Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

6 pontos para analisar antes de escolher uma agência de marketing digital para o seu negócio


Agência de Marketing Digital

A escolha da agência certa começa com a definição das metas de negócios da sua empresa

As empresas perceberam o potencial do universo digital e estão direcionando boa parte de seus orçamentos de marketing para essa estratégia.

Sendo uma habilidade um tanto quanto complexa para dominar, o marketing digital requer uma equipe altamente qualificada com uma boa experiência. Porém, é difícil captar e manter uma equipe qualificada com experiência na área. Portanto, muitas marcas optam por terceirizar seu marketing digital para as agências.

Listamos seis coisas que todo empreendedor, fundador e líder de negócios deve ter em mente quando se trata de encontrar e contratar a agência de marketing digital certa para o seu negócio. Confira:

1. Tenha objetivos comerciais claros: branding, desempenho ou ambos?

Escolher a agência certa começa com a compreensão e definição das suas metas de negócios. Algumas agências são boas em branding, mas não em desempenho. Da mesma forma, algumas podem ser boas em ambos, mas não excelentes em nenhum. Os trabalhos já realizados pelas agências deixam claro em que elas são boas.

Portanto, pesquise todas as empresas pré-selecionadas e descubra quais são as especialidades de cada uma. Muitas agências disponibilizam cases de sucesso, que demonstram qual era o objetivo do projeto e qual estratégia a agência utilizou para atingir os resultados.

2. Resultados mensuráveis

E por falar em definir objetivos, é importante que a agência colete dados e forneça relatórios que apontem a evolução da estratégia. Uma boa agência de marketing digital ajuda a determinar os principais indicadores de desempenho (KPIs), seja de performance ou branding. Esses indicadores ajudam a entender o desempenho de suas campanhas de marketing em relação às metas pretendidas.

Além disso, certifique-se de que a agência identifique as métricas importantes a serem seguidas em diferentes canais para determinar a eficácia de cada campanha. Você também poderá receber relatórios mensais ou trimestrais sobre suas campanhas, bem como uma auditoria no site para ajudá-lo a tomar boas decisões de marketing, se estes serviços estiverem dentro do pacote contratado.

Baixar E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

Aprenda a mensurar e enxergar oportunidades com o Marketing Digital!

E-book: Análise de Dados com o Google Analytics

3. Entenda como a agência de marketing digital funciona: se possível, faça uma visita

Agências de marketing digital não possuem muitas barreiras operacionais. Geralmente, só é preciso um computador e um site para se considerar uma agência. Também existe uma grande quantidade de freelancers e profissionais autônomos nessa área. Portanto, muitas agências alegam possuir grandes equipes, mas no final das contas em geral são as famosas “eugências”.

Veja bem, não temos absolutamente nada contra agências formadas por apenas uma pessoa. Mas, e se caso essa pessoa ficar doente, passar por algum imprevisto ou infortúnio, quem ficará responsável por tocar o seu projeto? É bom alinhar esse tipo de questão antes de fechar seu projeto.

Portanto, é bom entender como uma agência de marketing digital funciona de forma geral. Hoje, muitas agências operam de forma enxuta, o que não quer dizer que não sejam eficientes. Muitos profissionais possuem qualificações em diversas áreas de marketing digital. Uma empresa com 5 profissionais pode ser tão eficiente quanto uma com 20 colaboradores. Tudo depende da especialidade da agência e sua metodologia.

Outro ponto interessante é, quando possível, visitar pessoalmente a agência. Claro que, no mundo virtual, você pode morar no nordeste e contratar uma empresa do sul do país. Neste caso, visitas presenciais são realmente inviáveis. Mas, caso opte por uma agência que esteja localizada na mesma cidade que sua empresa, vale a pena agendar uma reunião presencial e conhecer a sede e os profissionais de perto.

4. Conheça as Pessoas

Uma agência se trata, principalmente, de pessoas. Certifique-se de conhecer os profissionais que irão trabalhar no seu projeto.

Normalmente, a pessoa que está negociando o contrato e as pessoas que trabalham nos projetos são diferentes. Sempre que possível, procure conhecer a equipe de execução. Contrate agências que possuam especialistas nas estratégias que pretende investir. É possível até mesmo procurar esses profissionais em redes como o LinkedIn para ver suas qualificações.

Também é interessante procurar por agências especializadas em determinados nichos. Uma agência especialista em marketing imobiliário pode não ser a melhor opção para um e-commerce de roupas, por exemplo. Portanto, é sempre aconselhável encontrar uma agência que tenha um histórico comprovado em seu nicho.

5. Qualidade acima da quantidade, sempre

Não deixe que apenas números influenciem sua decisão. Uma agência A pode fazer mais de 40 posts por mês, e uma agência B pode fazer por volta de 30 posts por mês. Num primeiro momento, a quantidade pode parecer um bom negócio, mas nem sempre isso se apresenta como uma vantagem competitiva.

Ninguém irá se lembrar de quantas postagens sua marca fez em um mês, mas certamente elas se lembrarão de um bom design e um conteúdo interessante. Peça exemplos de posts e artes e veja se os materiais correspondem à expectativa que você deseja para sua marca.

6. Peça referências e faça uma revisão

Entre em contato com os clientes existentes de uma agência e peça um feedback honesto deles. O bom e velho “boca a boca” continua sendo bastante seguro e eficiente. Se os clientes de determinada agência se mostram satisfeitos com os serviços, certamente este é um bom indicativo.

Algumas dessas orientações podem parecer meio exageradas, mas não são. Mudar de agência é uma tarefa tediosa e cansativa. Uma contratação incorreta pode atrasar seus esforços de marketing por meses, ou até mesmo anos.

Lembre-se, você não precisa da melhor agência, apenas da correta para o seu objetivo.


Você também pode gostar de ler:

atendimento de leads

Como conquistar a confiança dos leads no atendimento

PQL

PQL: Como utilizar seu produto para qualificação de leads

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube. Entenda o porquê!