Os consumidores mudaram suas características. Nesse novo universo onde as tecnologias digitais fazem, cada vez mais, parte de nossas vidas, as estratégias de geração de leads antigas já não atingem os mesmos resultados. Como resposta para essa nova característica dos consumidores, surgiu o Marketing de Conteúdo. E mais recentemente, o Inbound Marketing.
Atualmente, um departamento de vendas sem leads qualificados é como um carro sem motor. Não importa a quantidade de combustível que você coloque, ele não vai te levar onde você quer chegar. Mas, gerar leads qualificados não é tarefa fácil, ainda mais em relações comerciais B2B.
Em estratégias genéricas para geração de leads, é possível gerar milhares de leads. Ainda mais quando analisamos números genéricos, como tráfego no site por exemplo. Mas, esse tipo de estratégia gera grandes quantidades de leads pouco qualificados e traz diversos questionamentos ao departamento de marketing. E as respostas sempre levam a crer que estão jogando dinheiro fora.
Para que isso não aconteça com sua estratégia de geração de leads, busque leads qualificados, jogue a “espada” fora e pegue um “bisturi”. Análise exatamente quem é a “persona” que sua empresa tem interesse em negociar. Quais são seus interesses? Onde ela está? O que ela consome no ambiente online? Mire exatamente em quem é seu cliente em potencial.
Aqui vão as 4 dicas para que sua mira fique mais afiada para conquistar leads qualificados
1. Priorize o Inbound Marketing em vez do tradicional Outbound Marketing
Outbound Marketing diz respeito à aquelas estratégias tradicionais de Marketing. Em geral são anúncios impressos, chamadas em rádio, banners aleatórios na internet, telemarketing, “cold calls”, dentre outras. Essas estratégias atingem um grande volume de pessoas, gerando centenas e até milhares de leads.
Mesmo apresentando resultados, o Outbound Marketing gera gastos superiores ao Inbound Marketing. Além de gerar leads menos qualificados e com custo superior. Seu departamento de vendas também levará mais tempo para qualificar os leads, gerando ainda mais custos para a estratégia global de geração de leads. Segundo A SalesForce, ferramenta de CRM famosa em todo o mundo, as estratégias de Outbound Marketing são em média, 61% mais caras quê as estratégias de Inbound Marketing.
Uma estratégia de Inbound Marketing bem elaborada, atende seu potencial cliente onde e quando ele deseja ser atendido. Ao oferecer conteúdos que interessam aos seus clientes, eles vão se interessar pela marca e consequentemente, se sentirão atraídos por suas ofertas ou soluções. Dessa forma, as chances desse cliente consumir de sua marca são infinitamente maiores.
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2. Adote um CRM para seus processos comerciais
Uma boa estratégia de geração de leads através do Inbound Marketing, trará diversas informações sobre os leads qualificados gerados. As pessoas gostam de ser bem atendidas. Não utilizar as informações colhidas para um atendimento mais próximo do seu lead, com uma comunicação que mostre que você realmente se importa com seus interesses, é um erro muito comum.
Investir em um CRM, permite que sua empresa armazene informações que contribuem muito com a experiência que seus vendedores poderão oferecer aos seus potenciais clientes. Além de contribuir no relacionamento entre a empresa e seus potenciais clientes, muitas dessas ferramentas trazem dados e informações que auxiliam enormemente nas estratégias de Marketing da empresa.
3. Se relacione com seus clientes através do Marketing de Conteúdo
O Marketing de conteúdo, tem o dever de informar seus potenciais clientes sobre sua marca e direciona-los ao funil de vendas. Através desses conteúdos, sua marca terá um palco para falar sobre quais problemas serão solucionados para quem adquirir seu produto. Assim como posicionar-se a respeito das opiniões que sua marca compartilha.
4. Invista nas mídias sociais
As mídias sociais alcançaram um poder de disseminação de conteúdo surpreendente. Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram e outros, possuem ferramentas de divulgação que, se configuradas e gerenciadas da forma correta, trazem resultados extraordinários na geração de leads qualificados.
Essas mídias criaram plataformas de anúncios robustas, que trazem informações relevantes e dão condições para que o profissional de marketing otimize suas campanhas. A facilidade em mensurar resultados e adotar medidas para melhorar o ROI, trás segurança nas estratégias de marketing adotadas pela marca. E também dá condições para o planejamento de novas estratégias para a geração de leads qualificados.
Concluindo
Existem diversas maneiras de gerar leads. Agora, se o interesse é gerar leads qualificados, principalmente em relações comerciais B2B, não há dúvidas que a melhor estratégia é o Inbound Marketing.
Uma boa estratégia de Inbound Marketing, aliada à uma gestão robusta dos leads gerados por essa metodologia, pode resultar na construção de uma máquina de vendas para sua empresa.