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O Que é UX e Como Aplicar no Seu Negócio Digital

Entenda como essa estratégia pode ajudar a enriquecer a jornada do cliente e auxiliar no crescimento do seu empreendimento

Por Equipe Webrain29 de setembro de 202111 de janeiro de 2022
UX - User Experience - Experiência do Usuário
Leitura de 8min

Como você já deve ter percebido, o mundo a nossa volta está sempre em constante evolução. Isso significa que, a cada dia que passa, novas invenções são criadas a fim de melhorar a nossa vida e, consequentemente, oferecer um pouco mais de facilidade e conforto.

Se antes era preciso utilizar duas pedras em atrito para se obter fogo, hoje em dia um simples fósforo é capaz de produzir as chamas para o preparo dos nossos alimentos. Se antes o telégrafo era um dos aparelhos mais utilizados para a comunicação à distância, hoje conseguimos trocar mensagens instantâneas através de aplicativos e softwares. E se antes era preciso se deslocar a uma loja física para comprar determinado produto, isso agora pode ser feito com apenas alguns cliques.

Mas calma, o que tudo isso tem a ver com o tema deste artigo? Simples: se pensarmos por um instante, todo esse desenvolvimento permite que novas experiências sejam exploradas por aqueles que desfrutam de tais soluções. E, no fim das contas, isso é algo que está diretamente relacionado ao UX. Sigla que, apesar de pequena, carrega consigo grandes aprendizados. E, por falar nisso, é sobre ela que esse conteúdo se trata.

O Que Significa UX?

O termo se refere a User Experience, ou seja, “Experiência do Usuário” e começou a se popularizar a partir da década de 90, através do cientista da computação e, na época, funcionário da tão conhecida Apple: Don Norman.

Apesar de ser um conceito amplo, quando nos referimos ao campo dos negócios digitais, vale ressaltar que ele está associado aos sentimentos e emoções que os usuários experimentam ao adquirir qualquer produto ou usufruir de algum serviço, uma vez que o primeiro contato com a marca já representa o início de sua experiência.

Vejamos um exemplo: uma pessoa acessa um site em busca de um celular de última geração. Assim que a página abre, percebe que a interface apresenta informações confusas e desorganizadas, além de carregamento lento. Esse primeiro momento já é suficiente para que ela comece a ficar um pouco irritada. Mas, apesar disso, digamos que ainda insiste em permanecer no site e concluir a compra. Então, quando recebe o aparelho em mãos verifica que o sistema não é eficaz e que a tela é um pouco frágil.

Analisando essa situação, é possível dizer que, desde o início da compra até o recebimento e testagem do produto, a experiência obtida por esse cliente não foi satisfatória, certo? Agora, pense se a situação fosse diferente: site ágil, organizado e intuitivo, e celular com boas características e funcionalidades. Essa teria sido uma experiência mais agradável, não é verdade?

Isso serve para mostrar que, independentemente de ser “boa” ou “ruim”, a experiência do usuário é algo que sempre vai acontecer. E acredite: quanto mais prazerosa, maior será a chance do cliente voltar a comprar algo do seu negócio. Ou indicá-lo para outras pessoas.

Portanto, empresas que utilizem User Experience e busca de atender às necessidades de seus clientes, certamente terão retornos significativos.

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Como Aplicar a Experiência do Usuário no Site do Seu Negócio?

Como mencionado anteriormente, a UX é um conceito amplo e está relacionado a todos os tipos de experiências, seja a compra de um carro, de um instrumento musical ou até mesmo o acesso a um site para a compra de algum produto. E como aqui o que nos interessa são os negócios digitais, é exatamente sobre esse tópico que vamos destacar: aplicação da UX no site do seu próprio negócio.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que, nesse caso, não é apenas o design da página que importa. Mas sim uma série de fatores, como a arquitetura das informações, tempo de carregamento, interface, facilidade de uso, entre tantos outros. Afinal, tudo isso já faz parte da experiência do usuário e se você não quer que o seu cliente feche a aba do seu site ou desista do carrinho de compras, ficar atento a essas dicas e montar uma boa estratégia de UX é fundamental:

Defina os Valores da Sua Empresa

Pode parecer uma questão muito simples, mas entender a forma como a sua empresa deseja ser reconhecida é essencial para que a comunicação seja organizada de modo adequado. Ela será o ponto principal para qualquer tipo de estratégia que você queira realizar: métodos de venda, posicionamento de mercado, parcerias ou persuasão.

Conheça a Sua Persona

Lembre-se: o UX busca responder sempre à pergunta “o que pode ser feito para melhorar a experiência do meu cliente?” E você só terá a resposta se conhecer de fato o perfil do seu público-alvo, bem como seus gostos e interesses.

A Netflix é um ótimo exemplo de empresa que trabalha toda a experiência do usuário. Além de apresentar uma interface intuitiva e de fácil acesso (com categorias separadas), os filmes e séries que você assistiu ficam registrados no aplicativo. Uma vez que você sai da plataforma e entra novamente, esses registros voltam a aparecer na tela. Isso evita que você tenha o trabalho de procurá-los no campo de busca.

Da mesma forma, caso você seja uma pessoa indecisa e não saiba o que escolher para assistir, a própria plataforma possui o recurso de “Títulos Aleatórios”. Isso permite que alguma produção seja indicada com base no que já você já consumiu anteriormente.

Viu só como tudo isso transmite certa tranquilidade e satisfação? É esse o espírito que você deve incorporar ao seu negócio. Por isso, comece a fazer esse exercício: o que deixaria seu cliente mais feliz?

Faça Testes

A partir da pergunta feita anteriormente, é bem provável que muitas ideias surjam pelo caminho. Mas você só vai saber se elas realmente funcionam fazendo a aplicação de testes. Sendo assim, analise quais são as expectativas dos resultados de cada uma delas e coloque-as em prática, avaliando se devem ser mudadas ou aprimoradas.

 

Inclusive, para que essa análise seja feita de forma prática e correta, você pode se basear nas métricas do seu negócio, como taxa de cliques, número de acessos, tempo de permanência na página, conversão de vendas ou até mesmo pesquisas de satisfação.

Agora conta pra gente, você tem entregado a melhor experiência ao seu cliente? Caso precise de ajuda para pensar fora da caixinha e buscar soluções inovadoras para o seu empreendimento, conte com a Webrain!

Entre em contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!


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