Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

A relação entre ROI e Marketing Digital: Uma Introdução


O sucesso de ações de Marketing Digital, está relacionada com retorno sobre o investimento que cada ação proporciona. Entenda!

Em um post anterior, explicamos o que é o ROI. Se você chegou até aqui e ainda não sabe do que ele se trata, clique aqui para ler e entender a fundo. No entanto, se você conhece o conceito, mas ainda tem dúvidas sobre o ROI em Marketing Digital, você está no lugar certo. Iremos introduzir a você as aplicações desse cálculo nas estratégias digitais.

O ROI em Marketing Digital em cada estratégia

Em cada um dos canais digitais e em cada estratégia, o ROI deve ser calculado de maneira diferente, embora a “conta” seja a mesma. Isso significa, assim, que um mesmo ROI pode ser ”sucesso” em uma estratégia e ”fracasso” em outra.

Em razão da importância das redes sociais nos dias atuais, muitas vezes os profissionais de marketing de hoje acabam levando em conta apenas métricas como seguidores e curtidas. No entanto, apesar de importantes em alguns casos, essas métricas nada dizem sobre o retorno financeiro em si. Dentro ou fora das redes sociais, porém, o ROI deve ser avaliado de acordo com o objetivo de cada ação.

Em uma ação que visa alcançar o maior número de pessoas possível, por exemplo, um ROI baixo não indica insucesso, necessariamente. Ainda assim, é importante considerar o resultado de determinadas ações com relação à outras semelhantes. No entanto, se o objetivo da ação é justamente vender, o ROI deve ser a métrica prioritária.

Além disso, ao fazer o cálculo do ROI, é importante que sejam avaliados tanto os custos de produção quanto os custos de distribuição.

Baixar Infográfico: ROI – Como Calcular?

Saiba como calcular o Retorno Sobre o Investimento da sua campanha de Marketing Digital.

ROI: Como calcular

Avaliando os custos

Para melhor compreensão, vamos agora a alguns exemplos de possíveis custos, os quais devem ser avaliados nos cálculos:

  • custo por hora/funcionário;
  • plataforma de gerenciamento de blog;
  • compra de mídia (anúncios em redes sociais e Google Ads);
  • serviço de hospedagem do blog.

Avaliando os resultados

Ao avaliar os resultados, é possível considerar métricas de diferentes canais que trazem dados relevantes, sendo alguns deles:

  • Ferramenta de automação de marketing (como RD Station ou Hubspot);
  • Google Ads;
  • Google Analytics;
  • Redes Sociais;
  • Ferramenta de disparo de e-mails (como Mailchimp).

Planejando as ações a partir do ROI em Marketing Digital

A partir da medição do ROI, é possível tomar decisões sobre as próximas ações de Marketing Digital. Assim, ações com objetivo de gerar vendas com ROI baixo, por exemplo, devem ser revistas. Ou seja, é importante tentar identificar o que deu de errado na ação em questão, para que o erro não se repita. Dessa forma, é possível planejar as próximas ações.

Ademais, é importante também avaliar o ROI em Marketing Digital de maneira geral, considerando todas as ações juntamente e o quanta receita as mesmas estão gerando.

É importante, ainda, ter paciência quanto aos resultados. Por isso, é essencial esperar um determinado tempo para que as ações tragam os resultados esperados.

E aí, deu pra entender um pouco mais sobre o ROI em Marketing Digital? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!


Você também pode gostar de ler:

Consultoria de marketing digital

Consultoria de Marketing Digital: 5 pontos a considerar ao ampliar as atividades online da sua empresa

Filmes que todo profissional de marketing deveria assistir

5 Filmes que profissionais de marketing e negócios deveriam assistir

Projeto de Marketing Digital

4 Dicas Estratégicas para Acelerar seu Projeto de Marketing Digital