Últimas Atualizações do Google: Entenda Tudo Aqui!

Não só o conteúdo útil (Helpful Content Algoritm) passou novamente por atualização, como o algoritmo principal do buscador: Core Update. Leia o artigo completo e fique por dentro dos detalhes!

Google Core Updat
Leitura de 8min

Que o Google nunca para de evoluir, ninguém pode negar. Assim como tantas outras empresas de tecnologia, ele atualiza regularmente seus sistemas e algoritmos a fim de garantir uma melhor qualidade dos resultados de pesquisa, bem como maior segurança e experiência ao usuário.

As últimas atualizações da vez? Seu sistema de conteúdo útil (Helpful Content Algoritm) e seu algoritmo principal (Core Update).

Ainda não está por dentro dos detalhes e quer entender o que muda a partir de agora? É só acompanhar este conteúdo com a gente.

Atualização do Sistema de Conteúdo Útil: Helpful Content Algoritm

Se você é um leitor frequente do nosso blog, certamente vai se lembrar do artigo que publicamos no início do ano falando sobre a atualização desse sistema (para recordar, é só clicar aqui). Inclusive, nele explicamos em detalhes a sua finalidade e funcionamento. Sendo assim, aqui iremos focar apenas em sua nova atualização, realizada no mês de setembro.

Por se tratar de um algoritmo que cria um parâmetro que é utilizado pelos sistemas automatizados de classificação para garantir que o conteúdo original e valioso seja exibido em posições mais elevadas nos resultados de pesquisa, essa atualização veio com o objetivo de “assegurar que conteúdo não autêntico e de qualidade inferior não seja favorecido nos resultados de pesquisa”, segundo explicação da própria empresa.

O que isso quer dizer? Que todo e qualquer conteúdo, feito apenas com a intenção de ser ranqueado nas primeiras posições do buscador, serão retirados dos rankings principais. Portanto, se os conteúdos do site da sua empresa, por exemplo, se encaixam nessa questão, provavelmente será afetado de alguma forma.

Quais pontos principais foram adicionados ao Guia de Conteúdo Útil do Google?

  • Redução das restrições nas diretrizes referentes a conteúdo criado por máquinas (IA);
  • Alojamento de conteúdo de terceiros em subdomínios;
  • Fornecimento de diretrizes suplementares sobre como agir caso o seu site experimente uma diminuição no tráfego devido a uma atualização de conteúdo valioso.

Percebeu que o seu site foi afetado com a atualização do Helpful Content Algoritm? Saiba o que fazer!

A solução é um tanto óbvia. Afinal, se o buscador não quer priorizar conteúdos que tendem a “manipular” as classificações de mecanismo de pesquisa, ele vai então se concentrar em valorizar conteúdos que priorize pessoas. Ou seja, que ofereçam uma experiência positiva e enriquecedora a elas.

Para a criação destes conteúdos, vale lembrar que o buscador oferece um direcionamento, onde as seguintes perguntas devem ser respondidas para garantir uma entrega de sucesso:

“Você tem um público-alvo atual ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se entrasse em contato diretamente com ele?”

“Seu conteúdo demonstra claramente a experiência em primeira mão e um conhecimento profundo (por exemplo, conhecimento que vem de realmente usar um produto ou serviço ou de visitar um lugar)?”

“Seu site tem um objetivo ou foco principal?”

“Depois de ler seu conteúdo, uma pessoa vai sentir que aprendeu o suficiente sobre um tema para ajudar a atingir o objetivo dela?”

“Alguém que ler seu conteúdo vai sentir que teve uma experiência satisfatória?”

Contudo, é sempre importante ressaltar: mesmo que você mude seus conteúdos para este foco, os resultados virão com o tempo. Sendo assim, quanto antes começar a se ajustar, melhor.

Atualização do Algoritmo Principal do Google: Core Update

Um Core Update, também conhecido como Atualização Principal, refere-se a modificações ou aprimoramentos nos algoritmos já estabelecidos do Google, feitos para otimizar ainda mais os resultados de busca para seus usuários.

Embora o Google esteja em constante aprimoramento de seu algoritmo, as alterações introduzidas durante um Core Update são abrangentes e têm o potencial de impactar uma ampla variedade de sites em toda a Internet, independentemente do idioma.

Por essa razão, o Google faz questão de anunciar a implementação de um Core Update, pois, dependendo das atualizações feitas no algoritmo, sites e páginas podem experimentar variações no tráfego orgânico, seja aumentando ou diminuindo.

O certo é que a sua última atualização aconteceu em agosto e pode ser que você já tenha notado os efeitos dela por aí. Em caso de queda de desempenho, é bom focar na melhoria contínua dos seus conteúdos (mais uma vez, a experiência do usuário é o que conta) e até mesmo na atualização de conteúdos antigos.

Passo a passo para se recuperar da atualização do Core Update

As orientações que o Google aponta são as seguintes:

  • Veja quais foram as páginas que não apresentam bom desempenho;
  • Verifique quais palavras-chave levaram as pessoas a essas páginas;
  • Planeje, após isso, otimizar essas páginas com conteúdos melhores.

Uma sugestão adicional é verificar seu conteúdo em relação às perguntas que o Google disponibiliza em sua página sobre as atualizações do Core Update. Isso permitirá que você identifique áreas em que seu conteúdo pode não estar atendendo às expectativas dos usuários.

Dessa forma, você poderá priorizar a constante melhoria do seu conteúdo, assegurando que ele atenda aos requisitos de qualidade para alcançar posições mais altas nos resultados de pesquisa.

É importante ressaltar que seguir as diretrizes do Google não garante automaticamente que suas posições na SERP serão recuperadas ou que suas páginas permanecerão inalteradas. No entanto, seguir essas orientações é, sem dúvida, um passo mais sólido do que tentar ajustar seu conteúdo sem uma direção clara.

Preparado para fazer esses ajustes e conquistar as melhores posições nesse buscador oferecendo uma boa experiência ao seu público?

Lembre-se de que, para isso e tantas outras soluções estratégicas, você pode contar com a ajuda do nosso time.

Já são anos de experiência atuando no mercado de marketing contribuindo para o avanço dos resultados de empresas de diversos segmentos. Tudo isso através de projetos personalizados, adaptados a realidade de cada negócio.

Que tal agendar uma conversa e saber tudo aquilo que podemos fazer por você?

Não perca mais tempo e entre em contato hoje mesmo!


Receber conteúdos relevantes sobre Marketing Digital