Inbound Marketing Imobiliário: 6 Passos para Iniciar uma Estratégia

Essa estratégia pode ser vantajosa tanto para aluguel quanto para venda. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Inbound Marketing Imobiliário
Leitura de 9min

Assim como qualquer outra estratégia utilizada para aumentar as conversões do seu negócio, o Marketing Imobiliário também requer estudos e entendimento do mercado para que todas as etapas sejam planejadas de forma precisa e eficaz.

Quem acompanha o mercado imobiliário de perto sabe: toda crise econômica enfrentada pelo país reflete diretamente nos índices desse setor. Mas, quem pensa que esse é o único empecilho encontrado nesse cenário se engana. A cada dia, o nível de competitividade ganha ainda mais força com a criação de novos empreendimentos, como imobiliárias, construtoras e até mesmo as diversas plataformas virtuais que acabam surgindo com frequência.

Inclusive, vale mencionar que a internet trouxe mudanças consideráveis nesse sentido. Antes, o processo de venda ou aluguel de um imóvel iniciava-se a partir de uma visita à imobiliária e, consequentemente, ao local escolhido para verificação. Hoje tudo isso pode ser feito em apenas alguns cliques. Basta acessar o imóvel do seu interesse, analisar as fotos e conferir todas as informações disponibilizadas. Ou, se preferir, solicitar uma visita guiada por vídeo.

Não é à toa que muitas imobiliárias têm integrado a tecnologia no seu método de trabalho. Assim, tratam todo o procedimento de forma online ou utilizando-a como um primeiro meio de contato com o público, deixando o portfólio em destaque para facilitar o processo de atendimento.

O certo é que as possibilidades são muitas e é exatamente por esse motivo que o Inbound Marketing Imobiliário pode ser bem aproveitado por este segmento. A estratégia faz com que o seu negócio seja visto e lembrado, gerando conexão com as pessoas e saindo na frente da concorrência.

6 Passos Para Criar uma Estratégia de Inbound Marketing Imobiliário

1. Pense no Seu Público

Sim, você já leu muito isso por aqui (e vamos reforçar sempre que necessário). A criação da persona é a primeira coisa que deve ser feita antes de iniciar a sua estratégia de Inbound Marketing Imobiliário. A partir dela você terá uma noção melhor sobre o seu cliente real (aspirações e desejos), fazendo com que o direcionamento seja moldado a essas expectativas.

Em outras palavras, isso permitirá que você adote uma comunicação que combine com o perfil do seu público. Facilitando a produção de conteúdo relevante e de qualidade, seja por meio de posts em redes sociais, vídeos, podcasts, infográficos e newsletters, por exemplo.

2. Conheça o Seu Mercado de Atuação

Nem todo mundo que está em busca de um imóvel conhece ou entende as particularidades que envolvem esse mercado. Mas você, que trabalha diretamente com isso, precisa saber tudo que está relacionado a ele. Conhecer tipos de propriedades existentes, questões legais e burocráticas, contratos de compra, venda e aluguel, variação de preços, comissões, taxas que incidem sobre valores, entre outros.

Todo esse conhecimento é o ponto de partida para fortalecer a sua marca e fazer com que o sua imobiliária seja a melhor opção. Uma vez que você terá domínio suficiente não apenas para atender o consumidor da melhor maneira possível, orientando no que for preciso, como também posicionar anúncios e divulgar os imóveis corretamente.

3. Trace Planos para Cada Região de Atuação

A sua imobiliária atende mais de um estado, cidade ou bairro? Se sim, sua estratégia de marketing deve conversar com cada um desses locais de forma personalizada.

Lembra da persona que mencionamos logo acima? Você não precisa definir apenas uma delas, mas sim trabalhar em diferentes tipos para cada uma dessas regiões em que a sua empresa atua. Isso porque quem mora em uma região com menor poder aquisitivo certamente terá expectativas diferentes em comparação às que moram em uma área mais nobre, por exemplo.

Portanto, é preciso se atentar a esses detalhes para oferecer um serviço que atenda a todos esses públicos, divulgando tudo de forma clara, objetiva e atrativa.

4. Invista e Ferramentas de Automação de Marketing

Como o Inbound abrange a utilização de várias estratégias a fim de encontrar o lead ideal, de acordo com o momento em que ele se encontra na jornada de compras, contar com ferramentas de automação faz toda a diferença.

Assim, é possível concentrar em um só lugar funções como envio de e-mail marketing, criação de landing pages, lead scoring, lead tracking, além de contar com relatórios específicos de cada ação.

5. Estruture um Bom Atendimento ao Cliente

Lembre-se: além de conquistar clientes, você também quer que eles criem uma conexão com a sua empresa e virem promotores da sua marca. Sendo assim, esse relacionamento deve impecável.

Para fazer com que isso aconteça, defina quais serão os canais de atendimento utilizados (redes sociais, e-mail, whatsapp, telefone, etc). Estabeleça também uma estrutura de atendimento que seja capaz de responder qualquer solicitação o mais rápido possível.

Uma boa ideia é fazer a separação de equipes. Qual delas ficará responsável pelo atendimento dos novos clientes? E qual deverá focar nos clientes antigos que precisam de alguma orientação ou solução? Quem manterá contato com proprietários, e assim por diante.

Aqui, o CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento do relacionamento com o cliente) pode ser um forte aliado. Todo contato de clientes e prospects devem ser registrados na ferramenta. Ela deve reunir informações sobre os interesses demonstrados e que, posteriormente, auxiliarão no atendimento, detectando problemas e apontando soluções.

Aqui vai um exemplo: se após a visita de um imóvel o consumidor fez considerações do que o agradou ou não, você pode reunir esses apontamentos no CRM e realizar melhores ofertas que atenderão ao seu perfil.

6. Agregue Estratégias Tradicionais ao Inbound Marketing Imobiliário

Ter um site preparado para conversões, marcar presença em plataformas imobiliárias e criar um blog para oferecer conteúdo mais elaborado para o público são estratégias essenciais dentro do Inbound Marketing. Até porque isso não atrai apenas pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel, mas também proprietários que desejam anunciar algum imóvel.

Porém, apesar do digital ter conquistado seu espaço, o investimento não deve ser voltado somente a esse meio de divulgação. As chamadas “estratégias off-line”, como banners, folhetos, anúncios e outdoors, ainda possuem seu impacto e podem ser inseridas nesse planejamento. Dessa forma, utilize ambos os métodos e avalie os resultados obtidos.

Acredite: estes são apenas alguns dos inúmeros passos que você pode incluir na sua estratégia de Marketing Imobiliário para fortalecer a sua marca e conquistar mais clientes. Mas, com a ajuda e experiência da equipe WeBrain, seu negócio pode ir ainda mais além!

Entre em contato conosco e vamos, juntos, construir um plano alinhado aos objetivos do seu empreendimento.

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