A Era do Consumidor Ultrarracional

Confira as características desse novo perfil de consumidor e saiba como aproveitar disso nas estratégias do seu negócio.

ConsumidorUltrarracional
Leitura de 7min

“Eu não só preciso de tal produto, como também preciso comprá-lo com urgência”.

Sim, houve uma época em que a pressa e a impulsividade eram marcas registradas do perfil do consumidor.

A solução para um determinado problema ou necessidade precisava ser definida de forma simples e rápida, fim da história.

É por isso que, muitas vezes, a primeira opção que aparecia à frente dos seus olhos acabava sendo a escolhida.

Mas, como temos o costume de reforçar por aqui, o perfil do consumidor vive em constante transformação.

Hoje em dia, por exemplo, nos deparamos com um consumidor mais analítico, que faz pesquisas mais aprofundadas, compara as opções disponíveis no mercado, avalia preços e vai em busca de toda informação possível antes de tomar a sua decisão.

Em resumo, trata-se de um consumidor que sempre faz uso da razão. Aquele pelo qual chamamos de “Consumidor Ultrarracional”.

Um novo perfil facilitado pela tecnologia? Disso não há dúvidas!

Afinal, todas as ações realizadas por ele podem muito bem ser feitas em apenas alguns cliques, não é verdade?

E é justamente por esse motivo que podemos chegar à conclusão de que, cada vez mais, a jornada do cliente tem se tornado um tanto mais complexa, exigindo nossa atenção para os fatores que realmente têm levado a essa ascensão da racionalidade para que, assim, seja possível pensar em formas mais eficazes de conquistar e fidelizar esse tipo de consumidor.

3 Conceitos que Explicam a Ascensão da Racionalidade 

Maturidade Digital

No Brasil, segundo dados do IBGE, mais de 90% dos domicílios possuem acesso à internet.

Isso é algo que apenas reforça o que já observamos diariamente: a internet está presente na vida de muitas pessoas e, a cada dia, impacta na forma de consumo do usuário.

Com uma ampla variedade de opções mostradas na tela, a procura pelo “mais barato” deu lugar ao que é “melhor”. Não é à toa que mais de 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra, mesmo que ela não venha a ser realizada no próprio ambiente online.

Lembrando ainda que, além do preço, valores como qualidade, atendimento e relacionamento chamam a atenção. E sim, os consumidores prezam por empresas que possuem esses mesmos valores inseridos em sua cultura organizacional.

É exatamente por isso que temos visto, cada vez mais, o movimento de algumas empresas na tentativa de se ajustar a eles.

Dessa forma, quando empresas passam a ter noção da importância desses valores, ou seja, quando atingem, de fato, uma maturidade digital, conseguem trabalhar em pontos específicos da jornada de compra do cliente: estruturando uma boa equipe, produzindo conteúdo relevante e estabelecendo uma conexão. Sem contar ainda no destaque que conquistam em relação à concorrência.

Maturidade Mercadológica

Existem empresas que se preocupam apenas em conquistar novos consumidores. Enquanto isso, existem aquelas que dão a devida atenção aos que já estão inseridos no mercado, e melhor, que já tiveram algum tipo de contato com a sua marca.

E mais uma vez: os consumidores estão atentos a isso.

Dessa forma, esse é mais um ponto que consideram no momento da sua decisão. (E, cá pra nós, você sabe exatamente qual caminho acabam escolhendo, certo?)

Neste caso, é necessária uma virada de chave para algumas empresas: buscar conhecer melhor o seu consumidor e focar seus investimentos para adquirir aqueles de maior valor. Em outras palavras: aqueles que realmente permanecerão na sua base.

E, se você está se perguntando como fazer isso, esses são alguns passos que podem te ajudar:

  •  Pense no cliente como o centro do seu negócio, onde todos os esforços devem ser voltados a ele, trabalhando em estratégias que gerem valor e ajudem com que percebam que você é relevante para aquilo que ele procura.
  •  Preste atenção no que o seu consumidor está te dizendo. Afinal, a todo momento, ele dá dicas daquilo que gostaria de receber.
  •  Faça análises periódicas a fim de mensurar os resultados do seu negócio e as campanhas desenvolvidas com o intuito de chegar até esse consumidor. Para isso, as tantas ferramentas disponíveis no mercado podem te ajudar.

Oferta Plural

Muitos consumidores, quando estão em busca de um produto ou serviço, costumam fazer uma “busca genérica” na internet.

O que isso quer dizer?

Que, ao invés de procurar diretamente uma marca específica que já possui o produto/serviço, eles fazem uma pesquisa geral (apenas com o nome daquilo que desejam), analisando as opções mostradas na tela.

Dessa forma, é a missão de todo negócio fazer com que o seu conteúdo chegue até eles no momento certo.

Algo que, inclusive, pode ser feito por meio da tão falada IA (Inteligência Artificial), tanto para contribuir com processos criativos quanto para a compra de mídia (como plataformas de vídeo, por exemplo, que, por sinal, tem sido um dos meios mais importantes para ajudar na decisão de compra do consumidor).

Portanto, já fica aqui a dica: investir em conteúdos nesse formato, explicando vantagens e diferenciais do seu produto/serviço, é essencial nessa era do consumidor ultrarracional.

Agora que você já entendeu mais detalhes sobre esse tipo de consumidor, sabe o quanto a criatividade e a sofisticação dos seus processos é fundamental para conseguir estabelecer e manter um relacionamento eficaz.

Que maturidade digital, maturidade mercadológica e oferta plural são conceitos que fazem a diferença e devem ser avaliados a todo momento.

Que o que importa é ir em busca de conexões e que a tecnologia pode estar presente em todas as etapas dessa caminhada.

Não vai perder a chance de alcançar os consumidores que você precisa e merece ter por perto, né?

Conte com a nossa expertise, assim como as nossas soluções, para seguir acompanhando as tendências do mercado, se adaptando da melhor forma possível.

Com um time de especialistas, conduzindo estratégias testadas e comprovadas, podemos te ajudar em tudo que for preciso.

Entre em contato agora mesmo e dê mais um passo na evolução do seu negócio!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital