Todo mundo gosta de ver seu conteúdo se destacando em meio ao turbilhão de postagens, compartilhamentos e curtidas no mundo das redes sociais, não é verdade?
Nesse cenário, onde bilhões de pessoas estão conectadas virtualmente, a competição por atenção se torna intensa, principalmente por parte das diversas marcas e empresas que estão inseridas nesse ambiente.
Sendo assim, a busca por ferramentas que auxiliem nesse processo não só se torna essencial, como faz toda a diferença.
Uma delas? O “Open Graph” que, claro, você confere todos os detalhes aqui neste artigo. Vem com a gente!
Open Graph: o que significa?
Desenvolvido pelo Facebook, o Open Graph é um protocolo que atua com o objetivo de permitir que os criadores de conteúdo personalizem como as informações de suas páginas web são exibidas quando compartilhadas em redes sociais, como o próprio Facebook e o X (antigo Twitter), por exemplo.
Ou seja, foi criado com a finalidade de aprimorar a experiência de compartilhamento de conteúdo na internet, tornando as prévias de links mais atraentes e informativas.
A ideia central por trás dessa ferramenta é dar aos desenvolvedores o controle sobre os metadados associados às suas páginas web, incluindo elementos como título, descrição e imagem de destaque.
Dessa forma, quando alguém compartilha um link para o site em uma rede social, esses elementos são apresentados de forma atraente e visualmente impactante. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que o conteúdo seja notado e interagido por um público mais amplo.
Sendo assim, podemos dizer, de forma resumida, que se trata de uma ferramenta valiosa para otimizar a apresentação de conteúdo nas redes sociais.
Como utilizar o Open Graph
Para implementar o Open Graph, os desenvolvedores precisam inserir meta tags específicas no código HTML de suas páginas.
Essas meta tags contém informações cruciais, como o título da página, a descrição, a URL da imagem a ser exibida e outros dados relacionados ao conteúdo.
As redes sociais, ao identificarem essas meta tags, usam essas informações para criar uma prévia enriquecida do link compartilhado. Isso geralmente inclui a exibição de uma miniatura, o título e uma breve descrição do conteúdo.
Veja um exemplo de Open Graph utilizado no Facebook:
(Imagem que chama a atenção – Título em negrito – Resumo de URL)
Nessa rede social, existe uma lista de diversas tags Open Graph que podem ser utilizadas (confira clicando aqui). Porém, apenas quatro delas se tornam fundamentais para que a plataforma entenda a sua página:
OG: title (Define o título da página):
<meta property=”og:title” content=”Título da Página”>
O “og:title” permite que você especifique o título que deseja associar à página em questão. Esse título geralmente é uma versão otimizada e cativante do título real da página, projetada para atrair a atenção dos usuários nas redes sociais.
OG: type (Define o tipo de objeto que você está carregando):
meta property=”og:type” content=”Tipo de Objeto”>
O “og:type” permite que você especifique qual é o tipo de conteúdo da página. Isso pode incluir categorias como “website” (site), “article” (artigo), “video” (vídeo), “music.song” (música) e muitos outros tipos específicos, dependendo do conteúdo da página.
OG: image (Especifica a URL da imagem de destaque que deve ser exibida):
<meta property=”og:image” content=”URL da Imagem”>
O “og:image” permite que você defina uma URL que aponta para a imagem que deve ser usada como a imagem de destaque quando o link da página é compartilhado. Essa imagem é exibida junto com o título e a descrição da página.
OG: URL (Define a URL da página):
<meta property=”og:url” content=”URL da Página”>
O “og:url” fornece uma identificação precisa da URL da página da web que está sendo compartilhada. Isso é crucial porque uma página da web pode ter várias URLs possíveis devido a redirecionamentos, URLs alternativas ou variações de protocolo (HTTP ou HTTPS).
O Twitter também permite essa personalização, porém, neste caso, os chamados Cards se transformam em uma adaptação das meta tags Open Graph:
Summary Card (Cartão de Resumo): Título, descrição e miniatura.
Summary Card with Large Image (Cartão de Resumo com Imagem Grande): semelhante ao cartão de resumo, mas com uma imagem de destaque.
App Card (Cartão de Aplicativo): um cartão com um download direto para um aplicativo móvel.
Player Card (Cartão de Reprodutor): um cartão que pode exibir vídeo/áudio/mídia.
Entenda como testar os resultados do Open Graph
O Facebook fornece uma ferramenta chamada “Depurador de Compartilhamento” que permite inserir a URL da página que você deseja avaliar.
Com essa ferramenta, você obtém insights detalhados sobre como o Facebook está interpretando as meta tags Open Graph da página e visualiza ainda a prévia do link resultante.
Para fazer o teste ou conhecer a ferramenta, basta clicar aqui:
https://developers.facebook.com/tools/debug/
Se tratando do Twitter, a ferramenta que valida os Cards é chamada de Card Validator, que também pode ser acessada dentro da própria plataforma.
De toda forma, vale destacar que também existem outras opções, como o Teste de Pesquisa Aprimorada do Google, OpenGraph for Tuby e OpenGraph for Java, por exemplo.
Caso essas ferramentas apontem algum tipo de problema, basta fazer as correções necessárias. Depois dos ajustes, uma boa solução é fazer o compartilhamento da URL da página em suas redes sociais para analisar como as prévias de links estão sendo exibidas nas diferentes plataformas.
Com o compartilhamento concluído, lembre-se ainda de monitorar o desempenho, como número de cliques, compartilhamentos e interações, avaliando o impacto das meta tags otimizadas.
Agora que você já entendeu que o Open Graph é uma ferramenta importante para otimizar a apresentação de conteúdo nas redes sociais, tornando as prévias de links mais atrativas e informativas, aumentando a visibilidade e o engajamento com o conteúdo compartilhado, é claro que vai utilizá-lo em suas estratégias, certo?
Lembrando sempre que, caso precise de auxílio nesse processo, pode muito bem com a nossa equipe de especialistas em marketing digital.
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