AIDA: Saiba Como essa Estratégia Pode te Ajudar a Converter Clientes e Vender Mais

Entender o comportamento do seu cliente é fundamental para pensar em estratégias de sucesso de marketing e a AIDA pode te ajudar nessa missão.

AIDA: Saiba Como essa Estratégia Pode te Ajudar a Converter Clientes e Vender Mais
Leitura de 7min

Você acaba de acessar um site na internet e se depara com o anúncio de um produto feito de forma bem atrativa e chamativa. Não era a sua intenção inicial, mas o anúncio despertou tanta curiosidade que você fez questão de clicar para conferir os detalhes.

Ao ser redirecionado para o site em questão, verifica o catálogo de produtos e vê que outros itens também são do seu interesse. E mais: na página de cada um desses produtos existem vídeos explicativos sobre suas funções e benefícios.

Você ainda não sabe se realmente irá comprá-los, mas, ao simular o valor do frete, eis que a seguinte condição especial aparece na sua tela: “Compre agora mesmo e pague apenas 50% do frete”. O resultado não poderia ser diferente: você finaliza o pedido e agora aguarda ansiosamente para recebê-lo em casa.

Ao analisarmos esse exemplo, podemos observar que, em um primeiro momento, algo chamou a sua atenção, certo? E isso despertou seu interesse em acessar o site. Alguns produtos atendiam a sua necessidade e, consequentemente, se transformaram em um desejo de compra. Por fim, a condição especial te levou a uma ação de compra.

Em resumo: houve Atenção, Interesse, Desejo e Ação. E são exatamente essas quatro etapas que representam o modelo AIDA. Uma maneira eficaz de conduzir o cliente durante toda a sua jornada de compra, utilizando informações importantes sobre aquilo que ele pensa, precisa e espera. Algo que, se feito de forma correta, pode contribuir significativamente tanto para o aumento de leads quanto para o aumento de vendas.

Mas, de Onde Surgiu o Modelo AIDA?

Apesar dessa sigla ser “nova” para muitas pessoas, já faz um bom tempo que ela foi criada, pode acreditar!

Tudo aconteceu no ano de 1899, quanto Elmo Lewis (considerado por muitos como o pioneiro da Publicidade) buscava estratégias para que os produtos, até então divulgados por meio de materiais impressos (obviamente), tivessem um visual mais atraente para o público.

Depois de algumas análises, ele reconheceu que não era apenas a imagem que deveria chamar a atenção, mas sim uma série de elementos trabalhados em conjunto: imagem, chamada de interesse e texto com informações suficientes para despertar o desejo do consumidor.

E se você realmente se atentou a esse último parágrafo viu que a AIDA, inicialmente, era apenas AID. Isso porque foi somente mais tarde que Lewis notou a importância de não apenas instigar o desejo do consumidor, mas de estimular uma ação para que ele realmente adquirisse o produto.

O certo é que esse modelo trouxe uma outra visão para o funil de vendas e até hoje vem sendo uma estratégia muito utilizada por empresas de diversos segmentos.

AIDA

Entenda Como Funciona Cada Etapa da AIDA

Atenção

Sim, é aqui que o seu cliente descobre a sua marca. E em um mundo completamente digital, onde as pessoas estão sendo bombardeadas com informações a todo instante, cabe a você causar uma boa impressão e prender a atenção do seu público-alvo.

Para isso, uma boa ideia é utilizar as ferramentas de segmentação disponíveis nas redes sociais e, claro, caprichar na criatividade, seja qual for o meio escolhido para envio da sua mensagem (blog, vídeo, post, site e etc).

Interesse

Se a primeira etapa foi bem-sucedida, isso significa que o seu consumidor já deu o primeiro passo no funil de vendas e agora é hora de mostrar o que o seu negócio tem a oferecer a ele, isso é, quais são as vantagens do seu produto ou serviço.

Lembre-se de que aqui o foco deve ser o seu cliente e que você é responsável por trazer as soluções para os problemas que ele precisa mostrando os pontos fortes da sua atividade.

Apostar em descrições bem-feitas, que passem a mensagem de forma clara e eficiente, assim como destacar depoimentos de clientes (prova social) são alguns elementos que podem ser explorados.

Desejo

O consumidor continua envolvido na sua narrativa, mas será que ele somente “gosta” do seu produto ou serviço ou realmente “quer” comprá-lo? Esse é o momento de fazer com que a segunda opção seja a escolhida. Ou seja, você precisa mostrar que ele não só pode ter determinado produto, como PRECISA ter esse determinado produto.

Tente responder a essa questão: “o que o seu cliente ganha escolhendo você?”. Afinal, vale reforçar que é justamente nessa fase que acontece a comparação do produto com outros concorrentes. Sendo assim, busque adicionar valor ao seu produto e convencê-lo de que você é a melhor escolha.

Ação

Aqui, o cliente já está prestes a tomar a sua decisão: se escolhe você ou o concorrente. E atenção: isso não precisa ter foco apenas em vendas! Tudo depende daquilo que você deseja no momento (uma assinatura de newsletter, o download de algum ebook, um acesso ao site, entre outros). Mas no final o que importa é trazê-lo para perto de você. Isto é, garantir que a ação seja concretizada.

Se tratando da conversão de vendas, é sempre válido oferecer alguns benefícios, sejam eles descontos, brindes, condições especiais de pagamento ou frete grátis, por exemplo.

Mas agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, temos uma pergunta a fazer: como anda a conversão de leads e o número de vendas do seu negócio? Se esses números estiverem abaixo do que você esperava, certamente é um sinal de que algo precisa ser mudado.

Seja com o método AIDA ou com outras soluções de marketing digital, nós, da equipe Webrain, estamos dispostos a bater um papo com você e entender mais a fundo o que o seu negócio precisa. Temos certeza de que, juntos, encontraremos as melhores estratégias.

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