Facebook Marketplace: Como aproveitar a ferramenta para vender mais


Facebook Marketplace

A ferramenta de anúncios, compras e vendas de produtos do Facebook veio para facilitar a vida dos usuários.

Há alguns anos, os usuários do Facebook já utilizavam seus próprios perfis e alguns grupos para anunciar, comprar e vender produtos. Observando esse comportamento, o Facebook viu a oportunidade de criar uma ferramenta própria para isso: o Facebook Marketplace. Assim, essa nova plataforma veio para facilitar a vida dos usuários.

Como funciona o Facebook Marketplace

Nessa ferramenta, é possível anunciar produtos, os quais são visualizados de acordo com a localização. Ou seja, os usuários visualizarão na tela inicial da ferramenta os produtos que estão mais próximos à eles. Além disso, há ainda a separação por categorias. Assim, quem está procurando por produtos da categoria que você selecionou poderão encontrar o seu produto mais facilmente. Ademais, há ainda a opção de realizar buscas próprios produtos, digitando-os na barra de pesquisa.

A ferramenta fica dentro da própria rede social, e pode ser acessada facilmente em seu celular, tablet ou computador. Nos celulares, você deve clicar no menu lateral (que fica na parte inferior ou superior direita da tela, dependendo do seu sistema operacional) e então no ícone da loja. Já nos computadores, você pode acessar o mesmo ícone na parte superior esquerda da tela.

Em resumo, a ferramenta é semelhante à outros sites e aplicativos que já existiam anteriormente (como OLX e Enjoei), mas com a vantagem de ser dentro da rede social.

Como a ferramenta pode ajudar pequenos negócios

O Facebook Marketplace pode ajudar pequenos negócios a prosperar, dada a facilidade de os usuários encontrarem o que procuram. Com ele, é possível ser visto por públicos que não conheciam seus produtos, e consequentemente gerar vendas para pessoas que não chegariam à você de outra forma.

Como anunciar no Facebook Marketplace

Para anunciar no Facebook Marketplace, você deve clicar em “Marketplace“, e em seguida em “+Vender um item” e em “Item para venda.” Depois, defina um título para o produto, coloque o preço, a localização e a categoria do item. Além disso, você também pode colocar informações complementares na descrição.

Após isso, você deve clicar em “+10 fotos”, para carregar uma ou mais imagens do item.

Facebook Marketplace

Boas práticas para vender mais

A fim de vender mais, é possível seguir algumas boas práticas recomendadas pela própria ferramenta e por profissionais de Marketing Digital.

Para começar, antes de publicar seu anúncio, garanta que as imagens tiradas do seu produto são nítidas e de qualidade. É interessante, ainda, ter fotos de diferentes ângulos do mesmo item. Evite usar fotos retiradas da internet, pois elas não passam tanta credibilidade quanto fotos originais.

Uma descrição bem detalhada também é bacana. Assim o potencial comprador pode saber o que esperar do produto. Fale do estado do produto, especifique se ele é novo ou usado, e não deixe de mencionar se ele estiver com falhas. Dessa forma, você evita futuros problemas com quem o adquirir. Dependendo do produto, é recomendado informar ainda o tamanho, funcionalidades e quaisquer outras informações que possam ser relevantes.

Além disso, também é indicado escolher um bom título. Isso implica em pensar por qual palavra chave o comprador procuraria ao buscar pelo produto em questão.

Não se esqueça, ainda, de adicionar informações de pagamento. Ao realizar a entrega do produto, procure também encontrar o comprador em um local público, para sua segurança.

As vantagens de anunciar no Facebook Marketplace

O ponto mais interessante a ser destacado com uma das vantagens do Facebook Marketplace é a localização. Isso porque nessa ferramenta, o usuário já visualiza os produtos mais próximos de sua região. Isso ocorre porque a plataforma faz uso da tecnologia de geolocalização, que é bastante precisa.

Outro grande diferencial da plataforma é, sem dúvidas, o alcance. Considerando que apenas no Brasil o Facebook conta com 127 milhões de usuários, é fato que o potencial de venda no Facebook Marketplace é grande.

Além disso, há de se considerar a também a frequência com que as pessoas acessam suas redes sociais. Já que a plataforma fica dentro do próprio Facebook, o usuário não precisa entrar em outro aplicativo ou site para procurar pelos produtos. Isso aumenta as chances de venda, já que o esforço de busca necessário é diminuído.

Ademais, quando o usuário faz um comentário sobre o produto, é aberto um chat dentro do Messenger. Isso é outra grande vantagem com relação à outras plataformas semelhantes, já que trata-se de um recurso já utilizado por grande parte dos usuários.

E aí, gostou? Então assine nossa newsletter e confira outros conteúdos semelhantes! 😉