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Marketing de Conteúdo: 4 Táticas Competitivas para Você Investir


Marketing de Conteúdo

Ao planejar o marketing de sua empresa, quais os pontos que você geralmente foca?

Se o marketing de conteúdo não fizer parte do planejamento, pode ser hora de repensar sua estratégia.

As empresas com as estratégias de marketing de conteúdo mais eficazes não são aquelas que executam de qualquer forma. Elas são muito estratégicas quanto a isso, fazendo da criação de conteúdo parte importante de sua estratégia.

Mas como ter certeza de que sua empresa está abordando o marketing de conteúdo da maneira correta? Em vez de focar apenas nas mídias sociais ou blogs, é importante ter uma abordagem abrangente que combine várias táticas de maneiras diferentes.

Aqui estão quatro das principais abordagens de marketing de conteúdo nas quais sua marca precisa investir.

1. Seu Site como Parte Integrante de Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo

Quando se trata de conteúdo para sua empresa, seu site é o centro. O objetivo é fazer com que os consumidores visitem seu site, vejam o quão boa é sua empresa e comprem seus produtos ou serviços.

Mas, para ser eficaz, você precisa configurar seu site corretamente. Embora não precise ser complexo, ele precisa ser estratégico. Ao projetar seu site, pense em seu cliente ideal. Como você pode exibir sua marca de maneira clara e atraente?

Configuração Básica de Site

Certifique-se de que seu site inclua pelo menos estes detalhes:

  • O propósito da sua empresa
  • Produtos e serviços que você fornece
  • O que diferencia sua empresa dos concorrentes
  • Informações de contato
  • Depoimentos de clientes
  • Um blog

Ao projetar seu site, use formatação, fontes e cores consistentes. Lembre-se também de que pesquisas apontam que os recursos visuais coloridos aumentam a disposição dos usuários de ler um determinado conteúdo em 80%, portanto, use imagens e vídeos nítidos e de alta qualidade relacionados à marca em todo o seu site.

Uma Visão Geral do SEO

Obviamente, a aparência do seu site para o visitante não é tudo em que você precisa pensar; também é importante considerar como os consumidores encontrarão seu site. Dessa forma, a otimização para mecanismos de busca (SEO) eficaz é a chave.

Portanto, antes de escrever um texto para o site, pesquise palavras-chave relevantes para o seu negócio. O que os consumidores digitarão no Google quando estiverem procurando uma empresa como a sua? À medida que escreve um texto para seu site, insira as palavras-chave de uma forma natural; tente usá-las uma vez a cada 100 palavras em média.

Outros componentes importantes do SEO para o seu site incluem:

  • Títulos e meta descrições: certifique-se de que sejam preenchidos estrategicamente em cada página e que sejam únicos. Sempre use as palavras-chave aqui.
  • Subtítulos: Além de quebrar o texto para tornar mais fácil para os visitantes consumirem o conteúdo da página rapidamente, usar a palavra-chave neles pode melhorar seu SEO.
  • Imagens: salve as fotos que você usa no seu site com uma palavra-chave no nome do arquivo. Quando for apropriado adicionar uma legenda, use uma com uma palavra-chave que também faça sentido para o visitante do site.

Usando seu Blog para Marketing de Conteúdo Contínuo

O blog da sua empresa é uma peça chave para o sucesso do marketing de conteúdo. De acordo com o Hubspot, mais da metade dos profissionais de marketing (53%) afirmam que a criação de blogs é parte fundamental do inbound marketing.

O Fit Small Business também relata:

  • Mais de 409 milhões de pessoas leem 23,7 bilhões de páginas todos os meses.
  • 6 em cada 10 profissionais de marketing online acreditam que conquistaram clientes por meio de blogs.
  • Os usuários consideram os blogs uma fonte confiável de informações.
  • 6 em cada 10 consumidores online dos EUA fizeram uma compra com base nas recomendações de um blog.
  • Os profissionais de marketing que priorizam os blogs têm 13 vezes mais probabilidade de ver um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.

Claramente, o blog vale o investimento e é fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo. Mas é importante que você organize um calendário editorial. Claramente, o planejamento adequado é vital para uma estratégia de blog de sucesso.

Planejar com antecedência também pode ajudar o blog da sua empresa a ser visto como mais confiável pelos consumidores. De acordo com o Social Marketing Writing, os cinco fatores mais importantes de um blog confiável são:

  • Conteúdo de qualidade
  • Bom design
  • Publicação regular
  • Presença frequente nas redes sociais (outra tática que discutiremos!)
  • Bons escritores

Investir em um blog não é suficiente para um marketing de conteúdo eficaz. Ele precisa ser atualizado regularmente com artigos úteis e bem escritos em um site que tenha um design profissional atraente.

2. Usando mídias sociais em sua estratégia de marketing de conteúdo

Uma presença estabelecida nas mídias sociais dá credibilidade à sua empresa aos olhos dos consumidores. Outra pesquisa confirma isso também.

Segundo o Hubspot:

  • 92% dos profissionais de marketing dizem que a mídia social é importante para seus negócios.
  • 90% de todos os profissionais de marketing indicaram que seus esforços de mídia social geraram mais exposição para seus negócios.
  • Mais da metade dos profissionais de marketing que usam a mídia social há pelo menos dois anos afirmam que ela os ajudou a melhorar as vendas.

CoSchedule também apontou que, “88 por cento dos negócios estão usando mídia social … se sua empresa não estiver, é mais provável que seu concorrente o use. Não os deixe roubar seus clientes! ”

Mas como você pode garantir que a presença da sua empresa nas mídias sociais seja uma parte eficaz de sua estratégia geral de marketing de conteúdo?

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Invista em uma Presença de Mídia Social Orgânica

Embora os anúncios de mídia social sejam eficazes (o que discutiremos em breve), é importante ter uma presença não paga ou orgânica também.Os pontos principais dessa estratégia são:

  • É econômico
  • Ele fornece autenticidade
  • Complementa a publicidade
  • Estimula a criatividade da empresa
  • Fornece um canal para atendimento ao cliente
  • Constrói comunidades engajadas de maneira mais eficaz
  • Ajuda a otimização do mecanismo de pesquisa

Comece decidindo quais plataformas você utilizará em sua estratégia de marketing de conteúdo. Pense em quais redes sociais seu público-alvo usa com mais frequência; se for possível para sua empresa, invista nas duas ou três plataformas principais, embora se você gerenciar apenas uma rede social muito bem, ela será eficiente se for o canal certo.

Depois de decidir onde colocar seu foco, crie um plano. Assim como os blogs, o gerenciamento eficaz das mídias sociais começa com uma estratégia. Com que frequência você publicará atualizações? Que tipo de conteúdo você vai compartilhar? Este é um lugar fantástico para promover suas postagens de blog. Crie posts que digam aos seguidores por que eles precisam lê-los e forneça links diretos para os artigos.

Lembre-se de que a mídia social significa ser social. Portanto, use seus canais para se conectar com seguidores; faça perguntas, responda a seus comentários ou mensagens em tempo hábil e use a plataforma para mostrar a eles o lado humano de sua marca.

Investir em Publicidade em Mídia Social

Embora sua presença na mídia social orgânica seja importante, nos dias de hoje a publicidade social também é fundamental para uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.

CoSchedule revela:

  • 49% dos jovens de 18 a 29 anos compraram algo que viram em um anúncio de mídia social.
  • 26% dos usuários do Facebook que clicam em um anúncio fazem uma compra.

Conforme as plataformas de mídia social continuam mudando seus algoritmos, a utilização de social ads em sua estratégia de marketing de conteúdo torna-se ainda mais importante.

3. Usando E-mail em sua Estratégia de Marketing de Conteúdo

O e-mail marketing continua sendo uma tática eficaz para ser incluída em uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso.

  • O Statista relata que havia 3,7 bilhões de usuários de e-mail em 2017, e a projeção é que cresça para 4,3 bilhões até 2022.
  • De acordo com o eMarketer, o e-mail teve um ROI médio de 122%. Isso é quatro vezes maior do que os formatos de mídia social, mala direta e marketing de busca paga.
  • O Marketing Sherpa relata que 86% dos consumidores gostariam de receber e-mails promocionais de empresas com as quais fazem negócios pelo menos uma vez por mês e 61% gostariam de recebê-los semanalmente.

Newsletters também são uma forma eficaz de reforçar suas mensagens de marketing de conteúdo. Envie postagens de blog recentes, promoções futuras, descontos ou cupons especiais. Crie um calendário editorial de e-mail que se integre aos seus calendários de blog e conteúdo social para que você possa promover as mesmas mensagens diretamente nas caixas de entrada dos assinantes.

Um e-mail marketing eficaz também inclui elementos como segmentação, personalização e automação. Isso se torna ainda mais importante para o sucesso em certos setores, como o comércio eletrônico. Algumas plataformas de e-mail marketing fornecem opções para mensagens automatizadas, como boas-vindas a novos usuários na lista de e-mail ou carrinhos de compras online abandonados.

Portanto, independentemente do seu setor, mantenha esses elementos em mente ao planejar sua estratégia de e-mail para obter os melhores resultados.

4. Usando recursos visuais em sua estratégia de marketing de conteúdo

Embora “usar recursos visuais” não seja uma tática independente de marketing de conteúdo, é fundamental quando uma campanha estratégica precisa chamar bastante atenção.

Incorporar visuais atraentes e bem projetados em sua estratégia é vital para o sucesso da criação de conteúdo. Aqui está o que a pesquisa mostra:

De acordo com Jeff Bullas:

  • Artigos com imagens têm 94% mais visualizações.
  • Estudos mostraram que as pessoas podem se lembrar de 65% do conteúdo visual que vêem quase três dias depois, em comparação com cerca de 10 por cento do conteúdo escrito três dias depois de ser lido.
  • As pessoas seguem as instruções visuais 323% melhor do que as instruções escritas.
  • Você obtém um engajamento 37% maior no Facebook se usar elementos visuais.
  • As atualizações do Twitter com recursos visuais são retweetadas 1,5 vezes mais do que aquelas sem.

De acordo com o Hubspot:

  • Os pesquisadores descobriram que as imagens coloridas aumentam a disposição das pessoas de ler um determinado conteúdo em 80%.
  • Artigos com uma imagem uma vez a cada 75-100 palavras tiveram o dobro de compartilhamentos sociais do que artigos com menos imagens.
  • O conteúdo visual tem 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas redes sociais do que outros tipos de conteúdo.

Assim, ao planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, inclua recursos visuais atraentes e de alta qualidade em cada tática, desde as páginas do seu site e postagens do blog até as atualizações nas redes sociais e boletins informativos por email.

Mas e se você não for um designer gráfico? Sem problemas! Existem vários tipos de ferramentas econômicas que você pode usar para criar imagens e vídeos personalizados para o conteúdo específico que está criando.

Mas atenção: certifique-se de ter o direito de usar qualquer imagem antes de usá-la em sua campanha de marketing de conteúdo.

Primeiros passos com sua campanha de marketing de conteúdo

É claro que o marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para investir; também é evidente que, para ter sucesso, você precisa gerenciar bem seu conteúdo.

Portanto, ao planejar sua campanha, pense na estrutura geral de conteúdo que você desenvolveu por meio de seu site, postagens de blog, atualizações em redes sociais, anúncios nas mídias sociais, e-mail marketing e recursos visuais. Existem muitas variáveis, mas com planejamento e execução adequados, podem fazer uma grande diferença para o seu negócio!


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