Fórmula de Lançamento: Entenda Como esse Método Realmente Funciona na Prática

Fique por dentro desse assunto e saiba como usufruir dessa estratégia para vender muito mais em um curto período de tempo

Fórmula de Lançamento
Leitura de 10min

Já ouviu falar sobre a Fórmula de Lançamento, mas ficou em dúvida se isso realmente funcionaria para o seu negócio? Separamos algumas informações relevantes para você entender um pouco mais sobre a metodologia.

Se você possui um negócio próprio e faz questão de acompanhar todas as movimentações relacionadas a ele, com certeza é capaz de responder a essa pergunta em questão de segundos: “Em média, quantas vendas são realizadas por ano no seu empreendimento?”. Agora que já pensou neste número, queremos que imagine como seria realizar essa mesma quantidade de vendas, porém, em apenas uma semana. E aí, conseguiu?

Enquanto para alguns isso pode ser visto como um “sonho inalcançável”,  para outros já é uma feliz realidade. E acredite: tudo isso se deve a um incrível método diretamente ligado ao Marketing de Conteúdo, o qual ficou conhecido como “Fórmula de Lançamento”.

Apesar de ter sido criada pelo norte-americano Jeff Walker, um dos maiores nomes do marketing nos Estados Unidos desde os anos 90, aqui no Brasil foi Erico Rocha que adaptou e popularizou essa estratégia. Isso aconteceu a partir do momento em que decidiu trocar sua carreira promissora em bancos de investimentos internacionais e se dedicar totalmente ao empreendedorismo.

Hoje em dia, Erico é considerado um dos maiores especialistas em lançamentos digitais do país. Ele transformou a “Fórmula de Lançamento” em uma metodologia que desperta o interesse de inúmeros empreendedores e profissionais da área de marketing. Atualmente, essa estratégia ainda é considerada um grande fenômeno dos negócios online e vem evoluindo com o passar dos anos.

Mas no Fim das Contas, o Que é a Fórmula de Lançamento?

Seja para aumentar as vendas de produtos ou criar um negócio do zero, a Fórmula de Lançamento consiste em uma metodologia que objetiva o impulsionamento das vendas em um curto período de tempo. Ela utiliza como premissa, a publicação de conteúdos e construção de relacionamento com o público, principalmente em períodos sazonais.

A proposta dessa estratégia é fazer um “6 em 7”, ou seja, ter um faturamento de 6 dígitos (a partir de 100 mil reais) em 7 dias. É exatamente por esse motivo que passou a ser tão comentada e procurada.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, esse retorno não acontece como em um passe de mágica. É preciso dedicação total para que a técnica funcione e, apesar do nome passar a impressão de algo que se refere somente à fase de lançamento/estreia dos produtos, vale mencionar que ele diz respeito a todas as ações que fazem parte dessa operação.

Como Colocar em Prática a Fórmula de Lançamento?

A gente sabe que todos os processos e análises são importantes quando se deseja tentar algo novo em um empreendimento. Mas saber como as coisas de fato funcionam na prática tem sempre um gostinho mais especial, não é verdade?

Se tratando da Fórmula, uma série de modelos de lançamento foram criados para que determinado produto pudesse ser colocado no mercado: lançamento relâmpago, afiliado, semente, perpétuo, interno e espartano. E, mesmo cada um deles apresentando suas características e particularidades, a execução acontece de forma semelhante, seguindo as seguintes etapas:

Relacionamento

De nada adianta lançar um produto no mercado se o seu público não estiver consolidado. Antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer contato com pessoas que poderão ser seus compradores em potencial. Por isso, a gente não cansa de repetir por aqui: conheça seu público, seus interesses e, somente a partir disso, comece a traçar estratégias de interação e engajamento.

O nome da sua empresa deve ser lembrado e marcar presença no cotidiano do usuário. Assim que você for capaz de atingir esse objetivo, certamente essa relação será duradoura e de confiança e você estará pronto para dar o próximo passo.

Lançamento

Esse sim é o momento de colocar o seu produto à venda. Mas ao contrário do que vemos por aí, onde a qualquer hora é possível encontrar o que se deseja pela internet, aqui o foco é voltado para a sensação de escassez e emergência. Ou seja, o produto é oferecido por um período limitado, jogando com “gatilhos mentais” para que as pessoas comprem imediatamente após a abertura do carrinho de compras.

É nesta etapa que os maiores esforços são concentrados, visando reunir toda aquela base de de usuários engajados anteriormente. Aqui, uma boa gestão de tráfego pago faz toda a diferença para um lançamento sucesso.

Entrega

Se você já acompanha nossos artigos há um bom tempo, sabe que sempre mencionamos a necessidade de prezar por um pós-venda eficiente. E é exatamente sobre isso que essa fase da Fórmula se trata.

Com o relacionamento construído e a venda concretizada, cabe a você não somente entregar o produto prometido como manter essa relação após a finalização de todo o processo. Isso significa entender como foi a experiência de compra do cliente e, a partir desse retorno, trabalhar em aprimoramentos constantes para o seu negócio. Afinal, tenha sempre em mente de que essas pessoas poderão se tornar promotores do seu trabalho.

Quais São os Benefícios que a Fórmula de Lançamento Promete?

Criação e Aprimoramento do Produto

Você não precisa necessariamente ter um negócio para se interessar por esse método. Uma das possibilidades é a de permitir que você crie algo completamente do zero. Contudo, caso já tenha em mente algum produto que queira apostar, basta trabalhar em aprimoramentos. O fundamental é que você pense em algo que agregue conhecimento e informações exclusivas para quem irá adquirir seu produto.

Dessa forma, quando pensamos em Fórmula de Lançamentos, é comum nos referirmos a infoprodutos. Certamente você já ouviu falar ou até mesmo se interessou por algum curso online, não é mesmo? Contudo, essa metodologia também pode ser utilizadas em produtos físicos. Neste caso, é recomendado utilizar a sazonalidade, como Páscoa ou Natal, por exemplo, onde temos produtos temáticos. Ou mesmo o lançamento real de um produto novo no mercado, oferecendo a exclusividade de aquisição em primeira mão.

Construção de Autoridade e Valor

Muito mais do que produtos e marcas, a Fórmula de Lançamento também promove pessoas através da criação de um conteúdo eficiente. Sendo assim, o indivíduo aprende a trabalhar sua própria imagem em conjunto com o seu negócio, demonstrando que realmente entende do assunto e tem autoridade sobre ele.

Ao construir uma autoridade, as pessoas que não adquiriram num primeiro momento, ficarão na expectativa de novos lançamentos. Afinal, por se tratar de vendas em um curto período, é comum que novos lançamentos sejam feitos de tempos em tempos.

Um ano de Vendas em Uma Semana

Como mencionado anteriormente, esse é o principal benefício prometido. Dessa forma, todas as estratégias digitais, ferramentas de vendas e planejamento são voltadas a esse objetivo. Aqui, espera-se então um faturamento mais alto em vendas sazonais do que em um ano de vendas contínuas.

Portanto, atenção! Como estamos falando de um alto volume de visitas e transações, é fundamental que o seu site ou plataforma esteja preparado para isso. Caso contrário, o lançamento irá causar o efeito contrário e deixar muita gente insatisfeita. Problemas de lentidão e erros na hora do pagamento são comuns, então, essa metodologia exige uma estrutura digital robusta para evitar prejuízos.

Evento ao Vivo

Em muitos casos, o lançamento é feito ao vivo. Isso torna o evento em si muito atraente, pois existe a possibilidade de entrar em contato direto com a autoridade em questão e tirar dúvidas. E como dizem por aí: “Quem tem networking tem tudo”. Dessa forma, os clientes tem a possibilidade de ter contato direto com nomes importantes do mercado. Bem como clientes e ex-clientes do produto, através de um evento online. Um momento importante para compartilhar experiências e aprender ainda mais.

Em suma, estas são as informações básicas a respeito dessa estratégia que tem ganhado destaque no universo do Marketing Digital. Lembrando que, como em qualquer negócio online, é sempre recomendado que você se informe muito bem sobre como investir nessa metodologia. Então, quando se decidir por investir neste tipo de negócio, procure pro agências e profissionais experientes neste segmento.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Conta pra gente!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital