Após rumores seguidos de mais rumores, agora é oficial: o Orkut vai voltar.
Essa rede social que, há anos, fez um enorme sucesso entre os usuários (principalmente aqui no Brasil), possibilitando troca de depoimentos, sistema de avaliação sobre aspectos da personalidade, criação de comunidade e até mesmo joguinhos divertidos, passará por adaptações e voltará a fazer parte da vida de inúmeras pessoas.
Isso foi o que o seu fundador, Orkut Buyukkokten, anunciou logo após o tão falado Elon Musk assumir como CEO do Twitter e Zuckerberg fazer a maior demissão em massa da história da Meta.
Um lançamento que já tem data para acontecer? Infelizmente ainda não!
O que sabemos até o momento é: grandes novidades vão acompanhar o retorno dessa rede, uma vez que sua criação levará em conta a combinação de “20 anos de aprendizado em mídias sociais”, sem deixar de fora a boa sensação de nostalgia, é claro.
Conexão, Humanização, Dinamismo e Monetização: o Orkut vai Dar Conta de Tudo Isso?
O Orkut teve seu início no ano de 2004 e, 10 anos depois, para a tristeza de muitos, foi desativado.
Para se ter uma noção, mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo utilizaram a rede durante esse período.
Mas o certo é que os tempos mudaram, as pessoas mudaram e as redes sociais também.
E, se por muito tempo elas foram voltadas para a criação de conexão entre os usuários (reforçando assim a ideia do próprio nome), hoje em dia se transformaram em um universo de likes, engajamento e disseminação de conteúdo desenfreado. Algo que, inicialmente, proporcionou um certo encantamento, mas hoje em dia passou a ser visto como “exaustivo”.
O porquê de estarmos falando isso? Eis o motivo: cada vez mais pessoas querem conexões reais nas redes sociais.
Uma questão que, segundo Orkut, não será esquecida com o novo lançamento:
“Se você pensar no orkut.com, as pessoas lembram da plataforma como um lugar onde conheceram seus melhores amigos, onde conseguiram o emprego dos sonhos, onde se apaixonaram, casaram e tiveram filhos. As pessoas lembram como um lugar que os fazia mais felizes, que os colocava juntos. Esse é o propósito das mídias sociais. Isso fortalece a sociedade e fortalece as comunidades”
Inclusive, essa é uma fala que chama a atenção, mas, de toda forma, é sempre válido lembrar: mesmo que exista um descontentamento da forma como as mídias sociais são conduzidas atualmente, algumas questões presentes nelas já se transformaram em costume para os usuários e não serão abandonadas facilmente, como é o caso da informação atrelada ao entretenimento, o dinamismo de busca para encontrar informações e as possibilidades que vão muito além do social.
Portanto, se o Orkut vai conseguir associar tudo isso com os grandes valores que marcaram a sua época é algo que teremos que esperar para ver. Sem mencionar ainda as questões de monetização que giram em torno dessas redes e, nos dias de hoje, acabam sendo fundamentais para a sua evolução.
Então, como ficará o espaço para marketing, anúncios e métricas? Como os negócios poderão atuar nessa rede? Como fica o seu negócio em meio a isso?
As dúvidas são muitas e já estamos ansiosos para saber como elas serão respondidas.
Mas, enquanto esperamos o momento certo chegar, há algumas outras redes que já estão circulando por aí e merecem a nossa atenção.
Além do Novo Orkut, Confira 5 Redes Sociais para Ficar de Olho
1. BeReal
Apesar de ter sido lançada em 2020, a maioria dos downloads ocorreram em 2022.
Aqui, a intenção é fazer com que os usuários compartilhem fotos ou vídeos de momentos reais, ou seja, de forma mais espontânea e sem grandes produções.
Para isso, uma notificação é enviada em um determinado horário do dia com a mensagem “Hora de ser real!”.
Ah, e detalhe importante: na hora desse registro, tanto a perspectiva da câmera frontal quanto da câmera principal são mostradas.
2. Koo
Com certeza você ouviu falar sobre essa rede social recentemente ou até mesmo viu diversos “trocadilhos” com o seu nome. Isso porque o app foi parar nos trend topics no Twitter no mês de novembro, registrando mais de 1 milhão de downloads, após rumores de que o fim da rede do pássaro azul estaria perto.
Dessa forma, a rede é semelhante ao Twitter, possibilitando que as pessoas expressem suas opiniões.
3. TikTok Now
Não, esse não é o TikTok onde usuários podem fazer publicações a qualquer momento. Trata-se de uma proposta diferente. Mas, cá pra nós, diferente até certo ponto, uma vez que a lógica de funcionalidade segue a mesma do BeReal: fotos diárias com câmera traseira e frontal ao mesmo tempo e compartilhamento de conteúdo sem filtro.
As únicas diferenças aqui estão no tempo da fotografia (2 minutos são disponibilizados pelo BeReal e 3 minutos pelo TikTok Now) e na permissão para a postagem de vídeos (BeReal aceita apenas fotos).
4. Twitch TV
Muito utilizada pelos gamers para transmitir suas partidas ao vivo, é uma plataforma onde qualquer pessoa pode criar o seu canal de streaming, permitindo assim diversos tipos de conteúdo.
Uma boa ideia para marcas aproximarem do seu público presente nesse espaço, criando conteúdos on demand em canais próprios.
(Sentiu a indireta por aí, né? Porque sim, se você possui um negócio pode fazer testes e utilizar muito este canal).
5. Hello
E o responsável pela criação dessa rede social é… Ele, o mesmo fundador do tão falado Orkut.
Com o objetivo de aproximar pessoas pelos seus interesses em comum, formando amizades sinceras e criando um espaço onde “medo e ódio não têm lugar”, essa é uma plataforma que não permite anúncios e que, inclusive, já está disponível no Brasil.
E adivinha só quais são os principais interesses dos brasileiros?
Se pensou em café, futebol, música, animais, carros ou jogos… ponto pra você!
(Alô empreendedores que atuam nesses segmentos, que tal dar uma espiadinha nessa rede, hein?)
Para acompanhar informações e atualizações dessas e tantas outras redes sociais que têm chamado a atenção no mercado, continue ligado no nosso blog.
Entendendo detalhes e características sobre cada uma delas, também é possível fazer com que o seu negócio aproveite de suas funcionalidades e caminhe na direção certa.
Que tal conversarmos um pouco mais sobre isso?
Entre em contato com a gente!