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Como Aplicar o Teste A/B nas Suas Estratégias de Marketing Digital

Saiba quais ações podem ser mais efetivas antes mesmo de depositar toda sua energia ou orçamento em uma nova estratégia

Por Equipe Webrain10 de fevereiro de 202110 de agosto de 2021
Teste A/B
Leitura de 6min

 

Aplicar a metodologia de teste A/B nas suas estratégias de Marketing Digital pode até significar trabalho extra, mas os benefícios provenientes dos testes vão superar e muito os esforços para sua criação.

Poder comparar o desempenho das variáveis que fazem parte das estratégias de marketing digital, é o principal objetivo dos testes A/B. Através deles você poderá comparar o desempenho das métricas de conversão da sua estratégia, garantindo um desempenho maior em conversões ou em outras métricas de sucesso pré-estabelecidas.

Com essa metodologia você poderá testar o desempenho de diferentes landing pages, e-mail marketing, anúncios e outras ações. Aplicando a metodologia de Teste A/B você poderá aperfeiçoar a eficácia dos seus esforços e consequentemente aumentar o ROI da sua estratégia de Marketing Digital.

Por Onde Começar?

O primeiro passo, é identificar o que é interessante testar para que sua estratégia de Marketing Digital tenha mais sucesso. Se a ideia é testar uma Landing Page, procure entender cada bloco da página e então avaliar quais elementos podem afetar sua capacidade de conversão e quais deles podem ser testados.

Já se o interesse é testar um anúncio ou email marketing, procure identificar quais partes do copyright podem ser testadas e caso existam CTA’s, quais deles podem ser testados quanto a sua chamada, cor, posicionamento ou mesmo tamanho.

Uma ação muito testada pelos profissionais de marketing digital é o Teste A/B de email marketing. É consideravelmente fácil de aplicar, separe sua base de leads em duas bases, em seguida envie o Teste A para a primeira metade e o Teste B para a outra metade. Identifique qual das bases mais converteu e envie a versão de maior sucesso na próxima vez.

Portanto, antes de iniciar os testes é importante identificar quais resultados você busca. Já no planejamento dos testes, avalie os resultados atuais da estratégia, eles servirão como base para identificar o que resultou em sucesso ou não. Uma boa alternativa é estipular que a estratégia atual será o A e criar algo novo para denominar como B.

Após o planejamento, é essencial que os testes sejam simultâneos, no mesmo período. Os resultados podem ser camuflados caso você coloque o Teste A para rodar hoje e o Teste B amanhã. Você não pode correr o risco que qualquer outra variável externa influencie nos resultados do teste.

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Uma das formas de facilitar a conversão é através das Landing Pages. Confira cases de sucesso!

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Posso Esperar Resultados Financeiros?

Podemos dizer que a aplicação correta da metodologia de Teste A/B garante sim melhores resultados financeiros em suas estratégias de Marketing Digital. Na verdade, quando você identificar que o teste mostrou que a estratégia poderia ter um desempenho algumas vezes maior do que o inicial, a única coisa que você irá pensar é porque não havia aplicado antes.

A partir do momento que os testes te mostrarem, comprovadamente, o que funciona e o que não funciona dentro da sua estratégia, será muito mais fácil desenhar novas estratégias. Com os resultados colhidos você terá muito mais informações relevantes na hora de criar novos conteúdos e campanhas.

O Que Pode ser Testado?

É possível testar quase tudo que envolve uma estratégia de Marketing Digital. Praticamente tudo que é possível ser alterado poderá ser testado. Claro que algumas coisas que podem ser alteradas não necessariamente devem ser testadas, concentre seus esforços em testes que realmente possam melhorar o desempenho de sua estratégia.

Normalmente, os profissionais do marketing digital focam seus esforços em testar diferentes formatos de uma oferta. O teste consiste em oferecer uma oferta específica em diferentes formatos para o grupo A e o grupo B. A partir da análise dos resultados, o formato ganhador será oferecido para ambos os grupos.

Por Quanto Tempo Devo Realizar os Testes?

Claro que tudo depende da quantidade de tráfego que a estratégia possibilita alcançar. Mas não avalie seus testes depois de uma madrugada. Procure executar o teste por alguns dias ou semanas, isso torna os resultados mais reais e sua avaliação será mais precisa.

Não respeitar o tempo necessário para o teste, pode resultar em informações distorcidas e fora da realidade. Porém, testes que ficam por muito tempo também podem camuflar os resultados e atrapalhar a avaliação do mesmo.

Muitas vezes a sazonalidade do segmento ou mesmo fatores externos como política e economia podem trazer resultados totalmente fora da realidade. Certifique-se de estar inteirado de tudo que pode influenciar no teste e tenha controle total dos resultados no período estipulado para eles.

Quando Devo Começar o Teste A/B ?

Agora!

Comece levantando os resultados que sua estratégia atual tem alcançado. A partir desse levantamento identifique algo que julgue interessante testar e mão na massa!

Mas, caso tenha alguma dificuldade é só nos perguntar no chat logo abaixo. Ficaremos felizes em responder.


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