5 Estratégias para um Marketing Digital de Sucesso em Negócios B2B


Estratégias de Marketing Digital para Negócios B2B

O marketing digital representa um grande potencial para negócios B2B expandirem sua base de clientes e seus negócios

Os negócios B2B possuem desafios particulares e para o marketing esses desafios se transformam em oportunidades únicas. A maior dificuldade em gerar negócios B2B é o volume baixo de potenciais clientes, muitas vezes limitados à um único segmento. Por já se tratar de um negócio de alcance limitado, identificar e se comunicar com esse público “nichado” é um grande desafio. No entanto, o marketing digital oferece soluções e estratégias que ajudam os profissionais do marketing à alcançar esse público. E, consequentemente gerar negócios.

Aqui estão cinco dicas para quem busca gerar negócios B2B:

1. Um site objetivo

Estudos indicam que 80% das pessoas que buscam negócios B2B, procuram os sites das empresas para analisar suas soluções ou produtos. Diferente dos consumidores B2C, os consumidores B2B não decidem pela compra impulsivamente ou baseado em emoções. Esses consumidores se envolvem com sua empresa apenas após uma análise cuidadosa de como sua solução pode resolver seu problema. Por isso seu site precisa atender essa mentalidade de descoberta que esse público demanda. O conteúdo e a imagem do seu site deve transparecer o que sua empresa representa, as soluções que ela oferece, seus diferenciais e quem se beneficiou com a aquisição de seu produto ou solução.

2. Marketing de Conteúdo e Autoridade

A jornada de compra do público B2B é mais extensa que do consumidor B2C, se estendendo por meses ou até anos. Ao longo da jornada de compra, a atração de leads através do marketing de conteúdo pode ser uma das formas mais eficazes de trabalhar seu funil de vendas. Com o aumento de usuários na internet, ter uma forte estratégia de marketing de conteúdo pode ser uma maneira poderosa de construir um relacionamento com seu público alvo e construir sua autoridade através de Blogs, redes sociais e relacionamento via email marketing. Entenda o que seu público alvo busca e produza conteúdos atrativos, que mostrem a autoridade do seu negócio no assunto.

3. Search Engine Optimization (SEO)

Todos os negócios B2B demandam esforços de vendas para encontrar seus potenciais clientes. É importante entender que seus clientes estão buscando empresas que ofereçam uma solução para seus problemas. Portanto, com um mercado cada mais competitivo, ter visibilidade nas buscas na internet é crucial para os negócios B2B. Afinal, até mesmo um site bonito e objetivo é inútil se seu público não for capaz de encontra-lo. Desenvolver um site com técnicas agressivas de SEO on-page e off-page é o que fará seu site estar nas primeiras posições das buscas. Essas técnicas de SEO também devem ser aplicadas no seu marketing de conteúdo, pois em conjunto com o site esses conteúdos se tornam ainda mais fortes.

4. Performance e redução de custos com as mídias pagas

As mídias pagas podem fornecer ao seu negócio vários leads. Devido à limitação de público para negócios B2B, o custo de aquisição de clientes tendem a ser mais onerosos que para negócios B2C. Afim de garantir o melhor ROI nos investimentos em mídias pagas, a estratégia deve analisar qual mídia pode gerar os melhores resultados. Existem diversas plataformas de mídias pagas, de redes sociais como Facebook e Linkedin ao Google Ads. No entanto, a escolha da mídia está diretamente ligada ao local onde sua solução terá relevância. Ou seja , onde seu público está no momento em que busca sua solução. Assim, escolha da melhor plataforma ajudará você a encontrar seu público-alvo e gerar leads de alta qualidade com o menor custo possível.

5. Integrar marketing off-line e on-line

Definir uma estratégia de marketing digital depende diretamente do seu marketing tradicional. Cada um possui suas particularidades e vantagens e uma não pode substituir a outra. Em vez disso, ambas as estratégias devem estar integradas para que possam se apoiar mutuamente. A maioria dos negócios B2B dependem de relacionamento. Dessa forma, seu negócio deve se relacionar tanto com potenciais clientes quanto com os atuais. Eles precisam ser estimulados ao longo do tempo, com o objetivo de aumentar serviços e a receita da empresa. Um exemplo de integração e relacionamento com seus clientes e prospects, é a participação em eventos. Assim, você pode representar sua empresa e divulgar nas redes sociais, blog e afins para seu público alvo.

O potencial do marketing digital é enorme para negócios B2B gerar negócios. Portanto, elabore estratégias que tornem a presença digital de seu negócio forte e confiável. Ela pode ser o que faltava para seus esforços de marketing alcancem os melhores resultados.

Ainda tem dúvidas de quais estratégias são mais indicadas para o seu negócio? Deixe nos comentários, quem sabe não podemos e ajudar. E não deixe de assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes =)