State of SEO 2024: dados que podem orientar a estratégia de SEO do seu negócio no próximo ano

Confira detalhes importantes do terceiro relatório anual feito por um dos maiores portais de SEO do mundo e obtenha insights valiosos para aprimorar seus resultados.

State of SEO 2024
Leitura de 8min

Compreender as mudanças e evoluções constantes no cenário do SEO é crucial para profissionais/empresas que buscam identificar novas oportunidades de trabalho e permanecer à frente no dinâmico mundo digital. E é exatamente isso que o Search Engine Journal tem feito.

Pela terceira vez, um dos maiores portais de SEO do mundo conduziu uma extensa pesquisa a fim de entender as últimas tendências e práticas do setor. Esta pesquisa é denominada como State of SEO.

Dessa vez, a pesquisa contou com 3.890 profissionais de SEO, representando diversas formações, cargos, níveis de experiência e faixas salariais.

Uma iniciativa que não apenas ofereceu insights valiosos para a comunidade, mas também proporcionou uma visão abrangente das mudanças em curso, capacitando profissionais a se adaptarem e explorarem novas perspectivas no campo em questão.

Os pontos que chamaram a atenção? Esses você confere agora!

Criação de conteúdo se destaca como a estratégia mais relevante de SEO

Segundo a pesquisa, a produção de conteúdo destaca-se como a estratégia mais eficiente para 16,7% dos profissionais de SEO, ao mesmo tempo em que é identificada como a mais desafiadora por 13,8% deles. Além disso, 13,5% dos entrevistados acreditam que a criação de conteúdo será a estratégia que mais receberá atenção ao longo dos próximos 12 meses.

Os resultados revelam que, apesar de a produção de conteúdo ter proporcionado retornos significativos, a sua complexidade tem aumentado nos últimos meses.

Profissionais relatam desafios crescentes em diversas áreas, incluindo produção, marketing e estratégia. Esse cenário destaca a necessidade constante de adaptação e aprimoramento nas práticas de SEO, à medida que o ambiente digital continua a evoluir.

Criação de conteúdo é considerada a tática mais difícil

Para 13,8% dos profissionais de SEO, produzir conteúdo é um dos trabalhos mais difíceis, uma vez que envolve uma série de etapas complexas, mas essenciais para fazer com que os leitores se tornem clientes em potencial.

Determinadas atualizações do Google, como as pesquisas “zero-click”, juntamente com as regras EEAT e a inteligência artificial, têm complicado a vida dos profissionais de SEO, mesmo os mais experientes com mais de 20 anos de trabalho.

Em um panorama geral de anos de experiência, os resultados mostraram que a criação de conteúdo é difícil para:

  • 13,7% dos profissionais com menos de 2 anos de experiência
  • 15,5% dos profissionais com 2 a 4 anos de trabalho
  • 12,1% dos profissionais com 5 a 10 anos de trabalho
  • 14,1% dos profissionais com 11 a 20 anos de trabalho
  • 12,5% dos profissionais com mais de 20 anos de experiência

Portanto, vale o aviso: se você se sente meio perdido com todas essas mudanças que estão afetando os resultados de busca, saiba que não está sozinho.

Criação de conteúdo será o foco profissional de SEO em 2024

Embora desafiador, investir em conteúdo é uma das estratégias mais rentáveis. Por esse motivo, 13,5% dos entrevistados têm planos de concentrar seus esforços nessa área nos próximos 12 meses.

A análise de dados, compreensão do público-alvo, construção de listas de inscritos e compreensão da intenção de busca também foram destacadas como estratégias significativas pelos participantes da pesquisa. Esses aspectos evidenciam a importância de construir uma audiência robusta e altamente envolvida.

Surpreendentemente, mesmo profissionais com mais de duas décadas de experiência têm a produção e estratégia de conteúdo como metas para os próximos meses (14,2% deles). Além disso, esse grupo foi o único a destacar a intenção de busca como uma prioridade (14,2%).

Este movimento é intrigante, pois ressalta o papel fundamental da intenção de busca e da produção de conteúdo na entrega de informações relevantes aos usuários, resultando na criação de uma audiência qualificada.

Estratégias complementares de conteúdo também terão seu espaço

1. Tendências Atuais em SEO

Acompanhando a evolução do cenário, é natural que os profissionais da área busquem estratégias complementares ao conteúdo. Ao questioná-los sobre as técnicas mais eficazes recentemente utilizadas, os entrevistados destacaram:

  • Topic cluster (12,8%);
  • Link building (11,8%);
  • Uso de palavras-chave long tails (10,2%);
  • Análise e replicação de conteúdo dos concorrentes (10,1%).

2. Próximos Passos no SEO

No entanto, a diversidade não para por aí. Outras áreas nas quais os profissionais desejam concentrar seus esforços nos próximos 12 meses incluem:

  • Análise de dados (9,6%);
  • Compreensão da audiência (8,8%);
  • Compreensão da intenção de busca do usuário (8,4%).

3. Impacto Cumulativo na Estratégia de Conteúdo

Juntas, essas abordagens garantem que o SEO desenvolva uma estratégia de conteúdo relevante, capaz de proporcionar valor e qualidade ao usuário, consolidando a autoridade dos sites a longo prazo. Este panorama destaca a importância de uma abordagem holística para garantir o sucesso nas estratégias de SEO.

Inteligência Artificial é vista como auxílio positivo na rotina de trabalho

Segundo o State of SEO, a IA generativa impactou expressivamente 81,5% dos profissionais. Contudo, a perspectiva geral é otimista: 72,4% dos respondentes acreditam que essa tecnologia contribuirá para aprimorar suas rotinas.

Essa positividade é evidente na aspiração de 68% dos profissionais em automatizar tarefas no próximo ano. As áreas de foco para automação incluem:

  • Geração de conteúdo (11,1%);
  • Auditoria de conteúdo (10,7%);
  • Dados estruturados (7,5%);
  • Análise de backlinks (7,4%).

A partir disso, pode-se então perceber que a IA não se trata apenas de uma presença temporária, mas de uma força que veio para ficar e transformar o cotidiano de maneira fundamental.

Junto a todos esses pontos levantados, vários especialistas em SEO mencionaram obstáculos relacionados a orçamento, competição na página de resultados do mecanismo de busca (SERP) e desafios de relacionamento com clientes como as principais barreiras enfrentadas para alcançar o sucesso nos últimos 12 meses.

As dificuldades na comunicação e nas finanças parecem estar interligadas, especialmente em um contexto de concorrência intensa e a introdução de novos recursos na SERP, que podem impactar negativamente a taxa de cliques.

 

Lembrando que vale ficar atento a essas informações para adaptar e aproveitar oportunidades em seu próprio negócio.

Caso precise de ajuda, estamos sempre à disposição.

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