80% dos Brasileiros Gostam de Acompanhar e Interagir com Marcas no Twitter

Plataforma analisou Tweets espontâneos, pesquisando, testando e avaliando o comportamento dos conteúdos na rede social.

80% dos Brasileiros Gostam de Acompanhar e Interagir com Marcas no Twitter
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Com o objetivo de entender melhor a expectativa sobre a presença das marcas na plataforma, entre janeiro de 2019 e 2021, o Twitter realizou a pesquisa #PapoReto em oito países, incluindo o Brasil.

Para isso, a plataforma analisou Tweets de marcas globais e também de consumidores que mencionam empresas nos últimos três anos. Além disso, realizou um teste usando Tweets descaracterizados com duas mil pessoas em cada um dos mercados.

A pesquisa revelou dados interessantes que podem ajudar as empresas a terem cases de sucesso. Ou, até mesmo, a cometerem alguns equívocos se não entenderem o envolvimento dos consumidores com as marcas nas plataformas digitais.

Por esse motivo, encontrar o equilíbrio para que essa relação seja verdadeira e gere conversões positivas é um dos principais desafios dos profissionais de comunicação.

Pesquisa #PapoReto do Twitter

A pesquisa revelou que, devido à natureza aberta e conversacional, o Twitter é o lugar onde as pessoas vão para falar sobre seus assuntos de interesse e elas se conectam com as diversas marcas presentes no serviço.

De acordo com a plataforma, esse foi motivo que impulsionou um crescimento de 44% da quantidade de respostas do público às mensagens das empresas postadas no Twitter.

A pesquisa apontou também que 93% dos usuários da plataforma reportaram que não se importam com a promoção de produtos e serviços das empresas. Desde que esteja inserida em um contexto divertido, informativo e agregue de alguma forma.

Não é coincidência que esse levantamento revelou também que os usuários brasileiros gostam de acompanhar a atuação das empresas: oito em cada dez pessoas concordam que ver marcas no Twitter faz parte da graça de usar ele.

Dados Similares

Conforme análise dos tweets publicados por marcas globais, foi possível observar aspectos considerados similares, como o uso das mesmas palavras-chave, a frequência de postagem e o mesmo tamanho de texto entre as publicações de cada empresa. Também se notou que elas têm utilizado cada vez mais os mesmos adjetivos para se descrever.

A partir disso, surge um questionamento: “será que as marcas realmente estão começando a soar iguais?”.

Conexão Com o Público

Conforme explicou Rafael Camilo, líder de Twitter Next no Brasil, o levantamento foi chamado de #PapoReto porque traz insights valiosos para que as marcas recuperem seu tom autêntico, revisitem os temas que abordam e se conectem com o público de forma legítima.

Para isso, “o primeiro passo é encarar a verdade, por mais que ela doa, já que a mesmice no contexto da publicidade e propaganda se mostra cada vez mais ineficiente. Em segundo lugar, é importante lembrar que fundamentos sólidos de marca contribuem para a distinção: na pesquisa, vimos que nove em cada dez pessoas valorizam marcas que têm certeza de quem são. Isso fala sobre clareza e consistência de posicionamento. Entender o que os consumidores pensam sobre a sua marca também é essencial para tirar aprendizados, desenvolver estratégias e repensar os rumos a serem tomados”, afirmou o líder de Twitter Next no Brasil.

Diversidade

As diferentes comunidades presentes na plataforma trazem uma visão mais plural para as conversas, desafiando assim, as pessoas a sair das chamadas bolhas e começaram a exercitar um novo olhar. Dessa forma, cada vez mais as empresas devem ser representativas. Tanto é que 8 em cada 10 pessoas concordam que a voz de uma marca no Twitter deveria refletir a diversidade do público e não de apenas um tipo de consumidor.

Apesar disso, 89% responderam que não veem problemas em serem categorizados, pelas marcas, como um público específico, desde que isso seja feito de forma respeitosa.

Assim, quando se trata de alinhamento a temas de interesse, 48% acredita que a importância do apoio de empresas a questões econômicas, sociais, políticas ou culturais hoje é ainda maior do que um ano atrás.

Os consumidores desejam que as marcas participem das conversas dos mais variados temas. Além dos assuntos aos quais já estão inseridas, desde questões sociais e culturais, até programas de TV, datas comemorativas e memes.

“O Twitter Next, nossa área de estratégia de marca, criatividade e soluções tecnológicas, está ao lado dos clientes para ajudar neste momento de inflexão e reavaliação da sua presença na plataforma, guiando-os assim com ideias centradas nas pessoas e um tom de voz contundente ao espírito do tempo”, completa Rafael.

Twitter

O Twitter

Como uma espécie de “microblog”, o Twitter é uma das redes sociais mais importantes do mundo. Ela foi criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, nos Estados Unidos.

Os usuários compõem pequenas publicações com limite máximo de 280 caracteres, envolvendo texto, GIF e até vídeos, sobre assuntos diversos.

A rede social é um canal para que pessoas obtenham informações sobre as últimas notícias e possam expressar suas opiniões sobre assuntos diversos e eventos em tempo real.

A plataforma disponibiliza também os Trending Topics, que são um espaço que permite que o usuário descubra quais são os temas mais comentados do dia. A área se tornou tão importante que passou a ser usada como um termômetro político.

Atualmente, o microblog está disponível em cerca de 49 idiomas.

O Brasil tem a quarta maior base de usuários da rede social Twitter. Em janeiro, 19,05 milhões de brasileiros acessaram o Twitter, segundo informações coletadas pela empresa de análise de dados Statista.

Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 76,9 milhões de usuários do microblog. Na sequência estão o Japão (58,9 milhões) e a Índia (23,6 milhões), de acordo com a Statista.

A rede social informou ter alcançado 217 milhões de “usuários ativos diários monetizáveis” (mDAU, na sigla em inglês) no quarto trimestre de 2021, um avanço de 13,02% sobre os 192 milhões registrados um ano antes.

Em seu balanço, a empresa informa considerar pessoas que efetuaram login, ou foram autenticadas e acessaram o Twitter em um determinado dia, tanto pelo endereço twitter.com no navegador de internet, quanto por aplicativos do Twitter, que podem exibir anúncios.

Por este critério, o Twitter informou ter alcançado 38 milhões de usuários diários ativos monetizáveis nos EUA, no quarto trimestre, ante 37 milhões um ano antes. Já a base internacional somou 179 milhões, um aumento de 2,9% sobre o volume de igual período do ano anterior.

14 Marcas que Usam o Twitter de Forma Brilhante

O Twitter é considerado o berço para diversos produtores de conteúdo e permite que as marcas inovem na forma de se comunicar e oferecer atendimento ao cliente. Por isso, listamos algumas empresas para te inspirar:

1. Ponto Frio

O Ponto Frio é referência no que se refere à criação de uma brand persona para as redes sociais. A marca usa o Pinguim, a sua mascote para anunciar lançamentos e obter ofertas para os internautas.

O tom debochado e o bom humor desse personagem também sempre foram diferenciais para a marca, que, hoje, acumula mais de 351 mil seguidores.

O Ponto Frio foi tão inovador que outras marcas varejistas, como Magazine Luiza e Casas Bahia, seguiram seus passos e empregam um comportamento semelhante na rede.

2. NuBank

Com 598 mil seguidores no Twitter, a segunda marca que você pode se inspirar é o NuBank que surgiu com a premissa de oferecer um cartão de crédito sem as complicações das grandes corporações bancárias. E obviamente, isso precisava transparecer nas redes sociais.

Assim, o principal diferencial da empresa no Twitter é o atendimento prestado aos consumidores. Neste sentido, se tem alguma reclamação ou precisa resolver algo importante, é só marcar a @ deles na rede para ter um contato rápido e eficiente.

3. Netflix

A Netflix usa situações engraçadas sobre séries e filmes, e cativa todos que o seguem. O @netflixbrasil possui 21, 5 milhões de seguidores. Já o perfil norte-americano possui 19,5 milhões.

Ela é campeã quando o assunto é tweet viral e sabe aproveitar muito bem dos memes que costumam surgir na rede, adaptando-os ao seu contexto e conteúdos.

4. Globo Rural

Já o perfil da revista Globo Rural, com mais de 255 mil de seguidores, tem muito para ensinar às mais diferentes marcas nas redes sociais. Enquanto muitas acreditam que o ideal é manter branding e persona coerentes, esse perfil faz exatamente o contrário.

A marca utiliza o bom humor e o conteúdo leve para ser atrativo para um público mais jovem e de contexto majoritariamente urbano.

Twitter Globo Rural

5. MasterChef Brasil

Atualmente, o Masterchef é um dos programas da televisão brasileira que mais explora a característica de segunda tela do Twitter.

A atração é exibida semanalmente pela TV Band. Algumas edições utilizaram a rede para a divulgação do grande campeão do programa.

Além do perfil oficial do programa, os juízes da disputa culinária são bastante ativos na rede e, para completar, os participantes de cada edição também ganham um perfil no Twitter. Tudo isso não só facilita, como incentiva a criação de conversas ao redor dos temas do programa e, facilmente, eles chegam aos Trending Topics.

Atualmente, a marca possui 1,6 milhão de seguidores.

6. Oreo

Assim como o Ponto Frio, o Oreo foi pioneiro na produção de conteúdos diferenciados no Twitter, com mais de 1 milhão de seguidores.

A marca se destacou com publicações “real time”, como, por exemplo, no dia do apagão durante uma partida de Super Bowl. O que demonstra um time alinhado e atento a referências relevantes tanto para a rede quanto para o seu público.

7. Ikea

A gigante de móveis, Ikea, é um verdadeiro prestador de serviços no Twitter ao produzir conteúdo de qualidade e relevante a seus seguidores.

Com mais de 365 mil seguidores, os conteúdos da Ikea trazem diversidade de dicas, inspirações e pequenas soluções para o dia a dia doméstico, além de links para publicações assinadas por designers parceiros da marca.

8. Taco Bell

Já a Taco Bell tem uma rede de seguidores muito leais (1,9 milhão de seguidores) que costumam render boas interações na página.

Além disso, a empresa patrocina diversos eventos, permitindo realizar algumas ações em tempo real que acontecem por meio do Twitter.

9. NASA

A Nasa é um ótimo exemplo de como transmitir informações complexas de forma leve e simples. Com cerca de 60,4 milhões de seguidores, ela envolve fotos extraordinárias e a dose ideal entre bom humor e referências do mundo pop.

No perfil também divulgados conteúdos de personalidades importantes do meio, além de conteúdos próprios, como o Houston, We Have a Podcast e informações sobre os projetos mais recentes da empresa.

Twitter Nasa

10. Disney

A Disney encanta todos os públicos, independente da idade, e possui mais de 9 milhões de seguidores. No Twiiter, a marca publica GIFs, informações e curiosidades dos bastidores dos filmes.

Além da conta principal, a Disney também possui uma conta dedicada à nostalgia das produções (Disney Memories – 202.7K) e dos parques: Disney Parks (2.1M seguidores) e Walt Disney World (3.6M).

O Disney Memories ainda traz quotes e jogos, voltados a um público mais infantil.

11. Itaú

Com mais de 670 mil seguidores, o perfil do Itaú é dedicado a descomplicar a vida financeiro ao responder dúvidas dos clientes, mostrar novidades e oferecer descontos. Também existe outro perfil com descontos em ingressos, o @itaucinemas.

12. Coca-Cola Brasil

O perfil da Coca-Cola do Brasil possui mais de 697 mil seguidores e traz conteúdo exclusivo no Twitter. A marca aproveita o espaço para conversar com o público.

13. Mc Donald’s Brasil

Com mais de 580 mil seguidores, a Mc Donald’s brasileira usa tweets engraçados para falar dos seus lanches e consegue agradar todos os públicos.

14. Natura

A Natura possui mais de 247 mil seguidores no Twitter, por meio de sua persona Nat, consegue se comunicar com seu público de forma natural e com uma proximidade que é possível graças ao tom de voz elaborado para sua assistente virtual.

A Nat traz tanto os pilares da marca (sustentabilidade e empoderamento feminino) nas publicações, como conteúdos de venda, com recomendação de produtos, sempre de forma humanizada. Além disso, ela participa de conversas de temas do momento, como memes e Tweets virais, conquistando, assim, bom engajamento com seu público.

Twitter Natura

Insights no Twitter

É claro que nada do que foi apresentado das marcas são definitivos, ainda mais no contexto tão mutável das redes sociais. Porém, as marcas que listamos podem ser verdadeiras fontes de inspiração para insights e até mesmo argumentos para levar novidades para o perfil da sua marca nessa rede.

Por isso, começar a segui-las é uma boa forma ficar por dentro de tendências de marketing digital e acompanhar algumas das melhores práticas na rede, como o uso eficiente de hashtag.

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Aproveite sua visita em nosso blog e leia os artigos: “Como iniciar uma estratégia de Marketing Digital no Twitter” e “Social Listening: Entenda a Sua Importância e Saiba como Utilizá-lo com Sucesso”. Leituras complementares que te ajudarão a maximizar os seus resultados no Twitter.

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