A rede social que mais cresce no mundo é o TikTok. Em setembro do ano passado, ele bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial.
Segundo dados da própria plataforma, 66% dos usuários têm menos de 30 anos e a grande maioria têm entre 16 e 24 anos. Outro dado importante é que, em média, as pessoas passam cerca de 52 minutos por dia no aplicativo e que 92% dos usuários de todo o mundo realizam alguma ação após assistir a um vídeo no TikTok.
No Brasil
Ficando atrás apenas da China, o Brasil é o segundo país que mais usa a rede social no mundo, são cerca de 4,72 milhões de brasileiros e esse número deve chegar na marca de 4,92 milhões em 2025.
Diante desses números, não é à toa que muitas pessoas tem se perguntado se vale mesmo a pena investir no TikTok e incluir a rede social nas estratégias de marketing digital.
Pesquisa Nielsen
Para te ajudar a responder essa pergunta, saiba que segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen e divulgada em 2021, 76% dos usuários da plataforma estão abertos a anúncios de novos produtos, 67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos e 72% participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.
Esse cenário, destaca o estudo, tem potencial para se refletir em conversão de vendas, especialmente com recursos disponíveis no TikTok for Business: 72% dos usuários têm interesse em aprender mais sobre o produto/marca ao ver um anúncio na plataforma; e 1 em cada 3 comprou algo que não estava considerando antes.
Portanto, se já vende online e deseja explorar essa rede social para alcançar mais clientes, você precisa conhecer o TikTok Ads.
Mas, o que é o TikTok Ads?
Disponível no TikTok for Business, o TikTok Ads é a ferramenta que permite a criação de anúncios, desde banners a vídeos publicitários, no qual você têm acesso ao público global da mídia, além de utilizar recursos relacionados a objetivos de marketing, segmentação e relatórios sobre os resultados.
Além disso, há mais outras vantagens:
- Direcionamento de tráfego para o site;
- Anúncios em toda a família de apps do TikTok, que incluem plataformas de entretenimento, notícias e descoberta de conteúdo;
- Variedade de formatos para os Ads, como vídeos e imagens horizontais, verticais ou quadrados;
- Orçamento flexível no qual é possível ajustar os fatos com anúncios a qualquer momento;
- Segmentação inteligente de público;
- Monitoramento em tempo real;
- Ferramenta criativas para o desenvolvimento de uma comunicação criativa e autêntica;
- Ferramentas para ajudar produtores de conteúdo e profissionais de marketing, como o Kit de Criação de Vídeos e a Otimização de Criativos Automatizada.
A inteligência artificial e o algoritmo da plataforma possibilitam segmentar os anúncios de maneira inteligente e otimizada, envolvendo diferentes dimensões como demografia, interesses, comportamentos, dispositivos e públicos customizados. Com isso, é possível alcançar audiências relevantes e garantir que os anúncios tenham chances maiores de interação e conversão.
Tipos de Anúncios no TikTok
Existem diferentes tipos de anúncios no TikTok Ads, cada um focado em uma estratégia de engajamento diferente, mas apenas um único formato publicitário disponível para empresas no TikTok: o vídeo.
TopView
O TopView é o primeiro vídeo visto pelos usuários ao abrirem o app, sendo assim ele é o maior e mais importante outdoor do TikTok. Ele pode ter até 60 segundos e supera a duração típica dos vídeos na plataforma.
Esse tipo de anúncio consegue prender a atenção dos usuários e abrir espaço para a veiculação de storytelling criativo, aumentando substancialmente o reconhecimento da marca e as interações do público.
Portanto, para as empresas que buscam divulgar produtos ou serviços que demandam períodos maiores de atenção, como peças para TV, o TopView é bem interessante.
In-Feed Ads
Os anúncios do tipo In-Feed Ads são os vídeos que aparecem na página de descoberta dos usuários ou a página Para você (For You Page) em que o algoritmo do TikTok acredita serem do interesse da pessoa com base na atividade no aplicativo.
O In-Feed Ads tem por objetivo um marketing de funil completo da marca, de forma nativa e flexível, no qual os profissionais de marketing podem estimular as conversões de vendas por meio de um call-to-action (CTA).
Os anúncios são criados para envolver e capturar a atenção plena do usuário, por meio de um ambiente que conta com a tela cheia e som que podem ser aprimorados com complementos interativos.
Com o auxílio do Spark Ads, que permite à amplificação de vídeos orgânicos já existentes, as marcas podem melhorar ainda mais o seu desempenho.
Spark Ads
Já os Anúncios Spark ou Spark Ads são campanhas que buscam aumentar o impacto de conteúdos orgânicos da marca e de outros usuários. Isto é, ao invés de criar novos materiais, você pode impulsionar diferentes tipos de vídeo que têm grande potencial de engajamento para maximizar o seu impacto e que podem ser vídeos feitos por você, por criadores ou que mencionam a sua marca.
Conforme explicado pelo próprio TikTok, esse tipo de anúncio tende a ser uma das estratégias mais eficazes em termos de engajamento e conversão quando se trata de anúncios no TikTok Ads.
Branded Hashtags Challenge
O Branded Hashtags Challenge ou Desafío de Hashtag tem o objetivo de promover o engajamento dos usuários por meio da participação de tendências, movimentos culturais ou desafios criados especialmente para a marca.
As empresas utilizam esse formato para inspirar criadores a criarem conteúdos usando uma hashtag (#) definida e relacionada a elas. As marcas que usam esse formato de publicidade têm acesso exclusivo à hashtag, o que não é o caso em outras redes sociais. Essa exclusividade custa caro, com um custo médio de US$ 150.000 para seis dias.
Os desafios de hashtag aparecem em destaque na página Descobrir do TikTok, em que os usuários podem encontrar novos criadores e navegar pelas hashtags em alta. Ao tocar na #, eles acessam uma landing page interna com o logotipo do patrocinador, a descrição do desafio e outros vídeos que já a utilizam.
Esse formato é ideal para estimular uma campanha específica da marca de forma orgânica com um impulso do anúncio até que eles comecem a viralizar por conta própria.
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Branded Effects
Por fim, os anúncios do tipo Branded Effects (Efeitos da Marca) usam 2D, 3D ou RA para adicionar jogos divertidos, stickers, filtros e efeitos especiais personalizados que se comuniquem de alguma forma com a empresa ou produto.
A ideia central é que esses recursos gerem o interesse do público em usá-lo e que, de alguma forma, sua marca seja lembrada toda vez que um conteúdo for publicado com eles. Essa é uma forma de interagir e engajar o seu público-alvo e levar o nome da sua empresa para mais usuários, de forma orgânica ou impulsionado pelo TikTok Ads.
Essa estratégia tende a ter um impacto maior quando combinada com um desafio de hashtag.
Outra Solução de Publicidade: Promover
Presente no aplicativo e não no TikTok Ads, o recurso Promoção é uma ferramenta de publicidade que você pode usar para conseguir que mais pessoas descubram seus vídeos, direcionar mais gente até seu site e aumentar as chances de ter seguidores. Isso significa que seu vídeo será exibido na forma de anúncio enquanto ele for promovido.
O recurso Promover permite que você rastreie informações básicas em seu vídeo como resultado de sua campanha de promoção, tais como: informações demográficas; número de visualizações de seu vídeo, curtidas, comentários e compartilhamentos; quantas pessoas visitaram o link para seu website; dentre outras.
Quanto Custa Anunciar com o TikTok Ads?
No TikTok Ads, há duas formas de pagamento: o orçamento por campanha ou por grupo de anúncios. As campanhas apresentam um orçamento mínimo (diário ou total) de $50 e $20 para os grupos de anúncios.
Os orçamentos podem ser vitalícios e diários. Isto é, respectivamente, você pode definir o orçamento máximo a ser gasto durante o período de execução ou define-se o gasto máximo por dia. Mas, em ambos os casos, os orçamentos são limites superiores que não necessariamente serão atingidos, mas que nunca serão ultrapassados.
Semelhante ao Google Ads, esse formato garante que você tenha mais controle sobre o investimento que está sendo feito nas campanhas dia a dia.
O TikTok Ads permite que você escolha o tipo de entrega dos anúncios entre padrão ou acelerada e, dessa forma, determinar a velocidade de entrega e do gasto de orçamento.
Por isso, você precisa saber quais são suas prioridades no momento de criar as campanhas. Pois, a primeira opção ajuda a distribuir melhor o orçamento durante o período de anúncio com base na distribuição de tráfego, otimizando o retorno. Já a segunda, visa a obtenção do maior número de resultados em menor tempo, com foco em uma exposição ágil e ampla.
Portanto, se você busca resultados a curto prazo, a distribuição acelerada pode ser uma boa ideia.
Como Anunciar no TikTok Ads?
O TikTok Ads possui uma estrutura parecida com as outras plataformas de anúncios.
1º Passo: Crie Sua Conta do TikTok Ads
Crie a sua conta na página de Gerenciador de Anúncios do TikTok e preencha os campos com seu e-mail ou telefone e senha.
Em seguida, preencha os campos com informações básicas sobre seu negócio, incluindo país/região onde está, seu fuso horário e moeda para cobrança. Depois disso, basta verificar se as informações estão corretas (principalmente o fuso horário, pois não será possível trocá-lo depois). Aí é só clicar em “Registrar” para abrir sua conta.
No primeiro login, um pop-up vai surgir com um formulário e irá te solicitar mais algumas informações sobre sua empresa e os dados de cobrança, incluindo endereço, estado, CEP e website.
Depois que preencher todos os dados e “enviar”, a equipe do TikTok revisará sua conta em até 24h. Depois disso, enviarão a confirmação ou rejeição do perfil para anúncios.
2º Passo: Defina o Modo da Página
Na página seguinte, irá escolher o formato da página e modo de exibição que você prefere para acessar a plataforma, ou seja: Simplified Mode e Custom Mode.
O Simplified Mode (modo simplificado) oferece uma experiência mais prática e intuitiva, permitindo a criação de anúncios de forma rápida e prática. Já o Custom Mode é voltado para profissionais que trabalham com campanhas mais avançadas, como um gestor de tráfego, por exemplo.
3º Passo: Defina o Objetivo da Campanha
Defina o objetivo que deseja alcançar com a campanha. Isso ajudará a plataforma a otimizar seus anúncios enquanto eles estiverem em veiculação.
Os objetivos são divididos em três categorias principais:
- Reconhecimento: Mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível;
- Consideração:
- Tráfego (Direcionar a uma página específica);
- Download de app (Tráfego direcionado para baixar seu aplicativo);
- Visualizações de vídeo (Maximizar as visualizações do seu anúncio);
- Geração de Leads (Formulário pré-pronto para coletar prospectos);
- Conversão:
- Conversão (Tráfego para uma ação específica no seu site, como compra ou inscrição em lista de e-mails);
- Vendas de catálogo (Anúncios dinâmicos baseados em produtos do catálogo – disponível apenas para as contas com representantes de vendas).
4º Passo: Nomear à Campanha
Cada campanha pode ter de 1 a 999 grupos de anúncio, e cada grupo de anúncios pode ter um nome com até 512 caracteres.
5º Passo: Selecione Onde Irá Veiculá-los
Você pode escolher diferentes locais para veicular cada grupo de anúncios, sendo que nem todos estarão disponíveis para sua região. Os mais comuns são: feed do TikTok; feed de notícias do BuzzVideo, TopBuzz, NewsRepublic e Babe; rede de anúncios de audiência do TikTok; Veiculação automática (permite uma entrega de anúncios automática e otimizada).
6º Passo: Selecione o Público
Determine o público ideal para as suas campanhas com segmentações que levam em consideração o gênero, idade, localização, língua, interesses, comportamentos, detalhes do smartphone.
Ou então, você pode trabalhar com Públicos Semelhantes tanto para continuar engajando os usuários que já estão em contato com o seu perfil quanto para atingir aqueles que têm características próximas às dos seus clientes.
7º Passo: Escolha se Quer ter a Otimização de Criativos Automatizada ou Não
Você pode decidir se quer deixar o TikTok criar automaticamente combinações de suas imagens, vídeos e texto. O sistema de anúncios vai mostrar apenas as que performam melhor. A plataforma recomenda que pessoas sem experiência prévia deixem essa opção ligada para garantirem melhores resultados.
8º Passo: Determine o Orçamento
Estabeleça seu orçamento diário ou vitalício para facilitar o planejamento dos seus gastos com as campanhas e não pague mais do que deseja. A qualquer momento, você tem a flexibilidade de ajustar ou pausar os seus gastos.
9º Passo: Escolha sua Estratégia de Leilão e Otimização
Com o TikTok Ads, você também tem a vantagem de contar com um sistema de leilão inteligente, que ajuda a otimizar seus anúncios para que eles alcancem o público no momento certo, no qual pode escolher entre:
- Limite de lance: custo máximo por clique (CPC), por visualização (CPV) ou por 1.000 impressões (CPM);
- Custo de lance: um custo médio por resultados otimizados de CPM, que vai variar acima e abaixo do lance, mas deve acabar na média a longo prazo;
- Menor custo: o sistema de anúncios usa o orçamento do grupo de anúncios para gerar o máximo de resultados possível com o menor custo por resultado.
Depois, basta escolher o seu tipo de entrega de anúncios: padrão ou acelerada.
10º Passo: Crie o Anúncio
Cada grupo de anúncios pode ter até 20 anúncios, que você pode identificá-los com nomes de até 512 caracteres para uso exclusivo interno. Os anúncios podem ter os seguintes formatos: imagem, vídeo ou Spark.
Na hora de definir o criativo, você pode fazer o upload de vídeos ou imagens, além de poder também, criar seus vídeos diretamente pelas ferramentas do aplicativo. Caso queira focar exclusivamente no TikTok e não nos outros aplicativos da empresa, deve ficar entre vídeo e Spark.
Dica: Adicione as fotos ou vídeos e crie um vídeo com o Gerenciador de Anúncios na ferramenta interna do TikTok. Pesquisas realizadas pela própria plataforma, demonstram que fazer isso reduz seu custo por ação em até 46%.
Em seguida, escolha uma thumbnail (capa) ou envie uma opção sua. E complete com o texto do anúncio e o link.
Por fim, revise o seu anúncio e envie. Ele passará por um processo de revisão e aprovação antes de começar a rodar.
Observação: Para criar um Spark, é necessário autorização do criador original do conteúdo que quer usar, eles enviarão um código de acesso para você inserir no gerenciador.
11º Passo: Analise seus Resultados
Por fim, após as suas campanhas rodarem no TikTok Ads, você precisará analisar os resultados pelo TikTok Analytics (ferramenta de relatórios da plataforma que apresenta métricas personalizadas de acordo com o que é mais importante para a sua estratégia).
Com o monitoramento, é possível fazer otimizações contínuas em seus anúncios para melhorar a performance e garantir o sucesso das campanhas.
Dicas para Ter Melhores Resultados
Como você pode imaginar, os criativos são parte fundamental para o sucesso de uma campanha e estratégia no TikTok Ads. Por isso, separamos algumas dicas para que consiga obter resultados expressivos com as suas campanhas. Confira:
- Conteúdo de qualidade: Abuse da criatividade e busque por conteúdos de qualidade para chamar a atenção dos usuários por meio de conteúdo relevante. Neste sentido, crie anúncios que chamem a atenção e instiguem o usuário a interagir com o perfil da sua marca. Campanhas muito agressivas tendem a ser menos efetivas e, considerando o público do TikTok, quanto mais descontraído for o tom do conteúdo, melhor.
- Mantenha os principais elementos criativos no meio da tela. Isso evita que sejam cobertos pela descrição ou logotipo e também que sejam cortados nas laterais (para caber em diferentes tamanhos de tela).
- Use recursos de som e legenda: Explore as funcionalidades de som e legenda. Essa é uma forma de ampliar o seu público garantindo que o seu conteúdo seja acessível para pessoas com deficiências visuais ou auditivas (no caso das legendas). Além disso, unir o áudio e o visual também deixará o seu anúncio mais didático e dinâmico, o que pode ajudar bastante no engajamento.
- Alta resolução: Faça upload de vídeos de alta resolução. Evite imagens borradas ou distorcidas.
- Fique atento às tendências: As trens ou tendências são tipos e formatos de conteúdo que viralizam e engajam o público ao redor do mundo. Por isso, não deixe de surfar nessas ondas para aumentar o engajamento alcance da marca e para se aproximar da audiência da sua marca.
- Seja objetivo: É importante ser direto e objetivo na mensagem que deseja transmitir. Isso porque você tem poucos segundos para captar a atenção do público e garantir que ele não pule o seu vídeo antes de ter contato com a marca ou produto que você está divulgando.
- Faça Parcerias: Parcerias com influenciadores que possuem alto engajamento entre a sua audiência aumenta as chances de conversão e faz com que o público tenha mais confiança na marca, já que estão recebendo a recomendação de uma pessoa com certa autoridade online.
Então, Será que Vale a Pena Investir no TikTok Ads?
É inegável a importância e influência do TikTok como um potencial gerador de novos negócios para marcas e empresas. No entanto, assim como as demais redes sociais, ele não é para todos. Por isso, antes de investir no TikTok Ads, é preciso entender se o seu consumidor está presente nesta plataforma e se a sua marca tem condições e estratégias adequadas para atuar neste canal.
De todo modo, se você pretende explorar este universo, o TikTok For Business está disponível para quem quiser aproveitar o potencial publicitário do aplicativo.