Como identificar o melhor canal de Marketing para sua empresa


Canal de Marketing

Em meio a tantas opções, as vezes é difícil encontrar o canal de marketing ideal para sua empresa. Anote algumas dicas

Gestores de pequenas e médias empresas são constantemente abordados por vários veículos de comunicação a fim de vender seus anúncios. Existem tantas opções que é difícil identificar quais trarão resultados e quais devem ser descartadas.

Onde sua empresa deve investir? Com tantas opções, qual sua empresa deve escolher? Vamos dar algumas dicas e procurar esclarecer quais canais de marketing sua empresa pode investir e como eles funcionam.

Como identificar o melhor canal de marketing para sua empresa?

A melhor maneira de identificar os melhores canais de marketing para sua empresa, é avaliar quais são suas opções e testa-las. Contudo, sua empresa não precisa investir valores astronômicos ou fechar um contrato de meses para uma ação de marketing. A melhor forma de avalia-las, é efetuar pequenos testes e ver se os resultados merecem uma estratégia mais robusta.

Anote as dicas a seguir para avaliar quais canais de marketing sua empresa deve considerar.

  1. Pesquise em quais canais seus concorrentes estão investindo. Procure entender em quais canais e como eles atuam em suas estratégias de marketing.
  2. Procure informações em blogs, webinars e outras fontes de informação do setor.
  3. Teste um canal de marketing por vez. Dessa maneira, você terá condições de avaliar o impacto real de cada ação, sem confundir qual canal realmente teve sucesso.
  4. Defina orçamento e período para os testes. Limite seu teste a no máximo 3 meses para testar e avaliar se determinado canal ganha força com o tempo.
  5. Em um mesmo canal, experimente diferentes conteúdos, promoções e ações de marketing durante o teste. Muitas vezes o canal é o correto, mas sua comunicação não está alinhada com a estratégia.

Assim, se durante o período de um ano você testar 4 canais, já será possível você identificar um que realmente funciona para seu público-alvo e no mínimo mais um que não alcançou bons resultados e deve ser descartado.

8 canais de marketing utilizado por pequenas e médias empresas para experimentar:

  1. Mídias Sociais: As redes sociais são canais de marketing diversificados. Você pode usar o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest entre outros menos conhecidos. A dica aqui é não deixar de impulsionar suas postagens, os resultados de forma orgânica exigem bastante esforço e tempo, que não temos quando executamos testes.
  2. Mídias Pagas: Anúncios na web possuem muito potencial. O Google Ads é o canal mais usado para mídias pagas e deve ser prioridade nos testes. Contudo, você também pode testar o Bing ou outras alternativas que encontramos na web.
  3. E-mail Marketing: O e-mail marketing é um canal com grande potencial, principalmente quando sua base de e-mail tem qualidade. No entanto, essa base de e-mail leva tempo para ser construída. Sua empresa pode levar meses apenas para ter uma base de e-mail capaz de trazer resultados.
  4. Marketing de Conteúdo: O Marketing de Conteúdo é um canal que também leva tempo para alcançar resultados. Porém, um post de Blog por exemplo, é feito uma vez e poderá trazer resultados por um prazo indeterminado.
  5. Influencers: Já bem conhecido, em alguns casos os ganhos com esse canal são bem satisfatórios. Mas você pode levar algum tempo até encontrar um influencer que realmente alcance seu público alvo e traga os resultados desejados.
  6. Relações Públicas: As relações públicas existem há mais de um século. Use notícias reais e relevantes para seu público alvo para despertar interesse para sua marca.
  7. TV e Rádio: Esses canais ainda possuem alta capacidade de impacto e são indicados para atingir públicos mais velhos e que possuem menos contato com a tecnologia. Mas, tenha cuidado com a avaliação dos testes nesse canal, além da difícil rastreabilidade eles são de alto custo e o retorno sobre o investimento nem sempre é satisfatório.
  8. Mídia Impressa: já em desuso esse canal tende a sumir. Procure mídias impressas de pequeno porte para seu teste. Com um investimento baixo não tem porque não testar esse canal.

Concluindo

Portanto, antes de iniciar seus testes, procure onde e como seus concorrentes estão atuando. Provavelmente eles já tiveram experiência com diferentes canais de marketing e não investem em um determinado canal de marketing sem colher resultados.

Mas, caso você não se sinta confortável, ou não possui capacidade dentro da empresa para realizar os testes, busque profissionais e empresas da área para auxilia-lo. Ter alguém com o mínimo de conhecimento no assunto pode fazer sua empresa economizar um bom dinheiro.


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