Campanhas de marketing exigem investimentos para ganharem vida e serem colocadas em ação e, no fim das contas, espera-se que o retorno obtido por meio delas seja capaz de compensar o valor gasto. Isso é o que chamamos de ROI (Retorno Sobre Investimento).
Mas e quando isso não acontece?
Se essa situação tem sido comum no seu negócio, talvez seja um bom momento para rever estratégias e estar atento a algumas dicas importantes do mercado.
Que tal conhecer algumas delas? É só vir com a gente!
5 dicas para aumentar o ROI da sua empresa em 2023
1. Desenvolva conteúdos em vídeos curtos
A cada dia mais eles têm dominado as redes sociais, como o Instagram e TikTok, e você certamente já percebeu isso por aí.
Através deles é possível passar uma determinada mensagem, contar diferentes histórias e, claro, divulgar e vender produtos. Tudo de uma forma mais leve, descontraída e rápida.
Portanto, já passou da hora de ter em mente que investir nesse tipo de formato para a produção dos seus conteúdos pode sim fazer uma enorme diferença no seu negócio, tanto em questões lucrativas quanto de relacionamento com o público.
Uma boa ideia é começar voltando seus esforços para o entendimento da sua audiência, ou seja, analisando aquilo que desperta seu interesse, bem como os aspectos que julgam problemáticos. Isso, por si só, já será suficiente para direcionar um ponto de partida sobre o que deve ou não ser explorado nos seus conteúdos.
Dessa forma, basta abusar da criatividade no momento da produção, lembrando de chamar a atenção já nos primeiros segundos, além de explorar um visual bem atraente.
2. Explore o Marketing de Influencer
Antes de tudo, que uma coisa fique bem clara: pagar um “famoso x” para ajudar na divulgação do seu produto ou serviço é algo que requer cuidado e planejamento.
Isso porque, hoje em dia, as pessoas estão atentas àqueles influenciadores que realmente se alinham com os valores da marca que está sendo divulgada e àqueles que simplesmente fazem por fazer, ou seja, pelo dinheiro (apenas com o intuito de serem “a cara” da empresa).
Sendo assim, antes de iniciar nessa jornada, lembre-se desse ponto: muito mais que prezar pelo número de seguidores, escolha um influenciador que se conecte com o estilo e os valores defendidos pela sua marca. Alguém que, de fato, tenha passado por uma experiência com o seu produto/serviço. Alguém que gere identificação e autenticidade de forma espontânea.
Com isso, você terá uma promoção mais confiável e com certeza manterá o público certo engajado com o seu negócio.
3. Amplie seus canais de atendimentos com as DMs de mídia social
Encontrar maneiras de elevar o atendimento ao cliente sempre será uma estratégia positiva na tentativa de aumentar o ROI e, para muitos, as chamadas mensagens diretas nas mídias sociais (ou DMs, como muitos costumam conhecer) têm mostrado o seu grande potencial.
Afinal, basta pensarmos por um instante: se a maioria das pessoas passam boa parte do seu tempo nas redes sociais, quando precisam estabelecer contato com uma determinada marca com certeza vão recorrer ao atendimento também através dessas redes, certo?
É exatamente por esse motivo que as DMs acabam sendo uma solução eficiente para interagir e se envolver com os clientes, proporcionando um retorno rápido e personalizado.
Dessa maneira, quem se organiza com uma equipe eficiente para fazer o monitoramento correto e ativo desse canal, respondendo as mensagens e solucionando todas as dúvidas recebidas (e atenção: isso de forma personalizada e não “automática”, com a impressão de textos copiados e colados), mostra um cuidado, preocupação e dedicação ao cliente, contribuindo para a melhoria do seu nível de satisfação, algo que, consequentemente, pode contribuir para torná-los defensores da marca.
4. Use e abuse do SEO
A sigla que todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar em algum momento da vida continua demonstrando a sua grande importância e sendo uma solução eficiente para as estratégias de marketing digital.
Portanto, se você já tem o costume de utilizá-la por aí, siga por este caminho (mas procure por aperfeiçoamentos, é claro).
Agora, se você não está familiarizado ou ainda não a utiliza, este é o momento para ir em busca de mais informações e começar a estruturar melhor seus processos aproveitando de suas funcionalidades.
Isso porque, como os algoritmos de pesquisa mudam a todo momento, dar a devida atenção a visibilidade orgânica do site da sua empresa, criando conteúdo relevante e de qualidade, que atraia a atenção e atenda às necessidades do público, se faz extremamente necessário.
Ajudando na identificação de objetivos, persona, palavras-chave, entre tantos outros detalhes, o SEO pode guiar a construção desse conteúdo. E, quando bem feito, aumentará o seu alcance, gerando mais leads, vendas e autoridade.
5. Foque em conteúdo que reflita os valores da sua marca
Aqui o objetivo é deixar de criar materiais e artigos gigantescos apenas com a intenção de gerar números e mais números, mas sim ressaltar o que a sua marca defende, a diferença que ela pode fazer na vida das pessoas e as histórias de sucesso que estão associadas a ela.
Se a sua empresa tem ações voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade, por exemplo, pode muito bem abordar essa questão.
Se os clientes costumam compartilhar suas experiências ao ter contato com ela, isso também pode ser explorado em storytelling.
O certo é que esse tipo de conteúdo cria uma conexão emocional e gera afinidade, por se tratar de algo verdadeiro e confiável. E é claro que você já sabe onde tudo isso vai dar, né?
Diz aí, informações absorvidas? Muito bem! Agora é hora de fazer tudo isso acontecer.
Se abra para a criatividade, faça testes, experimente novos métodos e, a partir disso, avalie o que funciona ou não.
Caso precise de ajuda, nosso time está pronto para encarar essa missão junto com você!
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