Investir em Inbound Marketing já é considerado fundamental para negócios que investem em Marketing Digital e desejam vender na internet. Criar e distribuir conteúdos educativos e úteis a fim de atrair potenciais clientes, é essencial para negócios que utilizam o ambiente online para aumentar suas vendas.
Analisando superficialmente, o objetivo principal do Inbound Marketing é aumentar as oportunidades de vendas. Pensando nisso, estamos sempre criando estratégias para interagir com a maior quantidade de potenciais clientes possíveis através de conteúdos úteis e estratégias de conversão.
Inicialmente, parece simples atrair seu público-alvo para seu site e criar estratégias a fim de convertê-los em vendas. Porém, esse é só início de uma estratégia de Inbound Marketing. Mais do que converter, o objetivo principal das estratégias de Inbound Marketing é que o lead realmente se torne uma venda.
Boas estratégias de Inbound Marketing, além de garantir que os leads sejam convertidos, têm o objetivo de torná-los clientes. E, mais do que isso, promotores ativos e defensores de sua marca.
Inbound Marketing realmente funciona?
É de conhecimento comum que, atualmente as vendas não podem depender das estratégias de marketing tradicionais ( que convenhamos já estão bem ultrapassadas ). Estas forçam suas mensagens e já não impactam mais como antigamente. Os consumidores já estão cansados de propagandas invasivas e costumam criar bloqueios para esse tipo de abordagem.
Ok, mas como o Inbound Marketing lida com essa questão?
O Inbound Marketing busca impactar um público-alvo após este dar permissão. Ele trabalha na criação e distribuição de conteúdos relevantes e envolventes, que agregue conhecimento ao cliente potencial no momento em que este está em processo de decisão de uma compra.
O objetivo desses conteúdos é engajar, educar e nutrir de maneira confortável o público alvo. Ele faz com que seu cliente potencial caminhe pelo funil de vendas de forma agradável, sem ser invasivo.
Elaborar estratégias de Inbound Marketing eficazes, e que cumpram a missão de guiar seu cliente pela jornada de compra de maneira agradável, não é uma tarefa simples. Por isso, vamos citar 3 estratégias que o Inbound Marketing trás para negócios que desejam aumentar suas vendas através do Marketing digital.
3 estratégias de Inbound Marketing que ajudam a aumentar as vendas:
1. Melhore a qualidade de seus leads
Não utilize o Inbound Marketing apenas para gerar leads. Buscar leads qualificados deve ser o objetivo principal da sua estratégia. Mas, nem todo lead que converter em uma landing Page e preencher o formulário para receber um material, está considerando comprar de sua marca. Portanto, avalie constantemente os leads gerados e busque maneiras de melhorar a qualidade desses leads.
Primeiramente, garanta clareza das características de seu público alvo. Questione:
- Quais são os atributos da minha persona ou público alvo?
- Quais dados preciso coletar, características, localização demográfica e comportamentos?
- Quais as dores, problemas e desafios que afetam meu público alvo?
Utilize essas informações como ponto de partida para criar conteúdos relevantes para esse público. Assim, irá atrair quem realmente tem interesse e necessidade em consumir sua marca ou serviço.
Esse processo deve ter continuidade com a segmentação desse público, através de formulários que filtrem quem realmente tem potencial de compra. Isso irá diminuir consideravelmente o número total de leads, mas seus esforços serão direcionados para quem realmente tem potencial de compra.
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2. Otimize suas conversões
Ao observar que a qualidade dos leads gerados atende à expectativa do seu time de vendas, é hora de aumentar o volume desses leads.
Para isso, procure maneiras de facilitar a conversão de leads em sua estratégia. Busque maneiras que facilitem a entrada de leads e que eles sigam as etapas que você elaborou para sua educação.
Para que o lead siga o relacionamento com sua marca, as etapas devem estar claras. As mensagens devem ser consistentes e o lead deve estender exatamente o material que ele está recebendo. Bem como o valor que esse material trará para seu conhecimento.
As principais ações nesse caminho são:
- CTA (botões clicáveis com apelo para a ação que será realizada);
- Landing Pages (Páginas de destino ao clicar em um CTA);
- Página de agradecimento.
A respeito dos CTA’s, é importante executar testes A/B para garantir a melhor performance possível de seus anúncios. Ao testar diferentes pop-ups, cores de botão, posição dos CTA’s na Landing Page, você começará a entender o que mais agrada seu público.
Lembre-se que um dos principais objetivos, é coletar informações sobre seu cliente em potencial, para agregar conhecimento sobre seu público e segmentar seus leads. É importante frisar que, as informações coletadas devem ser condizentes com o valor do conhecimento que está sendo entregue no conteúdo oferecido.
Ninguém vai dar dados ou informações profundas para baixar um simples eBook. Por outro lado, informações valiosas ou uma ferramenta útil, pode gerar uma troca de informações de contato mais profunda. Observe bem o valor do que você está entregando.
3. Torne seus clientes promotores e defensores de sua marca
Quem nunca ouviu dizer que o melhor marketing é o “boca a boca”. Cada novo cliente que você conquista pode te ajudar a atrair mais clientes.
O relacionamento que acontecia quando o seu cliente era apenas um lead, deve ter continuidade. Mantenha contato com comunicações regulares e personalizadas. Mantenha o fornecimento de informações relevantes através de Mídias Sociais e e-mail marketing. Demonstre estar sempre à disposição e interessado em ajudá-lo no que for preciso.
Garanta que seu cliente tenha facilidade e sinta-se confortável em se relacionar com a sua empresa. Continue oferecendo conteúdos relevantes, ofertas e demonstre autoridade no que sua marca oferece.
O objetivo principal do Inbound Marketing é aumentar as vendas. Portanto, o verdadeiro valor de uma boa estratégia de Inbound Marketing, é o sentimento que seu cliente terá para com sua marca, a autoridade que sua marca traz para ele. Isso só é possível entendendo realmente os desejos, necessidades e as dores de seus clientes.
Você já testou algumas dessas estratégias? Funcionou pra você? Se quiser mais dicas sobre estratégias de Inbound Marketing, pergunte pra gente aqui nos comentários!