Inteligência Artificial e Marketing: O Que Esperar em 2024?

Estudo realizado pela Accenture aponta aumento de investimento em IA para a área. Fique por dentro das informações!

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Mesmo dividindo opiniões, a cada dia que passa a Inteligência Artificial (IA) tem conquistado seu espaço, sendo aplicada nas mais diversas áreas. No cenário do marketing, não é diferente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture nos Estados Unidos, o investimento em IA voltado para este segmento promete ser expressivo no próximo ano.

Vele destacar que a Accenture é uma das maiores empresas globais de consultoria em serviços profissionais, oferecendo uma ampla gama de soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. Portanto, vale ficar atento aos resultados obtidos pela pesquisa!

Veja os pontos principais levantados pela pesquisa:

Realizada no mês de setembro, contando com a participação de 2207 executivos, incluindo CEOs, CFOs e CIOs, os resultados da pesquisa conduzida pela Accenture revelou que cerca de 80% dos Chief Marketing Officers (CMOs), ou seja, diretores de marketing, planejam aumentar os investimentos em inteligência artificial (IA) e dados até 2024, representando um aumento significativo de 57% em relação ao ano anterior.

A ênfase desses investimentos está direcionada principalmente para a inteligência artificial generativa. Conforme indicado pelos CMOs entrevistados, as áreas de atendimento ao cliente (64%) e marketing (47%) são consideradas prioritárias para receberem os aportes em IA generativa.

No contexto do atendimento ao cliente, a implementação de tecnologia baseada em inteligência artificial, como chatbots, tem se destacado, oferecendo suporte aos clientes de forma coloquial e eficaz. Empresas de e-commerce, particularmente, vislumbram benefícios significativos, especialmente ao considerar a prontidão da Geração Z em adotar compras assistidas por IA generativa.

No campo do marketing, as empresas estão explorando as potencialidades da IA generativa para aprimorar a criação de conteúdo, como textos para anúncios. No entanto, há desafios em ajustar os resultados antes da publicação. A pesquisa destaca que marcas inovadoras, como a Coca-Cola, lideram a adoção dessa tecnologia generativa em suas estratégias de marketing, mas a receptividade dos consumidores a esses materiais ainda precisa ser aprofundada.

Além disso, a pesquisa destaca que mais de 70% dos CMOs veem essa tecnologia como uma melhoria em suas operações internas, e 66% acreditam que a tecnologia está gerando demanda por novas habilidades técnicas, incluindo treinamento em IA, estratégias de valor na indústria e ciência de dados.

Para enfrentar os desafios relacionados à IA generativa, os CMOs estão concentrando esforços na estratégia de dados, na aquisição de talentos e na infraestrutura de nuvem.

O certo é que o ano de 2024 promete uma crescente familiaridade com a inteligência artificial entre as equipes de marketing, com aproximadamente 70% dos CMOs fornecendo treinamentos sobre o uso de IA generativa, indicando uma preparação mais eficaz para as demandas dessa tecnologia em evolução.

Adicionalmente, 50% planejam buscar parcerias acadêmicas para ampliar as habilidades em IA, enquanto 40% continuarão oferecendo treinamentos internos para se adaptar às novas formas de incorporar essa tecnologia no ambiente de trabalho.

É profissional de marketing e quer se preparar para este novo cenário? Alguns cursos gratuitos do Google podem ajudar!

  • Curso de Geração de Imagens

Esse curso proporciona uma compreensão aprofundada dos modelos de difusão baseados em aprendizado de máquina, essenciais para a geração de imagens. Sendo assim, é possível aprender a teoria por trás desses modelos, incluindo como treiná-los e implementá-los para atender às necessidades dos clientes. Além disso, após a finalização do curso é possível obter uma certificação.

  • Automatização de Legendas de Imagens

Focado na automação da criação de legendas para imagens, este curso é voltado para o desenvolvimento de modelos de legendas utilizando aprendizado profundo. Ou seja, explora os componentes desses modelos, fornecendo habilidades práticas para treinamento e análise de resultados, facilitando a legenda eficiente de imagens.

  • Curso de Mecanismo de Atenção

Em menos de 1 hora, este curso oferece uma compreensão das técnicas usadas por redes neurais para se concentrar em partes específicas de sequências. Explorando o funcionamento do mecanismo de atenção, o curso destaca sua aplicação para otimizar a produtividade em atividades de aprendizado de máquina, como traduções automáticas e resumos.

  • Introdução ao Generative AI Studio

É destinado à apresentação do Generative AI Studio e suas aplicações em geração de imagens, personalização, preenchimento de códigos, tradução de textos e assistência por voz. O curso inclui demonstrações para uma compreensão mais prática, oferecendo habilidades para realizar protótipos modelos de IA em aplicativos.

  • Modelos de Transformadores e Modelo BERT

Também com duração rápida, esse treinamento explora as arquiteturas dos modelos de transformadores e BERT, proporcionando uma compreensão prática para aplicação em tarefas diárias, como classificação de textos e inferência de linguagem natural. O curso oferece habilidades prontas para uso na rotina de trabalho.

Dica Extra: Fique de olho nas ferramentas que já têm contribuído para a melhoria de desempenho das empresas

  • ChatGPT

Trata-se de uma ferramenta de processamento de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI. Especializada em interações por meio de chatbots e assistentes virtuais, oferece respostas contextuais e naturalidade na comunicação. Dessa forma, costuma ser muito aproveitada na estruturação de conteúdo, por exemplo.

  • Fireflies

Solução eficaz para automação de reuniões e transcrições. A ferramenta utiliza IA para extrair informações importantes de conversas, gerando transcrições precisas e destacando insights valiosos. Ideal para aumentar a eficiência em ambientes corporativos.

  • DALL-E 2

Ferramenta especialidade em geração de imagens. Baseado em aprendizado de máquina, é capaz de criar imagens únicas a partir de descrições textuais, proporcionando uma vasta gama de aplicações criativas em design e produção visual.

  • WriterAccess

Plataforma dedicada à gestão de conteúdo e redação. Oferece uma comunidade de escritores especializados em diversas áreas, facilitando a busca por profissionais qualificados para a criação de conteúdo relevante e impactante. Para muitos, é vista como essencial para estratégias de marketing de conteúdo e comunicação online.

Conta pra gente: você, que trabalha diretamente com marketing, tem se preparado para as mudanças que estão por vir? E você, empreendedor, que investe nessa significativa área, está aberto a incorporar a IA nos seus processos?

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