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Porque meus prospects não respondem mais aos contatos comerciais?

Se seus prospects não respondem após a primeira negociação, é importante você observar alguns detalhes

Por Equipe Webrain10 de outubro de 201910 de agosto de 2021
Prospects
Leitura de 6min

As várias possibilidades de comunicação nos dias atuais, trazem uma falsa sensação de que é fácil conseguir contato com quem quer que seja. Porém, a realidade é que as pessoas desenvolveram barreiras, e conseguir com que um potencial cliente atenda uma ligação, por exemplo, está ficando cada dia mais difícil.

A enxurrada de telefonemas que buscam vender produtos e serviços trouxeram uma imensa dificuldade em conseguir a atenção dos consumidores. Mas existem razões para isso, e elas podem ser dribladas, veja como.

A abordagem dos vendedores não atinge o que realmente importa para o prospect

A razão mais comum do insucesso dos vendedores em conseguir iniciar um relacionamento comercial com os prospects, é que, o que o vendedor está dizendo não tem relação com as dores e com o que o cliente em potencial está procurando.

Dica: Antes de fazer contato, procure entender quem é o prospect, busque informações sobre o que ele precisa e como seu produto ou serviço vai atender essa demanda. Analise todas as informações possíveis sobre o potencial cliente e faça um contato personalizado, demonstrando que você sabe como resolver o problema dele.

Os prospects que forem abordados em seu primeiro contato, devem ter a sensação de que encontraram quem vai resolver seus problemas ou atender à sua demanda. Dessa forma, a resposta na sequência da negociação tem maiores chances de sucesso.

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O tempo para a tomada de decisão é dele, não seu

Seus clientes em potencial estão buscando maneiras de satisfazer às próprias necessidades, eles não se importam com as necessidades do vendedor. Passar a impressão de que o vendedor está buscando alcançar aquela venda a qualquer custo, vai afugentar o potencial cliente.

Dica: Procure entender a jornada de compra do seu prospect. Para alguns segmentos, a decisão de compra é tomada antes mesmo da conversão do lead, o trabalho de qualificação do lead pelo marketing (MQL) já é o suficiente para que ele se torne um prospect decidido a comprar seu produto. Nesse caso o vendedor pode ser direto e já buscar a conversão do lead em venda no primeiro contato.

Já em outros segmentos, o prospect precisa ser qualificado pelo vendas (SQL). Mesmo após a qualificação pelo Marketing, esse lead ainda precisa de um atendimento comercial para decidir pela compra.

É o caso da maioria dos prestadores de serviços que dependem de avaliação ou personalização dos serviços. Arquitetos, dentistas, mecânicos e o próprio marketing são alguns exemplos. Nesse caso o vendedor deve definir prazos para a decisão junto ao prospect, deixando claro que fará novo contato nos prazos estipulados.

Marketing e Vendas não estão alinhados

É comum ouvir de vendedores que os leads gerados pelo marketing não são de grande aproveitamento. Muitos deles acham mais produtivo buscar manualmente potenciais clientes. Isso acontece devido à falta de alinhamento dos objetivos entre o time de vendas e o departamento de marketing.

O departamento de marketing deve prestar muita atenção ao que a equipe de vendas lhe diz sobre os leads gerados. E assim fornecer as informações necessárias para ajudar os vendedores a identificar quais leads são realmente qualificados e podem ser considerados prospects.

Da mesma forma, a equipe de vendas deve dar “feedback” sobre quais leads foram melhor aproveitados para que o departamento de marketing busque converter mais leads com as mesmas características.

Dica: Busque ferramentas que integrem marketing e vendas. Existem ferramentas como a RD Station que são capazes de integrar CRM e Automação de Marketing. Possibilitando assim, ambos os departamentos observarem os esforços que cada um está realizando e os sucessos que estão sendo alcançados.

Através dessas ferramentas todo o relacionamento com o lead estará registrado. Dessa forma, o vendedor saberá quando e como deve ser feito o contato com cada prospect entregue pela estratégia.

Concluindo

As pessoas já estão de “saco cheio” de receber contatos que nem ao menos foram solicitados. Cada vez mais a prospecção feita pelos vendedores se torna ineficaz e as empresas identificam a necessidade de encontrar outras maneiras de conquistar novos clientes.

A geração e qualificação de leads é um grande aliado de quem busca novas formas de conquistar novos clientes. Através dela, os esforços de seus vendedores trarão melhores resultados e o relacionamento com seus potenciais clientes vai se tornar mais “amigável”.

Quer entender melhor como entregar prospects com qualidade para seus vendedores e ter mais sucesso nas negociações? Entre em contato e solicite o atendimento de um de nossos especialistas, ficaremos felizes em ajudar.


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