Por que estratégias de SEO e PPC são mais eficazes juntas?


estratégias de SEO e PPC são mais eficazes juntas

Se você está buscando uma estratégia de marketing de busca eficiente, unir SEO e PPC pode fazer toda a diferença

SEO e PPC são muito diferentes, mas está na hora de parar de pensar neles como opostos. Pois, embora diferentes, eles não são inimigos. Eles são aliados. E eles trabalham muito bem juntos: se complementam e se beneficiam.

Assim como Yin e Yang, eles se encaixam para formar um todo – nesse caso, um marketing de pesquisa eficiente.

Aqui estão seis razões pelas quais o uso do pay-per-click (PPC – também conhecidos como Links Patrocinados) e a otimização do mecanismo de busca (SEO) juntos resultarão em um marketing de busca mais eficaz.

1. Maior visibilidade

Este primeiro benefício é óbvio. Você deseja que sua empresa e sua marca esteja o mais visível possível on-line, para que assim possa alcançar mais pessoas. Se você está apenas executando uma campanha de SEO, sua empresa estará no SERPs (Search Engine Result Pages) apenas uma vez para o seu ranking orgânico.

No entanto, se você utilizar estratégias de PPC, terá mais exposição. Ou seja, você pode estar no SERPs duas vezes.

Além disso, os anúncios PPC geralmente compõem as duas, ou três, posições principais nos resultados na maioria das SERPs. Portanto, se você pode dominar os espaços pagos e orgânicos, você não apenas terá maior visibilidade, mas também transmitirá a impressão de ter autoridade em seu mercado.

2. O dobro de dados para palavras-chave

Uma das grandes vantagens do SEO e do PPC é que ambos geram dados, que você pode usar para otimizar seus esforços de marketing de pesquisa. Você pode ver para quais palavras-chave está classificado bem, quais são as melhores conversões, etc. Quando você executa campanhas de SEO e PPC, tem o dobro dos dados para direcioná-lo.

Quanto mais dados você tiver, mais poderá aprender sobre seu público, mais alterações você poderá fazer para melhorar as campanhas e melhores serão os resultados.

3. Use Copy de Anúncios

Se você investe em anúncios PPC para sua empresa, poderá identificar quais apresentam melhor desempenho e obtêm o maior número de conversões. Se as pessoas clicam nos seus anúncios, o texto do anúncio é persuasivo e fornece às pessoas as informações que elas estão procurando.

Então, por que não usar isso de forma estratégica? Você pode usar o texto do anúncio com melhor desempenho para ajudar sua campanha de SEO.

Utilize o copy do anúncio nas tags de título, nas meta descrições e até no conteúdo das páginas nas quais você está tentando classificar. Isso pode funcionar muito bem, porque você já sabe que este texto funciona.

Você pode testar tags de título e meta descrições organicamente, mas isso leva muito tempo. Dessa forma, você não precisa sentar e esperar; você pode ir em frente e usar um copy comprovadamente eficaz.

4. Retargeting

O retargeting ou remarketing, é uma das ferramentas mais úteis no marketing de pesquisa.

Digamos que você tenha trabalhado arduamente em seus rankings orgânicos com SEO e finalmente tenha chegado ao top 4 dos SERPs. Você deseja que esse trabalho duro seja recompensado em conversões. No entanto, os visitantes continuam acessando seu site, mas simplesmente não convertem. (É comum que apenas 2% dos dos usuários que visitam o site pela primeira vez, façam algum tipo de conversão).

Com o remarketing, você pode segmentar esses usuários e exibir seus anúncios PPC para eles – e é por isso que o retargeting é a melhor arma do SEO.

Quando as pessoas se familiarizam com seu site, elas têm mais chances de se converter. Portanto, você pode veicular anúncios para quem já o visitou antes, trazendo-os de volta ao seu site e desenvolvendo o reconhecimento da sua marca.

5. Descobrindo novas palavras-chave

Seu site pode ser classificado organicamente para várias palavras-chave diferentes. Algumas delas você pode ter muito trabalho para ranquear. Outras, que você pode nem ter pensado, ranquearão naturalmente. Essas classificações naturais podem ser palavras-chave capazes de gerar muito tráfego e conversões. Nesse caso, você acaba de ganhar o prêmio PPC.

Se você conseguir encontrar essas palavras-chave de classificação orgânica, poderá incluí-las em sua campanha de PPC – e superar sua concorrência.

Seu objetivo no PPC é descobrir quais palavras-chave têm melhor desempenho; com o SEO, você já tem essas informações na ponta dos dedos.

6. ‘Troca’ de Palavras-chave

Às vezes, existem palavras-chave muito caras para usar no PPC. Nesses casos, recorrer ao SEO pode ser extremamente eficaz.

Talvez, uma das principais palavras-chave que você deseja segmentar com o PPC seja muito cara e você não quer usar todo o seu orçamento com apenas uma palavra-chave.

A alternativa é ranquear essa palavra-chave com resultados orgânicos – SEO. Dessa forma, você classificará sua palavra-chave segmentada e ainda terá seu orçamento de PPC para outras palavras-chave.

Você já tinha parado para refletir sobre as vantagens de trabalhar estratégias de SEO e PPC juntas? Se prestar atenção, verá que os grandes players do mercado se utilizam muito desse método para estarem sempre em destaque.

Portanto, se você ainda não investe em uma ou outra dessas estratégias, vale a pena analisar os possíveis benefícios que eles podem trazer para o seu negócio. As duas estratégias são muito eficientes, e podem ser ainda mais efetivas quando usadas em conjunto, de forma inteligente e estratégica.


Você também pode gostar de ler:

Soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio Marketing Digital

5 soluções de Automação em Marketing Digital que vão ajudar o seu negócio

Site One Page

O que é site One Page? Conheça 3 vantagens e desvantagens

BI e Web Analytics

O que são BI e Web Analytics e para que servem