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Como fazer Marketing Digital para Clínicas e atrair novos clientes?


Marketing Digital para Clínicas

Separamos algumas estratégias de Marketing Digital para Clínicas e consultórios médicos que podem ser muito úteis para atrair mais pacientes para a sua empresa.

O principal objetivo de uma clínica, ou de um profissional da saúde, é ajudar os seus pacientes. Porém, como em qualquer outro negócio, precisam ter, antes de tudo, o caminho para chegar até esses pacientes. Pois só assim será possível ajudá-los. Assim, o marketing digital para clínicas tem ganhado grande relevância. 

Mesmo que existam diversos requisitos e limites para as estratégias de Marketing de uma Clínica, ou qualquer outro negócio da área da saúde, é possível de adequar. O Marketing Digital se mostra sim muito indicado para trazer mais pacientes até você. 

Hoje, a maioria das pessoas que necessitam de algum tipo de atendimento médico pesquisa online antes de tomar uma decisão. E o Marketing Digital é o maior aliado de quem gostaria de ser encontrado nessas buscas.

Porque Executar uma Estratégia de Marketing Digital para Clínicas?

Diferente das estratégias tradicionais de Marketing, em que o consumidor é impactado por uma publicidade, sem ao menos demonstrar interesse, o Marketing Digital preocupa-se em impactar apenas consumidores que já buscam solução para um problema específico. 

Por exemplo, se um usuário pesquisar por um tratamento, ou procedimento médico, e encontrar um vídeo que realmente tenha relevância, vai prestar atenção. Esse usuário, já interessado, ficará inclinado a descobrir mais sobre quem sanou suas dúvidas. Já que, possivelmente, esse profissional tem a solução para o seu problema.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias que podem ser muito úteis para todos os segmentos de Clínicas e consultórios médicos. Confira algumas opções de marketing digital para clínicas que realmente podem atrair mais clientes para a sua empresa.

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Exemplos de Estratégias de Marketing Digital para Clínicas:

  • SEO: Otimização para mecanismos de busca

Search Engine Optimization (SEO) é uma técnica de otimização de sites para uma melhor classificação do site. Mas onde? Perante os mecanismos de busca, com base em palavras-chaves pré estabelecidas, ou até frases específicas. 

Imagine que um usuário está pesquisando sobre uma doença que pode acometer grávidas, por exemplo. E sua clínica possui práticas inovadoras para tratar doenças relacionadas à gravidez. O SEO é capaz de posicionar uma página específica de seu site, onde consta todo o “knowhow” da sua clínica sobre o assunto. Sua página vai aparecer entre os melhores resultados de busca, sem nenhum custo com anúncios ou propagandas.

Sabendo do grande volume de pessoas pesquisando sobre esse tipo de assunto online, você precisa garantir que sua capacidade em atendê-lo seja encontrada. Afinal, se elas não souberem que você pode resolver seu problema, elas buscarão atendimento em outro local.

  • Google Ads (Links Patrocinados)

Utilizado geralmente por empresas que ainda que não possuem um bom posicionamento orgânico, com base em SEO. É possível pagar para posicionar a sua página nas primeiras posições das pesquisas no Google.

Através da compra de palavras-chave, você pode configurar campanhas no Google para exibir o seu site, de acordo com a pesquisa que o usuário fez. Como os pacientes em potencial estão pesquisado a todo instante, seus anúncios darão a oportunidade desses usuários conhecerem os seus serviços em primeiro lugar.

No entanto, o marketing digital para clínicas e empresas da área da saúde requer alguns cuidados. Além de muitas informações médicas serem confidenciais, ou não poderem ser divulgadas em formato de publicidade, promoções são proibidas. Sugerimos toda atenção ao Código de Ética Médica

  • Mídias Sociais

Assim como nos anúncios pagos, as mídias sociais também exigem certo cuidado aos requisitos para a publicidade médica, pautados no Código de Ética Médica. Porém, as mídias sociais são uma ferramenta poderosa para o marketing digital para clínicas, alcançando clientes que possam precisar de algum tipo de atendimento.

Além de ser uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento, as mídias sociais auxiliam a manter um contato recorrente com possíveis pacientes. Muitas vezes, as pessoas não precisam necessariamente de um atendimento naquele momento. Mas, estando sempre em suas vidas, quando essa necessidade surgir, há grandes chances delas procurarem pela sua empresa. 

  • Marketing de Conteúdo

Com tantas pessoas pesquisando mais sobre os seus problemas de saúde online, está mais fácil do que nunca encontrá-las. E possibilitar que conheçam logo os seus serviços e capacidades. Disponibilizar e compartilhar conteúdos relevantes trará autoridade para a sua clínica e seus profissionais.

Comece criando um blog para falar dos assuntos que mais domina e atualizar os seus pacientes sobre as técnicas mais atuais na área da saúde. E claro, demonstrando sempre a capacidade da sua clínica para executá-las. 

Incentive as pessoas a interagirem com esses conteúdos e a consumirem outros conteúdos de seu blog e redes sociais. Procure maneiras para essas pessoas se inscreverem com seus emails em uma newsletter, por exemplo. Assim, no futuro, a sua clínica poderá disponibilizar mais conteúdos relevantes, sobre o que estavam buscando, através de disparos de email marketing.

Vídeos também são ótimas ferramentas! Se você quer mostrar as suas instalações e especialidades, os vídeos darão aos pacientes a oportunidade de conhecer mais, antes mesmo de visitar a sua clínica. 

Ao fornecer conteúdos relevantes e de fácil acesso, você estará se posicionando como autoridade no assunto. E assim, estará sempre incentivando os seus possíveis pacientes a escolhê-lo para solucionar seus problemas.

  • Inbound Marketing

Pense em todas as estratégias citadas anteriormente trabalhando em conjunto, com uma metodologia baseada em automação. O Inbound Marketing envolve todas as estratégias citadas anteriormente, somadas a automação e a uma metodologia para definição do seu público alvo, jornada de compra e conversão.

Ou seja, seu público-alvo encontra sua clínica através de pesquisas online – seja via SEO ou Google Ads. Consome seus conteúdos relevantes, interessado no assunto, e inscreve seu email para receber mais informações sobre o que estava buscando. Assim, entra em um fluxo de automação planejado, para que caminhe em sua jornada de compra e, finalmente, se converta em um lead qualificado.

Ao se inscrever e entrar em um fluxo de automação, a estratégia de Inbound Marketing vai pré estabelecer quais serão os próximos conteúdos que esse usuário vai receber. Através desses conteúdos, o usuário vai conhecer mais sobre a Clínica, sua autoridade no assunto que ele pesquisou, como a Clínica pode auxiliá-lo a resolver seus problemas de saúde. 

E por fim, dará a oportunidade para um contato. Seja marcando uma consulta, uma oportunidade de conhecer a clínica pessoalmente ou realizar um exame específico. 

Concluindo

Fica claro que o marketing digital para clínicas é ideal para quem deseja aumentar o número de atendimentos. Mas também é importante ressaltar que, mais do que em outros segmentos, uma estratégia de Marketing Digital na área da saúde exige alguns cuidados e certa expertise.  

Se você ficou interessado em saber mais sobre como o Marketing Digital pode auxiliar sua Clínica a atender mais pacientes, entre em contato com a WeBrain. Ficaremos felizes em atender você.


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