Marketing sazonal no ambiente digital: como aproveitar cada período do ano

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para trabalhar o Marketing Digital da sua empresa. Confira algumas dicas!

Cupons e descontos no marketing sazonal
Leitura de 9min

O marketing sazonal é definido como a estratégia de vendas que utiliza épocas específicas do ano para criar oportunidades comerciais. Essas épocas podem ser datas comemorativas, estações, eventos, acontecimentos ou assuntos em alta.

Planejamento de marketing sazonal digital

Ao fazer marketing sazonal digital, é importante, antes de tudo, ter um planejamento. Você deve, assim, antecipar as ações realizadas.

Para isso, você precisa entender para quem você está vendendo (a sua persona). Ou seja, entender o que essa pessoa quer, o que ela precisa e quem ela é.

Dessa forma é possível entender que períodos podem ser interessantes para esse público e como você pode ajudá-lo nesse momento.

Entenda os hábitos da sua persona no seu site

Existem diversas formas de entender a sua persona. Uma delas é por meio do conhecimento dos hábitos dela no seu site. O Google Analytics fornece informações quase ilimitadas sobre a navegação dos usuários nele. Acompanhar essas informações pode gerar inúmeros insights de estratégias sazonais.

Saber em que períodos do ano sua persona procura mais por um determinado produto ou serviço é uma boa dica. Você pode combinar uma data comemorativa ao produto ou serviço mais acessado naquele período com uma promoção especial, por exemplo.

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Conheça o histórico de vendas ao longo do ano

Para utilizar estratégias de marketing sazonal, você deve saber também em que períodos você vende mais. Além disso, é importante saber se existem produtos ou serviços que são mais vendidos em um determinado período, em relação a outros.

Caso você seja um e-commerce, esse histórico pode ser configurado e visualizado no Google Analytics. No entanto, se suas vendas não forem online, você deve ter uma outra maneira de acompanhar o histórico de vendas com uma certa frequência.

Tendo essas informações em mãos, você pode utilizá-las para atingir seu público no período certo, com o produto ou serviço certo.

Acompanhe os assuntos do momento

Algumas sazonalidades são fixas e previsíveis, como as datas comemorativas e as estações do ano. No entanto, existem outras possibilidades de períodos que você pode aproveitar no marketing digital.

Um vídeo viral da internet, um grande filme estreado recentemente, uma nova descoberta científica. Todas essas são possibilidades de assuntos do momento que podem ser aproveitadas no marketing digital.
Conhecendo os assuntos, é possível planejar as próximas ações.

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Ferramentas e sites para acompanhar

No Google Trends, você pode verificar os termos mais buscados do momento, dos últimos meses, do ano, ou de uma determinada categoria. Lá você pode até mesmo buscar por um termo específico e ver o quanto ele tem sido buscado ao longo do momento. Nas buscas do Google Trends, você pode fazer um filtro de localização, verificando a pesquisa apenas nos locais que te interessam.

Google Trends

Além disso, você pode verificar os trending topics do Twitter. Eles consistem em uma lista em tempo real dos assuntos mais falados no Twitter em um determinado local (que pode ser desde uma cidade até o mundo todo).

Além de acompanhar o Google Trends e os trending topics, é importante também que você acompanhe os veículos de consumo de sua persona. Esteja nas redes sociais utilizadas por ela e acompanhe os mesmos portais de notícias e entretenimento. Assim, você fica por dentro dos mesmos assuntos que o seu público.

Utilize um calendário de datas comemorativas

Verifique todas as datas em um calendário de datas comemorativas. Selecione, então, aquelas que podem gerar oportunidades de ações de Marketing Digital, de acordo com as dicas fornecidas anteriormente.

Outras datas podem ser escolhidas com base na relação direta com seu segmento, gerando insights mais diretos para você. Uma pizzaria, por exemplo, pode escolher o “Dia da Pizza” para promoções especiais. Essas promoções podem ser anunciadas em diferentes meios digitais, como Email Marketing, redes sociais e o próprio site da empresa.

Algumas datas também podem ser escolhidas com base em seu público, ou em uma parte dele. Algumas livrarias, por exemplo, realizam promoções de livros e quadrinhos considerados ”geek” no Dia do Orgulho Nerd. Embora nem todos os clientes delas sejam ”nerds” ou ”geeks”, esse tipo de ação chama a atenção desse público específico e traz oportunidades de vendas que não existiriam.

Além disso, também é possível selecionar datas mais abrangentes e conhecidas pelo público em geral, como a Black Friday e o Natal. Nesses casos, é fundamental acompanhar as ações da concorrência antes de planejar suas ações detalhadamente.

Após selecionar as datas, você pode montar um calendário de campanhas baseadas nelas.

calendário de datas comemorativas

Faça marketing de conteúdo relacionado às sazonalidades

Depois de conhecer as sazonalidades interessantes para o seu negócio, é possível começar a elaborar estratégias de marketing de conteúdo relacionadas à elas.
Conecte-se à sua persona com conteúdos que façam sentido para ela. Isso pode ser feito de diferentes formas.

Você pode, por exemplo, fazer um post de blog sobre o relacionamento entre mãe e bebê perto do dia das mães, caso o seu cliente seja uma loja de produtos para crianças pequenas.

É importante ainda que você foque em estratégias que gerem leads para que você entre em contato futuramente. Crie materiais ricos relacionados ao período escolhido, como ebooks, infográficos, webinars, etc. Esses materiais devem estar em uma landing page com um formulário obrigatório para o download.

Uma loja de doces, por exemplo, pode fornecer um ebook de receitas de Natal que podem ser feitas com seus produtos. Com o contato do cliente, a loja pode se conectar com ele novamente em um email marketing.

Crie ações promocionais sazonais no meio digital

Uma das estratégias mais eficazes de marketing sazonal no meio digital é a criação de ações promocionais.

Cupons e descontos

Você pode criar descontos especiais durante a sazonalidade escolhida. No exemplo da loja de doces, você poderia atingir a base de pessoas que baixaram o ebook de receitas com um email sobre descontos em alguns produtos durante o mês do Natal. Assim, você fala com as pessoas que já estavam interessadas no seu produto.

É possível também oferecer cupons exclusivos para seus clientes que funcionem apenas no período determinado por você. O cupom pode ser enviado por email para sua base de clientes. Assim, seu cliente se sente especial e você ainda cria um senso de urgência de compra.

Concursos e sorteios

Outra dica é realizar concursos e sorteios nas redes sociais. A vantagem dessa estratégia é a grande atenção que sua marca pode receber. Isso porque publicações desse tipo costumam ter muitos comentários e compartilhamentos.

Brindes

Uma estratégia bacana também é selecionar algum produto que tenha relação com a sazonalidade em questão (data comemorativa, assunto em alta ou estação do ano) e colocá-lo como brinde. Esse brinde pode ser oferecido na compra de um certo produto ou a partir de um certo valor de compra. Lembre, então, de divulgar essa promoção em diferentes canais digitais (banners do seu site, email marketing, redes sociais, etc).

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#Sazonal


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