Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

5 razões para começar a usar o Whatsapp para empresas hoje!


Whatsapp

Além de ser gratuita, a ferramenta possibilita programar respostas automáticas para não deixar o cliente na mão!

Se você chegou até este post é porque provavelmente tem receio de abrir mais um canal de comunicação com seu cliente e não dar conta de atender suas dúvidas. Afinal, é comum as pessoas preferirem o contato via texto (ou áudio) ao invés de ligações e, disponibilizando um número de Whatsapp para a empresa, a demanda por informações poderia crescer.

Tudo bem, esta preocupação é genuína, mas, a boa notícia é que, no início deste ano, o Whatsapp lançou o Whatsapp Business (ou Whatsapp para Negócios) com recursos que prometem facilitar a interação com os clientes. Como? De forma bastante simples, como já era a plataforma para Pessoas Físicas:

Whatsapp para empresas

Na parte do perfil é possível inserir as informações básicas do negócio, como endereço, descrição, e-mail e site.

Whatsapp

Com o recurso de Respostas Rápidas, você pode salvar mensagens que envia com frequência, e reutilizá-las para responder perguntas com mais agilidade.

Whatsapp

Você pode ainda definir uma mensagem de ausência para quando estiver indisponível, informando uma previsão de tempo de resposta ou trazendo informações que esclareçam possíveis dúvidas iniciais.

Em suma, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido para atender necessidades de pequenas empresas. Fornece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Está disponível (por enquanto) para Android e pode ser baixado na Play Store.

Por que usar o Whatsapp para Empresas

Entendeu como funciona a ferramenta? Então vamos adiante para você conhecer alguns benefícios de usar o Whatsapp para Empresas! Não entendeu como funciona? Antes de prosseguir a leitura do texto veja este tutorial.

Baixar E-book: Geração de Leads com Google Ads

Gere mais negócios para sua empresa. Fale com as pessoas que querem mesmo o seu produto ou serviço!

Ebook: Geração de Leads com o Google Ads

1. Divulgar

A partir de sua lista de contatos de clientes você pode divulgar dicas, conteúdos relevantes e promoções. Caso ainda não tenha esta lista, comece desde já a fazer uma! Garimpe no sistema de pedidos e em cadernos o número de celular das pessoas que solicitaram seus produtos ou serviços e divulgue por meio de uma lista de transmissão. Ah, e não esqueça de pedir autorização para disparar estas mensagens!

2. Esclarecer

Estimule os clientes a tirarem dúvidas pelo Whatsapp ao invés de ligar (isto certamente vai fazer com que mais pessoas entrem em contato devido a praticidade). Gere um link direto para o Whatsapp de seu negócio e divulgue este link por meio de um botão em seu site ou página no Facebook. Clique aqui para aprender como gerar este link. Para cada número de Whatsapp que você tiver, você poderá ter até dois atendentes: um pelo celular e outro pela versão web.

Whatsapp

3. Vender

Sim, é possível iniciar transações via Whatsapp! Especialmente se você tem um serviço de delivery ou e-commerce. Aproveite a praticidade da ferramenta para negociar valores e forma de pagamento. Bem como para disponibilizar cupons de desconto, boletos ou o link para finalizar a compra, caso tenha e-commerce.

Whatsapp

4. Fidelizar

No meio digital o tal do pós-venda é fortemente recomendado. Primeiro porque a satisfação do cliente é o que fará com que ele consuma novamente seus produtos e serviços. E segundo porque, se ele veio do meio digital tem uma pré-disposição a utilizar este meio para falar de sua marca, seja bem ou mal.

Whatsapp

5. Mensurar

Por fim, com o Whatsapp para Empresas você tem nas mãos informações relevantes sobre o atendimento para gerar relatórios de performance. Aproveite estes dados para avaliar quais tipos de abordagem dão mais resultados para que com o tempo você possa ir aperfeiçoando o conteúdo divulgado.

É claro que tudo isso só é possível se você realizar um bom planejamento de comunicação.

Antes de sair utilizando o aplicativo, destine um número exclusivamente para o negócio, separando vida pessoal e profissional.

Em seguida, separe seus clientes em categorias que nortearão o cronograma de envios de mensagens. Isto porque, enquanto para alguns você enviará promoções, para outros você poderá enviar mensagens lembrando a data da próxima consulta ou da manutenção do veículo.

Se sua empresa for uma academia você pode, ainda, acompanhar a lista de presença e enviar, para os ausentes da semana, uma mensagem de “sentimos sua falta!”.

Enfim, são inúmeras as aplicações do Whatsapp nas empresas! O importante é encontrar a melhor maneira de utilizá-lo em seu negócio e fazer o trabalho de forma planejada e, de preferência, padronizada.


Você também pode gostar de ler:

Presença nas Redes Sociais

17 dicas atemporais para aumentar sua presença nas redes sociais

Marketing de conteúdo

Como alavancar sua marca online com o Marketing de Conteúdo

Era mobile first

Otimização Mobile: 12 Melhores Práticas para a Era do Mobile First