Aproveite essas dicas e descubra o que você pode fazer para converter mais leads imediatamente.
Os consumidores mudaram seus hábitos de consumo devido a atual situação no mundo, e atender a essas mudanças está sendo desafiador para a maioria das empresas. Algumas conseguiram manter suas demandas, porém, outras viram a procura por seus produtos e serviços despencarem.
Alguns sites, que recebiam um volume considerável de tráfego e conseguiam converter boa parte desse tráfego em leads, foram impactados. Entretanto, hoje já não possuem o mesmo tráfego e muito menos convertem a quantidade de leads que convertiam antes da pandemia.
Mas o importante é que existe solução, e com algumas ações essas empresas podem voltar ao números de conversão de leads do passado.
Aqui vão 4 dicas de ações que podem ser tomadas com o marketing digital, que ajudarão essas empresas a alcançarem seu público-alvo e converter leads como antes.
1. Otimize suas Campanhas com Foco em Regiões Próximas a Sua Empresa
Seu público-alvo muitas vezes está mais perto do que imagina. As pessoas que estão próximas de sua empresa sabem que ela existe? Quando elas pesquisam sobre seus produtos ou serviços elas te encontram?
Se você não sabe a resposta ou entende que o público-alvo próximo a sua empresa não sabe que seu negócio existe, uma campanha de marketing digital otimizada para sua localidade pode aumentar a exposição de seu negócio para um público que você deve atingir o quanto antes.
Você pode aumentar o interesse local no seu negócio com ações como:
- Campanhas otimizadas para sua localização geográfica
- Diminuir o raio das campanhas para o bairro da sua empresa
- Otimização do SEO do seu site para pesquisas locais
- Reavaliação e otimização do Google My Business do seu negócio
Algumas estratégias de marketing digital tratam as campanhas com uma amplitude geográfica que afeta consideravelmente o seu desempenho. Muitas vezes, o orçamento destinado para a campanha não é capaz de alcançar bons resultados com um raio tão amplo de alcance. No entanto, otimizar essas campanhas para um esforço de conversão de leads em um raio menor, pode produzir resultados instantâneos para o negócio.
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2. Use Chatbots
Sabe-se que a comunicação entre plataforma e usuário traz uma experiência interativa que aumenta o número de conversões de visitantes em leads. Os chatbots são ferramentas capazes de realizar interações como saudar um visitante, responder perguntas simples e colher informações relevantes desses usuários.
Dessa forma, uma ferramenta de chatbot pode converter seus visitantes em leads e colocá-los em um fluxo de automação que transforme esses leads em leads qualificados para seu funil de vendas. É uma maneira econômica, já que existem muitos chatbots grátis na internet, de proporcionar uma experiência interativa aos visitantes de seu site e convertê-los em leads, e naturalmente em negócios para sua empresa.
3. Remarketing
Elabore campanhas de remarketing para os usuários que acessarem seu site.
Alguma vez você acessou certo site e clicou em determinado produto que tinha interesse e depois de sair do site acabou vendo o mesmo produto em um site totalmente distinto? Essa é uma experiência comum que acontece devido à uma campanha de remarketing elaborada pelo primeiro site que você visitou.
Muitas vezes as pessoas pesquisam e procuram por certos produtos ou serviços mesmo não estando prontas para a aquisição imediata, e essas pessoas precisam ser estimuladas para realmente decidirem pela aquisição. Dessa forma, com uma campanha bem elaborada de remarketing, seus anúncios podem impactar diretamente as pessoas que visitaram seu site em outros sites. Mantendo sua empresa, produtos ou serviços, na memória desses usuários e a longo prazo aumentando a conversão de leads.
4. Identifique o Que Está matando Suas Conversões
Entretanto, antes de implementar as dicas que demos nesse post, avalie e determine o que está funcionando e o que não está funcionando atualmente. Além de dar uma visão clara das ações assertivas e as ações que devem ser deletadas da estratégia, você poderá utilizar os dados e informações colhidas para criar uma nova estratégia de marketing que gere conversão de leads como nunca.
Contudo, um ponto crítico nessa avaliação é analisar se a home do seu site está realmente convertendo seus visitantes em leads. Por se tratar da página onde a maioria dos usuários visitam seu site, ela deve estar com as melhores práticas de conversão aplicadas e funcionando. Teste cada call to action, formulários e outras técnicas de conversão a fim de garantir que nenhum lead será perdido.
Concluindo
Antes de começar a colocar a mão na massa, teste todas as técnicas de conversão aplicadas no seu site. Preencha todos os formulários, clique em todos os calls to action, navegue por todo o site e procure identificar se tudo está funcionando perfeitamente.
Após uma avaliação minuciosa das funcionalidades da plataforma, elabore um plano de ação, a fim de aplicar as dicas que demos nesse post. Algumas dessas dicas são capazes de gerar resultados instantâneos para o seu negócio.
Caso não domine o assunto, uma agência de marketing digital especializada na conversão de leads pode auxiliar nesse trabalho e proporcionar para sua empresa resultados mais satisfatórios com a estratégia.