Baixo custo de criação, distribuição de forma rápida e eficiente, potencial de lucro a curto prazo e oportunidade de empreender no meio digital. Essas são algumas vantagens de apostar na criação de um ebook, livro digital que, a cada dia, vem conquistando mais espaço e atraindo a atenção de muitas pessoas, contribuindo com as estratégias de marketing digital de diversas empresas.
Esse tipo de material pode ser feito de forma mais superficial, com o objetivo exclusivo de captar leads para utilizar em uma estratégia de Inbound Marketing. Ou, pode ser mais profundo, contendo informações estratégicas e exclusivas, a ponto de ser relevante o suficiente para ser comercializado.
Um conteúdo aprofundado proporciona uma aproximação maior do público com a marca e sua facilidade de acesso é outro ponto que ganha destaque, afinal, esse infoproduto pode muito bem ser lido pelo celular, tablet ou computador. O certo é que se feito da forma correta, ele certamente auxiliará na geração de leads e divulgação do seu negócio, sendo ainda peça chave para o lançamento de conteúdos futuros.
Que tal aprender a fazer um ebook de sucesso e aumentar a autoridade do seu negócio na internet? Confira as dicas a seguir!
1. Escolha um Tema
Tudo bem, a gente sabe que esse tópico pode parecer meio óbvio para você, afinal, esse é o ponto de partida para a criação de qualquer conteúdo. Dessa forma, não custa nada reforçar, certo? Inclusive, é importante lembrar que esse produto será oferecido ao seu próprio público. Por esse motivo, é sempre bom apostar em algo atrativo, que desperte o interesse da sua audiência.
Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, pense em um assunto que você domine e consiga aprofundar de forma completa, com todos os detalhes necessários para solucionar os problemas propostos. Optar por assuntos específicos (nicho segmentado) é sempre uma ótima opção. Além da concorrência ser menor, isso permite que você explore todas as particularidades.
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2. Organize o Assunto em Tópicos
Certamente você reparou que esse artigo está estruturado dessa maneira, ou seja, com diversos tópicos separando os blocos de texto. Agora, pense por um segundo se tudo isso estivesse escrito de forma corrida, sem títulos ou divisões para que as informações ficassem organizadas. Precisamos concordar que seria uma confusão e tanto, né?
Daí a importância de considerar todos esses pontos no momento da montagem do seu ebook. Portanto, o conteúdo precisa ser mostrado de forma lógica e estruturada, tudo para permitir que a visualização seja mais leve e de fácil compreensão. Ah, e não é apenas o leitor que sai ganhando com isso, viu? A definição dos tópicos também facilita o trabalho do próprio escritor.
Dito isso, assim que o tema estiver definido, anote no papel os pontos mais relevantes para abordar e organize o material em uma sequência que faça sentido. Pode ter certeza de que todo esse cuidado será percebido pelo público.
3. Desenvolva o Texto
Esse é o momento em que a criatividade entra em jogo! Caso você já tenha o costume de escrever e realmente esteja familiarizado com o assunto, pode ser que essa etapa seja mais fácil e aconteça de forma bem natural. Contudo, se essa é a sua primeira vez se aventurando no universo da escrita, talvez você encontre algumas dificuldades no início. Mas calma, isso não é motivo para se desesperar. Já ouviu aquele ditado: “a sabedoria e a experiência vêm com o tempo”? Pois então! Com a prática você entra no ritmo certo.
Contudo, essa tarefa também pode ser passada para profissionais capacitados ou especialistas no tema escolhido. Aqui o que importa é adotar uma linguagem que converse com o seu público-alvo e que seja a mais objetiva possível (claro, abordando o assunto de maneira completa).
4. Utilize Imagens
Nem só de texto vive um ebook. É isso mesmo! Para que o conteúdo não fique cansativo, utilize imagens ilustrativas que facilitem a leitura, deixando o material mais agradável. Fotos, ilustrações, mapas, gráficos, infográficos… todos esses recursos visuais são bem-vindos e contribuem para o resultado final do produto, melhorando ainda mais a experiência daquele que o consome.
Mas antes de sair correndo separando um mundo de imagens para o seu livro digital, lembre-se de que elas precisam ser coerentes com o tema abordado, servindo apenas como um complemente ao material. Sendo assim, já deixa anotado pra não esquecer: nada de exageros!
5. Formate Todo o Material
Talvez esse seja um dos momentos mais esperados de todos: a criação da parte visual. Se você chegou até aqui, significa que o ebook está quase “saindo do forno”. Sabe aquele momento em que o designer gráfico chega para mostrar todo o seu talento? É justamente aqui!
Escolha das fontes, tamanho dos espaçamentos, posição das figuras, textos, entre tantos outros mínimos detalhes que garantirão uma estética impecável ao conteúdo, são ajustados nessa etapa. E acredite: toda essa preocupação será essencial para agradar os olhos do público. Mas, se você não está começando e não tem um buget para a produção desse tipo de conteúdo, não precisa desistir, existem ferramentas gratuitas que você pode utilizar.
Uma opção muito utilizada é a Apresentação do Google, que é tipo um “Power Point do Google”. Além de um documento em branco para você personalizar da forma que preferir, a ferramenta também oferece diversos templates para que você possa editar de acordo com a necessidade do seu ebook. Outra opção que vem se popularizando é o Canva, plataforma de design gráfico que permite editar diversos formatos digitais sem muita complexidade. Com o Canva, na versão gratuita, existem muitas opções de Templates de apresentação simples, onde você tem acesso à diversos temas de fácil edição para o seu material.
Portanto, não tem desculpas para você não começar agora a desenvolver um material rico para começar a captar leads ou até mesmo vender online.
6. Revise o Material
Pensou que seu ebook já estaria pronto para ser disponibilizado depois do tópico anterior, né? Muita calma nessa hora! Antes de deixá-lo ir para o mundo, faça uma revisão geral e verifique se tudo está correto: ortografia, pontuação, qualidade das imagens, design, etc. Não deixe nenhum detalhe passar despercebido. Se preciso, revise uma, duas, ou quantas vezes forem necessárias.
7. Escolha uma Plataforma e Capriche na Divulgação
Que rufem os tambores porque agora sim chegou o grande momento! A hora de publicar o seu ebook. Se o objetivo do material é captação de leads, o ideal é que você hospede no seu próprio site, preferencialmente em uma landing page. Aqui na WeBrain, nós temos inclusive uma página específica onde deixamos disponíveis todos os ebooks que criamos, que é nossa página de Materiais Educativos.
Mas, se sua intenção é comercializar seu material rico, escolha uma plataforma simples e intuitiva para hospedar o seu ebook e comece a trabalhar nos planos de divulgação do material. A partir daqui todos os esforços deverão estar voltados para a apresentação desse conteúdo ao público, fazendo com que ele alcance o maior número de pessoas.
Seja através das redes sociais, anúncios ou envio de e-mail marketing para uma base já existente, o importante é pensar em estratégias que convençam a sua persona a baixar ou comprar o material rico.
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