Como Fazer um Webinar de Sucesso e Aumentar os Resultados do Seu Negócio

Saiba como esse formato de conteúdo, muito utilizado para a geração de leads, pode se tornar um grande diferencial nas suas estratégias de marketing

Como fazer um webinar de sucesso
Leitura de 8min

Despertar o interesse do público, diversificar o conteúdo e elevar o relacionamento com clientes. Essas são algumas vantagens que o webinar pode oferecer ao seu negócio.

Produzido em formato audiovisual, esse tipo de seminário, seja gravado ou ao vivo, permite que você se comunique com inúmeras pessoas (inclusive futuros clientes), aumentando assim a sua autoridade no mercado.

Dessa forma, já fica aqui o aviso: se você tem planos de organizar o seu próprio webinar, com certeza as dicas a seguir podem te auxiliar durante todo o processo.

Confira 10 Passos para Planejar o seu Webinar!

1. Defina um Objetivo

Assim como acontece em qualquer outra estratégia de marketing digital, antes de colocar a mão na massa é preciso estabelecer um objetivo específico para o seu webinar. A partir disso você terá condições de estruturar todo o conteúdo, abordando o assunto de forma interessante e atraente para a sua audiência.

Sendo assim, pense com cuidado o que você gostaria de receber em troca ao investir nesse tipo de recurso, seja a geração de novos leads, melhoria na jornada do cliente, interação com o público-alvo, auxílio no pós-venda, entre outros.

2. Escolha o Tema

Com o objetivo definido, é hora de escolher o tema da sua palestra online. Para isso, você pode buscar por inspirações nos próprios conteúdos abordados em suas redes sociais ou blog, por exemplo, verificando os posts com maiores engajamentos.

Além disso, outra opção é utilizar o Google Analytics para a pesquisa de palavras-chave, a fim de analisar os termos que mais são buscados pelos consumidores da sua empresa e que, consequentemente, podem servir como base para a definição do tema, este que deve se transformar em um título objetivo, sugestivo e cativante.

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3. Crie um Roteiro

Mesmo que você tenha total domínio do assunto que será apresentado no webinar, contar com um roteiro faz toda a diferença. Por meio dele você pode organizar a ordem dos tópicos a serem explorados (entregando um conteúdo mais dinâmico e organizado), além de estabelecer o tempo que será gasto em cada um deles.

Mas atenção: esse documento servirá apenas como um “guia” para as suas falas. Nada de ficar totalmente preso a ele e perder a espontaneidade, combinado?

4. Crie uma Apresentação Visual

Esse é o momento de abusar da criatividade e montar uma apresentação bem chamativa. Afinal de contas, sem esse material de apoio, é bem provável que sua palestra fique um tanto cansativa e desinteressante para aqueles que a acompanham.

Por esse motivo, opte por slides com frases curtas e com inserção de imagens, a fim de atrair a atenção da audiência, facilitando ainda as anotações do conteúdo. O famoso PowerPoint é um dos programas que pode te ajudar nessa preparação.

5. Assista Conteúdos semelhantes

Interagir com o público, apresentar o conteúdo e separar um tempo para sanar dúvidas. Caso você opte por um webinar ao vivo, é bem provável que essa estrutura seja seguida. Portanto, aqui vai uma dica importante pra você que está se aventurando nesse universo pela primeira vez: procure por referências e assista outras transmissões de webinars para entender melhor como esse modelo funciona. Isso certamente te ajudará a entender a dinâmica, bem como avaliar melhor o que deve ou não ser feito no momento.

6. Escolha uma Plataforma

Como é possível perceber, a realização de um webinar envolve muitos preparativos e é claro que você não quer que todo esse esforço vá por água abaixo justamente no dia do seu evento, certo? É exatamente por isso que a escolha da plataforma acaba sendo uma decisão muito importante, uma vez que a experiência do público precisa ser satisfatória.

O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas, contudo, também existem diversas outras opções disponíveis no mercado, como o GoToWebinar, Skype, Twich, Hangouts e até mesmo o Facebook. Cabe a você avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma delas e tomar a melhor decisão.

7. Crie uma Landing Page

Com a data, tema e demais informações relevantes já definidas, é preciso pensar na forma de inscrição para participar do seu webinar, ou em outras palavras, uma landing page que capte os dados das pessoas que fizerem o cadastro. A partir disso, principalmente com a captação do e-mail, elas ficarão por dentro de tudo que envolve o evento.

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Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

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8. Planeje a Divulgação

Para que o seu webinar seja um grande sucesso, as pessoas precisam ficar sabendo sobre ele. Sendo assim, esse é o momento de colocar em prática todas as estratégias de marketing para atrair participantes.

Faça chamadas nas redes sociais, usando tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago e não esqueça de direcionar o público para a landing page já criada. Lembrando ainda que uma campanha de e-mail marketing é muito mais do que bem-vinda nesse momento.

9. Faça Testes

No dia do webinar, confira todos os detalhes horas antes da transmissão ser iniciada. Aqui, é preciso se atentar aos mínimos detalhes: organização do local, iluminação, áudio do microfone, conexão com a internet, enquadramento das câmeras, equipamento para apresentação dos slides e tudo aquilo que esteja diretamente ligado à produção do evento.

Após essa verificação, envie um e-mail para os participantes com o link de acesso para o webinar e inicie a transmissão no horário combinado. Ah, e apenas para reforçar: lembre-se de interagir com a audiência, sanar as possíveis dúvidas que surgirem e, por fim, agradecer a todos que embarcaram nessa incrível experiência.

10. Pós-Webinar

Uma coisa é certa: após a realização do evento sempre existe aquela curiosidade em saber a opinião de todos os participantes. E, para que essa mensuração seja feita, você pode continuar mantendo contato com os envolvidos através do envio de e-mails.

Aproveite para encaminhar os slides utilizados na apresentação e fazer uma pesquisa de satisfação. Assim você consegue analisar os pontos positivos e negativos, trabalhando em aperfeiçoamentos para os próximos eventos, e continuar gerando leads com a base de contatos do webinar.

Precisa de ajuda para colocar esse evento em prática? Conte com a Webrain!

Entre em contato e saiba mais!


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