O e-mail marketing é apenas um dos esforços que uma estratégia de Marketing Digital depende. Dentro das ações que envolvem um bom planejamento digital, o e-mail marketing tem o objetivo de dar sequência ao relacionamento da empresa com seus clientes e potenciais clientes.
Um bom desempenho das campanhas de e-mail marketing é muito importante para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Através das campanhas de e-mail marketing, é possível dar oportunidade de seus clientes e potenciais clientes comprarem da sua empresa. Mas, o principal objetivo, é construir um relacionamento entre público e marca, a fim de alcançar a fidelidade de clientes ou potenciais clientes.
Essa ferramenta é capaz de realizar o processo de tornar um potencial cliente em um cliente, e além disso, tornar um cliente comum em um cliente fiel. O e-mail marketing é uma maneira de manter seu público em contato com a marca, seja ofertando produtos e serviços, transferindo informações relevantes ou mesmo enviando as tradicionais felicitações de aniversário ou outras datas comemorativas.
Aqui na WeBrain nós disparamos milhares de e-mails todas as semanas para nós e nossos clientes. Para ter sucesso nessas ações contamos com ferramentas adequadas, que trazem resultados satisfatórios para as entregas, aberturas e taxas de cliques dos disparos. Além das técnicas de copyright, é crucial que seus disparos contem com ferramentas que realmente entregam os e-mails, no nosso caso, contamos com uma parceria de longa data com a RD Station.
Mas se você já sabe de tudo isso e está pensando em otimizar ainda mais seus disparos de e-mail marketing, existem 3 dicas de ouro que podem influenciar no desempenho de seus disparos positivamente. Segue o fio…
1. Melhores Dias para Disparos de E-mail Marketing
Cada segmento ou modelo de negócio possui um público-alvo, e cada pessoa possui seus hábitos. Mas essa pesquisa da CoSchedule, mostra quais dias da semana tendem a ter desempenhos satisfatórios dos disparos de e-mail marketing.
Através do cruzamento de dados de seus usuários, a CoSchedule observou os dias com melhores resultados dos disparos de e-mail marketing. A pesquisa colocou em primeiro lugar a terça-feira, seguido da quinta-feira e apesar de resultados menos satisfatórios, boa parte de seus usuários realizam os disparos na quarta-feira.
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2. Melhores Horários para Disparos de E-mail Marketing
O dia possui 1.140 minutos, definir qual horário devemos disparar um e-mail marketing não é fácil. Não existe uma receita pronta ou uma verdade absoluta, mas essa pesquisa da CoSchedule indica quais horários devem ser ao menos testados.
Ao cruzarem os dados de seus usuários eles chegaram a conclusão que, terça-feira (melhor dia da semana) às 10h da manhã alcançou os melhores resultados. No entanto, em segundo lugar, a quinta-feira às 20h da noite também conseguiu bons resultados. Isso mostra que não existe um padrão, um período perfeito. Procure realizar testes e observe os resultados.
3. Melhores “Assuntos”
O “assunto” do e-mail é a primeira coisa que o usuário visualiza. Por isso, o assunto é o que realmente vai fazer seus clientes ou potenciais clientes abrirem o e-mail. Uma boa copy para o “assunto” deve causar uma impressão impactante e gerar a expectativa necessária para que as pessoas os abram.
Dentro dos diversos e-mail e testes que realizamos, tiveram algumas características nos “assuntos” que mostraram gerar mais resultados nos disparos que outros que não tiveram essas características. Seguem algumas delas:
- Torne o assunto pessoal inserindo o nome: Ao criar o assunto, em alguns casos, identificamos que o fato de inserir o nome das pessoas no assunto impactou diretamente na taxa de abertura dos e-mail. Ferramentas como a RD Station permitem que se crie essa lógica, onde todos os e-mail seguem o padrão de inserção no assunto de: ex: “[Primeiro Nome], assunto”.
- Oferta: Outra característica de e-mail de sucesso é a criação de um assunto que traga a expectativa para uma oferta limitada ou exclusiva. Utilize frases na área de assunto como, “Última chance…”, “Oferta exclusiva…”, “Aproveite agora…” e outras frases que tragam a sensação de urgência.
- Conteúdo valioso: E-mails em que o assunto deixe o usuário curioso para seu conteúdo possuem melhores resultados. Frases como “Descubra aqui”, “5 maneiras de”, “Dicas infalíveis”, “Como a empresa X alcançou resultado Y”, fazem com que as pessoas interessadas em sua empresa abram o e-mail curiosos pelo conteúdo que poderão consumir.
Concluindo
Como dito anteriormente nesse post, não existe uma receita pronta para que seus disparos de e-mail marketing tenham melhores resultados. No entanto, as informações deste post serão valiosas para que você possa realizar testes mais assertivos para a otimização de suas campanhas de e-mail marketing.
Teste seus disparos em diferentes dias e horários, com diferentes assuntos e abordagens. Trate suas campanhas de e-mail marketing de acordo com a metodologia de melhoria continua e mensure o resultado de cada disparo. Com o tempo os resultados vão te mostrar o que funciona melhor para você.