Sabe aquelas vezes em que você entrou em uma loja para dar uma olhadinha e acabou levando alguma coisa? Esta é, basicamente, a lógica de conversão. A diferença é que no meio digital existem muitas maneiras de aumentar o índice de pessoas que estão apenas dando uma olhadinha em seu site e resolvem ligar para pedir um orçamento, cadastrar o e-mail para receber promoções ou comprar, caso seja um e-commerce.
Na loja física dá para colocar um cartaz chamativo em frente ou atrair as pessoas por meio de um promotor, mas a estratégia de conversão no Marketing Digital varia de acordo com o objetivo. Este objetivo precisa ser atingível e mensurável, pois somente assim será possível avaliar se a estratégia de conversão foi eficaz e deve ser mantida ou ajustada de tempos em tempos.
Portanto, antes de qualquer coisa, defina seu objetivo. Abaixo listamos os mais comuns para que você possa se inspirar:
- Pedidos de orçamento via site
- Ligações
- Solicitação de mais informações
- Baixar e-book
- Cadastrar o e-mail para receber novidades
- Preencher o formulário de fale conosco
- Colocar o nome em uma lista de espera
- Compartilhamento de posts e materiais da sua empresa de forma espontânea no perfil pessoal
- Efetivação de compra
Após definir o objetivo, você precisa planejar as chamadas para a ação (CTAs), que são os meios pelos quais os usuários se deixarão ser “pescados” por você. Uma boa opção são banners e botões dinâmicos em seu site que acabam atraindo a atenção da pessoa enquanto ela navega.
Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução
Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!
No exemplo a seguir, podemos considerar que toda vez que um usuário clicar em um destes botões teremos uma conversão.
Aliás, vale a pena ler este post para conhecer as melhores maneiras de utilizar pop up para atrair leads (prospects).
Outro meio de gerar conversão no Marketing Digital é por meio de campanhas de e-mail marketing. Munido de bons argumentos e de um mailing qualificado você pode conquistar muitos cliques para seu site ou landing page.
Investir em campanhas de Google Adwords e Facebook Ads também pode trazer conversões de qualidade para seu negócio. Neste caso, vale a pena contar com um serviço especializado de Inbound Marketing para que seu dinheiro não seja desperdiçado. Clique e descubra Como uma Consultoria de Marketing Digital pode ajudar seu negócio.
Mensurar
Por fim, é necessário avaliar os dados para descobrir o que precisa ser revisto e o que pode ser mantido. A taxa de conversão pode ser calculada do início ao fim do funil de vendas e traz um diagnóstico de onde está o ponto fraco da estratégia e, consequentemente, onde devemos atuar.
Quer se aprofundar no assunto? Entre em contato com a gente ou deixe suas dúvidas nos comentários. Como nós respiramos Marketing Digital diariamente por aqui, será um grande prazer compartilhar contigo mais informações a respeito.