Em um post anterior, explicamos o que é o ROI. Se você chegou até aqui e ainda não sabe do que ele se trata, clique aqui para ler e entender a fundo. No entanto, se você conhece o conceito, mas ainda tem dúvidas sobre o ROI em Marketing Digital, você está no lugar certo. Iremos introduzir a você as aplicações desse cálculo nas estratégias digitais.
O ROI em Marketing Digital em cada estratégia
Em cada um dos canais digitais e em cada estratégia, o ROI deve ser calculado de maneira diferente, embora a “conta” seja a mesma. Isso significa, assim, que um mesmo ROI pode ser ”sucesso” em uma estratégia e ”fracasso” em outra.
Em razão da importância das redes sociais nos dias atuais, muitas vezes os profissionais de marketing de hoje acabam levando em conta apenas métricas como seguidores e curtidas. No entanto, apesar de importantes em alguns casos, essas métricas nada dizem sobre o retorno financeiro em si. Dentro ou fora das redes sociais, porém, o ROI deve ser avaliado de acordo com o objetivo de cada ação.
Em uma ação que visa alcançar o maior número de pessoas possível, por exemplo, um ROI baixo não indica insucesso, necessariamente. Ainda assim, é importante considerar o resultado de determinadas ações com relação à outras semelhantes. No entanto, se o objetivo da ação é justamente vender, o ROI deve ser a métrica prioritária.
Além disso, ao fazer o cálculo do ROI, é importante que sejam avaliados tanto os custos de produção quanto os custos de distribuição.
Baixar Infográfico: ROI – Como Calcular?
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Avaliando os custos
Para melhor compreensão, vamos agora a alguns exemplos de possíveis custos, os quais devem ser avaliados nos cálculos:
- custo por hora/funcionário;
- plataforma de gerenciamento de blog;
- compra de mídia (anúncios em redes sociais e Google Ads);
- serviço de hospedagem do blog.
Avaliando os resultados
Ao avaliar os resultados, é possível considerar métricas de diferentes canais que trazem dados relevantes, sendo alguns deles:
- Ferramenta de automação de marketing (como RD Station ou Hubspot);
- Google Ads;
- Google Analytics;
- Redes Sociais;
- Ferramenta de disparo de e-mails (como Mailchimp).
Planejando as ações a partir do ROI em Marketing Digital
A partir da medição do ROI, é possível tomar decisões sobre as próximas ações de Marketing Digital. Assim, ações com objetivo de gerar vendas com ROI baixo, por exemplo, devem ser revistas. Ou seja, é importante tentar identificar o que deu de errado na ação em questão, para que o erro não se repita. Dessa forma, é possível planejar as próximas ações.
Ademais, é importante também avaliar o ROI em Marketing Digital de maneira geral, considerando todas as ações juntamente e o quanta receita as mesmas estão gerando.
É importante, ainda, ter paciência quanto aos resultados. Por isso, é essencial esperar um determinado tempo para que as ações tragam os resultados esperados.
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