Desenvolver um projeto para gerar negócios online vai muito além de construir um site bonito e que agrade aos olhos de quem vê. Existem inúmeras empresas que investiram no mercado digital e não conseguiram alcançar os objetivos desejados com o projeto. Algumas questionam por que não conseguiram visitas ao site, outras argumentam que apesar do grande tráfego, as vendas não aconteceram. Mas a principal reclamação é não conseguir identificar retorno palpável sobre o investimento (ROI) despendido no projeto.
Gerar negócios na internet depende de um projeto robusto, que vá muito além do site – baseado em pesquisa e estratégias digitais. Entender isso é o primeiro passo para quem pretende ter resultados com o Marketing Digital. Entender o mercado, modelo de negócio e o comportamento dos clientes que realmente têm interesse nos produtos ou serviços oferecidos é um grande diferencial. Esse mapeamento depende da colaboração de todos os departamentos da empresa. Quem compra, como compra, quando compra e por que? Sem essas respostas, as chances do seu projeto dar errado são imensas.
Conseguir o retorno sobre o investimento destinado ao Marketing Digital depende do engajamento da empresa como um todo. Um bom exemplo seria uma pizzaria que executa ações de marketing digital para aumentar os números de pedidos de seu serviço de delivery. Mas possui apenas uma linha de telefone e uma atendente. Então os clientes que não conseguem ser atendidos prejudicam diretamente os resultados dessa campanha.
Por que? O Marketing Digital apresenta as ferramentas mais mensuráveis da Publicidade. Quase todas as mídias digitais possuem funcionalidades que contribuem para o levantamento de números – ou até para a emissão de relatórios com todos os dados e resultados gerados através da sua utilização. Um exemplo é o Google Adwords, onde elaborar campanhas que gerem resultados depende diretamente de uma análise minuciosa dos dados capturados pelo Analytics.
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Mas apesar de entregar todos os resultados alcançados através de uma determinada plataforma de anúncios, em quase todos os casos, ela também vai te cobrar por qualquer interação que gerar. Quer dizer que por cada cliente que ela levar para o site da sua empresa, haverá uma respectiva cobrança, independente da efetivação de uma compra ou não. Já pensou em um açougue gastando dinheiro no Facebook para fazer publicidade para veganos? Pois é, isso pode acontecer.
Utilizar as ferramentas corretas, e da forma certa, depende de um conhecimento amplo e muita experiência. Muitas vezes, a forma como as plataformas de anúncios foram configuradas faz da campanha um ralo de dinheiro. Quando na verdade elas foram desenvolvidas justamente para que os investimentos tenham o melhor destino possível. E o mais importante: a sua campanha deve estar alinhada a um objetivo direto dentro do site. Não corra o risco de ter um visitante perdido, sem saber o que fazer.
Dessa forma, além das configurações das campanhas em si, é fundamental estruturar o seu site para receber as pessoas trazidas por elas. Detalhes básicos como textos claros e resumidos, calls to actions bem elaborados, imagens atrativas e relevantes, cliques funcionais e navegação precisa são pontos fortes que não podem ser deixados de lado. Só assim você conseguirá conversões efetivas e a captura de bons leads.
E depois de tudo isso, não se esqueça: reunir todas as informações geradas pelas ferramentas e otimizar o setup das mesmas para que o resultado sobre o investimento (ROI) alcance progressivamente os melhores resultados possíveis. Esta é uma das tarefas mais notáveis para o sucesso do seu projeto digital. Além de entender melhor como utilizar essas ferramentas, o profissional do Marketing Digital tem outros desafios para entregar resultados satisfatórios.
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