Uma das grandes questões dos dias atuais é: empresas locais realmente precisam ter presença digital? Afinal, porque investir em marketing digital se o negócio é exclusivamente offline? Se não atende outras localidades e não vende pela internet. A dúvida é pertinente, mas a resposta para esta questão é simples: sem uma presença online sua empresa pode estar perdendo oportunidades.
Neste mundo digital em que vivemos, onde você imagina que as pessoas procuram por serviços e produtos locais? Além de consultar parentes e amigos, as pessoas estão sempre fazendo buscas no Google, Facebook, dentre diversas outras mídias digitais. Ou você acredita que as pessoas ainda utilizam listas telefônicas?
Quem já não ouviu afirmações como: ter uma presença digital é fundamental, ou, que se sua empresa não está no Google ela não existe. Pois existe sim um fundo de verdade nestas frases. E por menor que seja o seu negócio, como você imagina que novos clientes irão conhecer seus produtos e serviços?
Muitas empresas se justificam dizendo que já trabalham o “marketing” da empresa. Mas o que fazem é distribuir cartões de visita, flyers, panfletos, anunciam em rádio e às vezes até investem em outdoors. Mas será mesmo que este é o branding ideal para fortalecer a marca e torná-la conhecida?
Veja bem, não estou afirmando que estratégias offline não sejam importante ou eficientes. Porém, existem algumas desvantagens em investir apenas neste tipo de “marketing de guerrilha”. Uma delas é que, geralmente ações offline atingem um público muito restrito, que nem sempre está procurando serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio.
Mas porque investir em marketing digital se meu negócio é local?
Se a empresa atua somente offline e é pequena, quais as chances das pessoas tomarem conhecimento de que ela existe? Justamente por ser um pequeno negócio, ter uma presença digital se torna tão importante. Quando pequenos negócios não possuem uma estratégia de branding consolidada, dificilmente serão lembrados pelas pessoas. Sua empresa pode até ter a solução que muita gente procura, mas eles sabem que sua empresa existe? Eles ao menos sabem como encontrar seu negócio?
O fato é que, de alguma forma você precisa estar encontrável pelo seu público. Você precisa está acessível de alguma forma, para que as pessoas possam encontrar seu negócio quando pesquisarem.
Existe também um mito de que investir em marketing digital é muito caro. De que você precisa ter uma agência para cuidar do seu site, redes sociais ou criar anúncios. Na realidade, para iniciar uma presença digital você não precisa necessariamente ter um site. Não existe um manual, uma receita que seja perfeita para todos os casos. O que funciona para um negócio, pode não funcionar para outros.
É claro que, para estratégias mais robustas de marketing digital um site é essencial. Mas se sua empresa é assim tão pequena, é possível começar com estratégias mais simples e acessíveis, e ir evoluindo conforme o negócio for crescendo. Mas o mais importante neste momento, é dar o primeiro passo. Ou seja, colocar sua empresa nos resultados de busca do Google. E existem outras formas de estar no Google sem obrigatoriamente ter um site ou uma rede social.
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Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa
Como ser encontrado no Google
Muita gente não sabe, mas hoje o Google tem priorizado muito mais as buscas locais. Ou seja, quando um usuário localizado em determinada cidade faz uma busca, os robôs tendem a entregar resultados geograficamente próximos a este usuário. E esta é uma informação valiosíssima para pequenas empresas locais.
Uma ferramenta extremamente eficiente e ainda pouco conhecida é o Google Meu Negócio. Além de gratuito, é bastante simples de utilizar e de grande valia para negócios locais. O Google Meu Negócio é basicamente uma ficha cadastral do negócio no Google. Quando uma empresa cria uma conta e um usuário procura por ela no Google, aparece um card semelhante a este:
Neste card é possível inserir fotos, colocar informações de horários de atendimento, endereço, telefone da empresa dentre outas informações. E também é nesta ferramenta que as pessoas deixam suas avaliações sobre a empresa, fazem perguntas e até mesmo reclamações. Com um acesso à uma conta no Google Meu Negócio é possível inclusive responder a estes comentários.
A ferramenta oferece inclusive a possibilidade de criar um site gratuito. Certamente não será o melhor site do mundo, visto que será feito à partir de um construtor de sites meio limitado. Mas pra quem não tem nenhuma presença digital, já é um começo. Como disse anteriormente, é preciso dar início neste processo de alguma forma, e com o tempo ir evoluindo para outros serviços.
Para criar uma conta você só precisa ter um e-mail Gmail, simples, não? Ok, para quem não entende muito do universo digital, pode até não ser tão simples assim. Mas posso garantir que o nível de complexidade é muito inferior à criação de um site, por exemplo.
Outras formas de aparecer no Google
Criar uma rede social para o seu negócio também é uma opção barata, geralmente é gratuita, e não requer grandes conhecimentos. Entretanto, é preciso saber que existe uma diferença entre contas para pessoas e conta para empresas. No Facebook, por exemplo, cria-se Perfis para pessoas e FanPages para empresas. Pode parecer irrelevante, mas este é um detalhe que faz toda diferença, pois cada uma tem funcionalidades distintas.
O mais importante ao criar uma conta para o seu negócio, é manter as informações sempre atualizadas e uma certa frequência de postagens. Afinal, nas redes sociais também vale aquele ditado: quem não é visto não é lembrado. Mas lembrando, o fato de sua empresa ter uma rede social não elimina a importância de ter um card no Google Meu Negócio, ok? São duas coisas distintas e uma não anula a outra, pelo contrário, se complementam.
Entendeu agora porque investir em marketing digital é tão importante para o seu negócio local? E quando falo em “investir”, não necessariamente envolve desembolsar rios de dinheiros. Mas, certamente será preciso dedicar tempo para executar algumas dessas estratégias, que sem dúvida será de grande valia para o seu negócio.
Assim, com essas ações simples e poderosíssimas, sua empresa pode começar a conquistar uma presença digital. E, sem dúvida, será um diferencial frente à seus concorrentes que não investem em marketing digital. Pois, quando alguém procurar a solução que a sua empresa tem à oferecer, é a sua empresa que irá aparecer nos resultados da busca.