Google Data Studio: 3 vantagens para você começar a usar


O Google Data Studio pode trabalhar de forma integrada com várias outras plataformas, recebendo dados e gerando relatórios de alta qualidade.

Não é de hoje que as estratégias de marketing são a principal forma de atrair leads (clientes em potencial) para as empresas. Isso, sempre com o objetivo primário de aumentar a lucratividade de negócios. E para aproveitar (e conduzir bem esses leads), o Google Data Studio pode ser uma ótima ferramenta.

Para aumentar a lucratividade, é importante também cortar gastos. E para isso, criar estratégias mais assertivas. Por isso, o grande investimento das agências de marketing, empresas e blogs em: informação.

Dados são a melhor forma de fazer um projeto assertivo. É com números que podemos traçar o que deverá ser feito em uma campanha, e também saber se nosso esforço está tendo um retorno positivo.

Para obtenção desses dados, existem muitas plataformas, como o Google Analytics. Porém, o Google fez uma coisa ainda melhor para nós, que trabalhamos com marketing: o Google Data Studio.

Uma plataforma capaz de unir dados de forma eficiente, com tudo que utilizamos nas nossas campanhas: do orgânico aos Ads, o Google Data Studio consegue mostrar tudo de forma organizada e objetiva.

Então, se você quer conhecer mais sobre essa ferramenta do Google, trouxe aqui toda informação necessária para começar a usar. Você verá aqui o que é a plataforma e os benefícios para o seu negócio.

INFORMAÇÃO

Estamos na era da internet, tudo está migrando do físico para o digital. Tudo está se moldando a essa nova forma de trabalhar. Estão surgindo negócios e novas formas de negociar.

E o que surgiu com essa onda da digitalização? INFORMAÇÃO!

Tudo gira em torno de informação. Hoje, se observarmos, todas plataformas que utilizamos, seja no ramo do marketing ou não, geram dados. E eles são mesmo fundamentais para que qualquer negócio possa se alinhar com suas metas.

E quando falo de marketing, isso se torna ainda mais crucial. Já pensou chutar uma bola ao gol de olhos fechados? Mesmo que sem goleiro, você ainda pode errar.

É isso que acontece quando você trabalha em uma campanha sem informação. Sem um público alvo definido, sem uma persona e sem conhecer como o mercado reage aos seus estímulos.

Hoje porém, não temos a dificuldade de fazer tudo isso manualmente. Existem dezenas de plataformas para analisar e compilar dados. Um ótimo exemplo, certamente, é o Google Analytics. Ele mostra o desempenho do nosso site, informações do Google Ads e muitas outras.

Então, já deve ter fica claro para você a importância da informação. Marketing sem informações, não dá!

O QUE É O DATA STUDIO?

E por que falar tanto de dados e informação, quando o assunto é, na verdade, o Data Studio da Google? Por que saber a importância da informação é relevante para estudar essa plataforma?

Falei aqui somente de duas plataformas que geram dados: o Analytics e o Ads (antigo AdWords). Porém, existem muitas mais: dentre elas, temos CRM, rede sociais e diversas KPI’s. Tudo isso gera muita informação, o que gera muita planilha, e complicações no momento de integrar informações.

Assim, o maior desafio de quem trabalha com o marketing é justamente exibir esse mundo de informações de forma amigável. De forma que seja possível entender facilmente como esses números se traduzem em lucratividade – e que não sejam apenas gráficos.

Pensando nisso, e em como facilitam essa exibição, a Google trouxe o Google Data Studio. Uma proposta que visa juntar informações de diversas plataformas e reuní-las em um só ambiente. E mais, trazendo uma melhor experiência na etapa de visualização de resultados.

Além disso, a plataforma conta com atualização dos dados em tempo real, o que otimiza muito o serviço. Isso significa reduzir muito trabalho de atualização de planilhas. E o melhor disso, é que o cliente, ou os gestores da sua empresa, também podem acompanhar, de onde quiserem, a evolução dos resultados.

Sendo assim, nem precisarei falar que o Google data Studio é uma ferramenta bastante intuitiva. Afinal, nem todo mundo tem aquela expertise em excel e sabe mexer em planilhas muito complexas. Essa plataforma também dá uma forcinha para a gente nesse momento.

INTEGRAÇÃO

Já falei acima, mas é importante frisar: reunir todos os seus dados é de extrema importância para um acompanhamento eficaz e ágil.

E o principal motivo para falar de integração aqui é pela facilidade desse plataforma para interagir com outras, principalmente com as ferramentas da Google.

Toda empresa que utiliza marketing trabalha com o Google Ads e o Analytics. E isso faz com que o Google Data Studio brilhe muito!

O Google Data Studio pode trabalhar de forma integrada com essa plataformas, recebendo dados e gerando relatórios de alta qualidade. Capaz de compilar tudo o que está acontecendo com seu site, anúncios e nas vendas reais.

Essas informações poderão ser utilizadas para revisão da sua estratégia de marketing. E assim, trazer a oportunidade de rever direções e melhorar resultados do negócio.

POR QUE USAR O GOOGLE DATA STUDIO?

Já devem ter ficado bem claros aqui os motivos pelo quais você deve usar o Google Data Studio. Mas vamos listá-los aqui:

Integração de dados

Ter todos os dados juntos em apenas um lugar é uma grande otimização de tempo para quem trabalha com marketing. Acabar com os serviços operacionais de ir buscar informações em diversas plataformas é o grande diferencial para um gerenciamento ágil.

Visualização simplificada

Mais do que unir as informações, é importante que sejam fáceis de ler. Entender o que está acontecendo é mais importante do que conhecer os números. Não adianta juntar dezenas de dados isalados em planilhas. Trazer uma visualização ótima, de forma que todos possam entender e saber se algo está errado, apenas com o olhar.

Otimização de estratégias

O principal motivo para trabalhar com informação é a assertividade. Ainda mais que isso, poder ver onde está errando ou acertando. E claro, mudar e/ou melhorar a sua estratégia.

CONCLUSÃO

Trabalhar com informação é imprescindível para quem quer crescer no ramo do marketing. E saber usar as informações de maneira eficiente é o diferencial que o mercado precisa.

O Google Data Studio chegou para quem quer se destacar e otimizar seus processos com Web Analytics. Não deixe de trabalhar com essa plataforma e entregar um produto com maior qualidade para seus clientes.

Você não precisará mudar suas atividades. É só uma questão de compilar todos os dados gerados pelos seus diversos esforços.

Se você gostou desse texto, também pode gostar desse outro, onde abordamos “O que são BI e Web Analytics e para que servem”. Não deixe de ler, ok? Até a próxima!