mídia. E cada uma dessas estratégias abriga uma série de ações micro para explorar todas as potencialidades.  

Falando em melhorar o posicionamento orgânico de um site nos motores de busca, o SEO pode ser considerado o pilar fundamental. Ele envolve, além de configurações técnicas onpage, a disponibilização de conteúdos relevantes sobre o seu segmento de negócio e também ações offpage. Aqui falamos especialmente das interações em redes sociais, que atribuem ao site autor do conteúdo o status de referência de mercado.

Após trilhar o caminho que levará o seu site a aparecer na primeira página do Google, você deverá batalhar para atingir as primeiras posições. De acordo com o Google, a 1ª posição traz 32,5% do tráfego das buscas para o seu site. A 2ª posição, cerca de 17,6% e, a 3ª, 11,4%. Portando, para projetos que objetivam o máximo de desempenho, o objetivo final é, obrigatoriamente, a primeira posição.

Porém, estar na primeira posição não significa o fim dos esforços pelo objetivo alcançado. Periodicamente os mecanismos do Google evoluem e exigem novos requisitos do site para qualificá-lo a manter esta posição. E outro fator determinante é o fato de que os seus concorrentes provavelmente também querem estar no primeiro lugar – e não medirão esforços para ultrapassá-lo.

Baixar E-book: Geração de Leads com Google Ads

Gere mais negócios para sua empresa. Fale com as pessoas que querem mesmo o seu produto ou serviço!

Ebook: Geração de Leads com o Google Ads

Como aparecer na primeira página do Google pode impactar positivamente no seu negócio?

As vantagens de aparecer na primeira página do Google vão muito além do tráfego gerado. Quando consideramos os investimentos e trabalho necessários para atingir este objetivo, precisamos visar especialmente ganhos econômicos.

Uma analogia de prática pode ser feita utilizando o comércio tradicional. Ao pesquisar pontos de comércio na cidade, é fácil encontrar os mesmos m² em diferentes locais, com preços bem diferentes. O valor para estar no melhor ponto da cidade, ao lado dos principais comércios, é sempre muito maior do que estar naquela galeria em uma rua paralela.

Agora, imagine que o dono do melhor ponto da cidade solicite apenas que você respeite alguns requisitos para te dar a oportunidade de instalar seu negócio nesse ponto. E que, para sua empresa manter o ponto, ela deve estar em constante aprimoramento. O que você faria?

Para o Google, um site qualificado para estar na primeira página, ou na primeira posição, também têm prioridade de exibição em seus anúncios pagos. Os anúncios via Google Adwords performam com base em um leilão entre anunciantes. Nesse leilão, a qualidade do site de destino do anúncio é considerada peso ou multiplicador do investimento. Ou seja, um site melhor qualificado precisa investir menos que outros para ganhar o leilão e, consequentemente, aparecer em primeiro nas exibições de anúncios pagos.

Aparecer na primeira página do Google impacta positivamente também na imagem de sua empresa. Com a mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais pesquisa sobre as empresas com as quais pretende se relacionar, aparecer nas primeiras posições do Google, para do objetivo maior de gerar negócios na internet, atribui à sua empresa autoridade sobre o produto ou serviço pesquisado.

Gostou desse post sobre “como aparecer na primeira página do Google pode impactar positivamente no seu negócio”? Fique ligado em nosso blog! Em breve, novos textos =)


Você também pode gostar de ler:

gerar negócios

Como saber se o site da empresa está preparado para gerar negócios?

Copywriting

5 Gatilhos para um copywriting de sucesso e de alta conversão

Marketing Digital para Turismo

Marketing Digital para Turismo: Voe alto com resultados em sua agência de viagens