Marketing Jurídico: 5 Motivos Para Investir

Preparamos um guia com várias dicas para você implementar ainda esse ano

Marketing Jurídico
Leitura de 8min

Entenda como as estratégias de marketing jurídico podem ajudar o seu escritório de advocacia a alcançar resultados surpreendentes, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes.

Aprovado pelo Código de Ética da OAB, o marketing jurídico nada mais é do que uma técnica utilizada para fortalecer a imagem dos profissionais da advocacia, auxiliando em estratégias para a conquista de novos clientes, bem como no destaque em meio à concorrência. Para isso, conteúdos informativos são parte importante desse planejamento, a fim de demonstrar autoridade sobre os serviços prestados.

Inclusive, vale destacar que o marketing jurídico pode ser dividido em:

Marketing Offline: conjunto de ações desenvolvidas fora da internet, como a entrega de cartões de visita, participação em eventos e palestras, networking, entrevistas com veículos de mídia impressos e até mesmo o tão conhecido “boca a boca” (ou, em outras palavras: marketing de recomendação).

Marketing Digital: como o próprio nome já diz, trata-se de estratégias focadas para o meio online, ou seja, a internet. Aqui, diversas plataformas podem ser exploradas para garantir um alcance maior de pessoas, como é o caso das redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn), Google Ads, Youtube, E-mail Marketing, Site, Blog, WhatsApp Business, entre outros.

5 Motivos para Investir no Marketing Jurídico

1. Demonstrar Confiança em Sua Área de Atuação:

Assim como em outros segmentos, quem procura por um trabalho de advocacia procura, acima de tudo, competência e profissionalismo para a resolução dos seus problemas. E é exatamente essa imagem que você precisa passar aos seus clientes: experiência naquilo que se propõe a fazer. A melhor maneira de atingir esse objetivo? Utilizando o marketing a seu favor, reforçando que você realmente sabe do que está falando.

2. Fidelizar Atuais Clientes:

Muito mais do que prestar um serviço ao seu cliente, é possível pensar em estratégias para que ele seja de fato fidelizado. Isso significa que, sempre que preciso, é a você que ele irá recorrer. Dessa forma, lembre-se de que o seu esforço também deve ser voltado para marcar presença na vida dos seus clientes atuais.

3. Ganhar Autoridade:

É bem provável que você conheça ou já tenha lido diversos livros e artigos de profissionais renomados do campo da advocacia, não é verdade? A criação de conteúdos como esses é um ponto positivo para a construção de autoridade dessas pessoas. Mas, com o marketing jurídico, isso vai muito além de ter uma obra publicada, já que você pode utilizar seus próprios canais para manter contato com potenciais clientes.

4. Aumentar a Visibilidade:

Se você acaba de abrir um escritório de advocacia e está à espera de clientes, pode ter certeza de que, nesse primeiro momento, o marketing jurídico fará toda a diferença para dar o impulso que o seu negócio precisa. Afinal, é a partir desse trabalho que as pessoas vão começar a conhecer a sua marca. E atenção: isso também vale para os empreendimentos que estão há anos no mercado, uma vez que quanto mais você é visto, mais será lembrado.

5. Atingimento de Metas e Objetivos:

Fazer com que o seu negócio cresça e chegue a mais pessoas pode se tornar um objetivo mais “fácil” de ser realizado quando existe um planejamento estratégico por trás disso, não é verdade? E esse é mais um ponto do porquê você deve investir no marketing jurídico, uma vez que alinhado às metas da sua empresa, é possível colocá-lo em prática de forma mais eficiente.

Dicas Importantes para Começar o Seu Marketing Jurídico

Defina o Seu Público-Alvo

Esse é o primeiro passo de uma comunicação bem estruturada. Com o perfil do seu público definido, você pode entender o que ele espera de você, assim como suas angústias e necessidades. Quanto mais informações você recolher, mais fácil será encontrar maneiras para alcançá-lo.

Estabeleça Objetivos

É importante que você tenha isso em mente: toda estratégia de comunicação deve estar alinhada a um objetivo. Portanto, evite fazer conteúdos apenas “por fazer”. Ao insistir nesse erro você não conseguirá enxergar os reais resultados do seu negócio e não saberá analisar os ajustes necessários.

Invista em Conteúdo de Qualidade

Seja através de vídeos, banners, postagens temáticas, interações e tantas outras formas de comunicação, o seu conteúdo precisa ser informativo aos seus clientes, evitando ao máximo as famosas “propagandas”.

Outro aspecto essencial que você também deve se atentar é ao “juridiquês”. Para quem não está acostumado, a linguagem jurídica pode se transformar em algo “assustador” em apenas algumas frases. Por esse motivo, tente se comunicar de forma clara e de fácil entendimento.

Escolha o Canal para Relacionamento

Lembra que no início desse artigo mencionamos os meios de comunicação para a mídia off-line e digital do marketing jurídico? Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário estar em todas as mídias, mas sim onde o seu público-alvo está. Além disso, tentar abraçar o mundo pode acabar custando caro no final, já que será mais difícil administrar tudo ao mesmo tempo (o que também pode passar uma impressão negativa ao público). Sendo assim, aposte nos canais certos para que a sua mensagem chegue sem grandes complicações.

Estabeleça um Orçamento

A frase pode parecer clichê, mas não deixa de ser verdade: marketing jurídico não é um custo, mas sim um investimento. Através dele você vai conseguir posicionar a sua marca de forma correta no mercado e atrair os clientes certos. Mas, antes de iniciar essa jornada, separe uma verba específica para essa finalidade. Dessa forma, a equipe responsável pelo trabalho analisa o melhor caminho a seguir, tudo de acordo com os seus objetivos.

Analise os Resultados

O marketing também é uma forma de experimento. A cada ação realizada, verifique se os resultados saíram ou não como o esperado. Essa é uma etapa fundamental para identificar as melhorias a serem adotadas, principalmente se tratando do meio digital, já que hoje em dia são inúmeras as ferramentas disponíveis para essa análise de dados.

Que tal começar a sua estratégia de marketing jurídico imediatamente? Vem com a gente!

Aqui trabalhamos com planejamento estratégico, aliado ao Código de Ética, para ajudar você a atingir sempre os melhores resultados!

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