Tudo que você precisa saber sobre Open Graph

Se esse termo ainda é desconhecido por você, o momento de entender a fundo sobre ele para alcançar resultados expressivos em suas campanhas de marketing é agora!

Open Graph
Leitura de 8min

Todo mundo gosta de ver seu conteúdo se destacando em meio ao turbilhão de postagens, compartilhamentos e curtidas no mundo das redes sociais, não é verdade?

Nesse cenário, onde bilhões de pessoas estão conectadas virtualmente, a competição por atenção se torna intensa, principalmente por parte das diversas marcas e empresas que estão inseridas nesse ambiente.

Sendo assim, a busca por ferramentas que auxiliem nesse processo não só se torna essencial, como faz toda a diferença.

Uma delas? O “Open Graph” que, claro, você confere todos os detalhes aqui neste artigo. Vem com a gente!

Open Graph: o que significa?

Desenvolvido pelo Facebook, o Open Graph é um protocolo que atua com o objetivo de permitir que os criadores de conteúdo personalizem como as informações de suas páginas web são exibidas quando compartilhadas em redes sociais, como o próprio Facebook e o X (antigo Twitter), por exemplo.

Ou seja, foi criado com a finalidade de aprimorar a experiência de compartilhamento de conteúdo na internet, tornando as prévias de links mais atraentes e informativas.

A ideia central por trás dessa ferramenta é dar aos desenvolvedores o controle sobre os metadados associados às suas páginas web, incluindo elementos como título, descrição e imagem de destaque.

Dessa forma, quando alguém compartilha um link para o site em uma rede social, esses elementos são apresentados de forma atraente e visualmente impactante. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que o conteúdo seja notado e interagido por um público mais amplo.

Sendo assim, podemos dizer, de forma resumida, que se trata de uma ferramenta valiosa para otimizar a apresentação de conteúdo nas redes sociais.

Como utilizar o Open Graph

Para implementar o Open Graph, os desenvolvedores precisam inserir meta tags específicas no código HTML de suas páginas.

Essas meta tags contém informações cruciais, como o título da página, a descrição, a URL da imagem a ser exibida e outros dados relacionados ao conteúdo.

As redes sociais, ao identificarem essas meta tags, usam essas informações para criar uma prévia enriquecida do link compartilhado. Isso geralmente inclui a exibição de uma miniatura, o título e uma breve descrição do conteúdo.

Veja um exemplo de Open Graph utilizado no Facebook:

(Imagem que chama a atenção – Título em negrito – Resumo de URL)

open graph - exemplo com tags open graphs no facebook

Nessa rede social, existe uma lista de diversas tags Open Graph que podem ser utilizadas (confira clicando aqui). Porém, apenas quatro delas se tornam fundamentais para que a plataforma entenda a sua página:

OG: title (Define o título da página):

<meta property=”og:title” content=”Título da Página”>

O “og:title” permite que você especifique o título que deseja associar à página em questão. Esse título geralmente é uma versão otimizada e cativante do título real da página, projetada para atrair a atenção dos usuários nas redes sociais.

OG: type (Define o tipo de objeto que você está carregando):

meta property=”og:type” content=”Tipo de Objeto”>

O “og:type” permite que você especifique qual é o tipo de conteúdo da página. Isso pode incluir categorias como “website” (site), “article” (artigo), “video” (vídeo), “music.song” (música) e muitos outros tipos específicos, dependendo do conteúdo da página.

OG: image (Especifica a URL da imagem de destaque que deve ser exibida):

<meta property=”og:image” content=”URL da Imagem”>

O “og:image” permite que você defina uma URL que aponta para a imagem que deve ser usada como a imagem de destaque quando o link da página é compartilhado. Essa imagem é exibida junto com o título e a descrição da página.

OG: URL (Define a URL da página):

<meta property=”og:url” content=”URL da Página”>

O “og:url” fornece uma identificação precisa da URL da página da web que está sendo compartilhada. Isso é crucial porque uma página da web pode ter várias URLs possíveis devido a redirecionamentos, URLs alternativas ou variações de protocolo (HTTP ou HTTPS).

O Twitter também permite essa personalização, porém, neste caso, os chamados Cards se transformam em uma adaptação das meta tags Open Graph:

Summary Card (Cartão de Resumo): Título, descrição e miniatura.

Summary Card with Large Image (Cartão de Resumo com Imagem Grande): semelhante ao cartão de resumo, mas com uma imagem de destaque.

App Card (Cartão de Aplicativo): um cartão com um download direto para um aplicativo móvel.

Player Card (Cartão de Reprodutor): um cartão que pode exibir vídeo/áudio/mídia.

Entenda como testar os resultados do Open Graph

O Facebook fornece uma ferramenta chamada “Depurador de Compartilhamento” que permite inserir a URL da página que você deseja avaliar.

Com essa ferramenta, você obtém insights detalhados sobre como o Facebook está interpretando as meta tags Open Graph da página e visualiza ainda a prévia do link resultante.

Para fazer o teste ou conhecer a ferramenta, basta clicar aqui:

https://developers.facebook.com/tools/debug/

Se tratando do Twitter, a ferramenta que valida os Cards é chamada de Card Validator, que também pode ser acessada dentro da própria plataforma.

De toda forma, vale destacar que também existem outras opções, como o Teste de Pesquisa Aprimorada do Google, OpenGraph for Tuby e OpenGraph for Java, por exemplo.

Caso essas ferramentas apontem algum tipo de problema, basta fazer as correções necessárias. Depois dos ajustes, uma boa solução é fazer o compartilhamento da URL da página em suas redes sociais para analisar como as prévias de links estão sendo exibidas nas diferentes plataformas.

Com o compartilhamento concluído, lembre-se ainda de monitorar o desempenho, como número de cliques, compartilhamentos e interações, avaliando o impacto das meta tags otimizadas.

Agora que você já entendeu que o Open Graph é uma ferramenta importante para otimizar a apresentação de conteúdo nas redes sociais, tornando as prévias de links mais atrativas e informativas, aumentando a visibilidade e o engajamento com o conteúdo compartilhado, é claro que vai utilizá-lo em suas estratégias, certo?

Lembrando sempre que, caso precise de auxílio nesse processo, pode muito bem com a nossa equipe de especialistas em marketing digital.

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