Ferramentas para Instagram: Novos recursos para a rede social das imagens


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Com o crescimento do Instagram no Brasil e no mundo, surge a necessidade de novos recursos para essa rede social.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. De acordo com o relatório Mídias Sociais 360º, realizado pela FAAP e pela Socialbakers, houve um crescimento notável no número de seguidores de perfis de marcas nessa rede social. Os dados são do período de julho a setembro de 2018, e demonstra uma média de crescimento de 140 mil seguidores por marca analisada. Além disso, ao contrário do Instagram, outras redes sociais como o Facebook e o Twitter têm diminuído seu crescimento. De acordo com outra pesquisa, a Social Media Trends 2018, o Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil.

Sabendo disso, é evidente a relevância da presença das marcas nessa rede social. Com isso, surgiram inúmeras ferramentas para Instagram com recursos que a plataforma sozinha não oferece. Veremos algumas delas e como elas podem ajudar a sua marca.

As principais ferramentas para Instagram

Os recursos das ferramentas para Instagram são muitos, mas alguns deles são mais comuns. A programação de publicações é uma das mais frequentes. Além disso, têm destaque também a automatização de algumas ações como ‘curtir’, ‘seguir’ e ‘comentar’. Sem contar, ainda, o envio de mensagens automatizado. Ficou interessado? Então confira, em mais detalhes, o que cada uma das ferramentas pode fazer:

  1. Postgrain

    Criado especificamente para programação de publicações, o Postgrain é uma das ferramentas para Instagram mais conhecidas. Hoje, é possível programar também os stories na plataforma. Além disso, o PostGrain oferece a possibilidade de enviar mensagens diretas por meio do computador. Sem contar, ainda, que a ferramenta traz relatórios dos seus resultados.

  2. mLabs

    O mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Ele inclui, além do Instagram, o Facebook, o LinkedIn, o Youtube, o Twitter e o Pinterest.

    Para o Instagram especificamente, o mLabs traz a possibilidade de programar publicações e stories. A plataforma oferece, ainda, a opção de enviar mensagens diretas. Nesse recurso, você pode categorizar as mensagens, criando tags por temas. Nele, também é possível também salvar as mensagens mais utilizadas, padronizando respostas à perguntas frequentes.

  3. Perforgram

    O Perforgram é uma ferramenta criada com o objetivo de gerar mais resultados nos perfis de negócios do Instagram. Assim, sua principal funcionalidade é procurar por perfis que sejam o público-alvo do negócio. Ao encontrar esses perfis, a plataforma interage com eles. Essa busca tem por base uma localização e algumas hashtags pré definidas por quem gerenciar a ferramenta. É possível, ainda, buscar por perfis que sigam concorrentes do mesmo segmento.

    Além disso, no Perforgram você pode enviar mensagens diretas de boas vindas àqueles perfis que seguirem você.

  4. Gerenciagram

    Semelhante ao Perforgram, o Gerenciagram também traz o recurso de busca de perfis (por meio de hashtags, localizações ou perfis de concorrentes) e o envio de mensagens diretas de boas vindas. No entanto, a grande vantagem do Gerenciagram, é que além disso, ele também possui os outros recursos mais conhecidos que as outras plataformas possuem. Ou seja, no Gerenciagram você pode também programar suas publicações e stories. Também há, ainda, a opção de organizar comentários e os relatórios de resultados.

  5. Iconosquare

    O Iconosquare se destaca por sua capacidade de demonstrar resultados de performance. Ele traz relatórios com a relação entre a frequência de postagens e o ganho (ou perda) de seguidores, por exemplo. Dentre outros indicadores, ele demonstra a evolução da página em números de curtidas, comentários e engajamento.

    Além disso, a plataforma tem a opção de acompanhar concorrentes, para que você possa comparar seus resultados com os deles. Com todos esses dados em mãos, fica fácil adaptar suas estratégias.

  6. Bume

    O Bume é uma ferramenta que tem como principal objetivo alcançar mais seguidores, assim como o Perforgram. Dessa forma, o que ele faz é buscar por perfis por meio de hashtags e localizações específicas. Além disso, ele faz  o envio de mensagens diretas tanto para novos quanto para antigos seguidores.

    A ferramenta realiza, ainda, o agendamento de publicações.

  7. Etus

    O Etus foi criado inicialmente para o agendamento de postagens, mas hoje realiza também outras funções. Dentre elas, há a criação de relatórios bastante completos (os quais incluem os resultados de stories), o sistema de repost e o envio de mensagem direta por meio do computador.

Escolhendo a melhor ferramenta

Ao decidir pela melhor ferramenta para Instagram para o seu negócio, você deve pesquisar sobre o seu público, e saber que objetivo você quer alcançar com a plataforma. Algumas estratégias podem funcionar bem para uma determinada marca, enquanto podem não ser tão efetivas para uma outra. O que vale, principalmente, é ter planejamento em suas estratégias e estar constantemente as testando, para verificar o que melhor funciona para a sua marca.

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