Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

17 dicas atemporais para aumentar sua presença nas redes sociais


Presença nas Redes Sociais

Existem diversas ações que você pode tomar para ampliar a presença da sua empresa nas mídias sociais. Confira!

Hoje, as dúvidas a respeito de como criar uma boa presença nas redes sociais são comuns. Contudo, o engajamento das pessoas em ações nas mídias sociais vem aumentando ano a ano. As principais mídias como Facebook, Instagram e Twitter são redes com pessoas altamente ativas. Sem mencionar outras mídias sociais como Linkedin, Pinterest e outros. Todos querem se fazer presentes, seja para o pessoal ou para o profissional.

Faça sua presença nas redes sociais da maneira certa

Quando falamos em negócios, ter uma presença adequada e relevante nas mídias sociais automaticamente trará benefícios para sua empresa. Porém, para alcançar seus objetivos, o primeiro passo é conquistar um volume considerável de “seguidores engajados”, ou seja, pessoas que consumam e se relacionem com os conteúdos que são postados em seus perfis.

Dessa forma, para que você ou sua empresa consiga sua presença nas mídias digitais da maneira certa, aqui estão algumas dicas de como fazer sua rede social ou de seu negócio ser relevante e crescer.

1. Defina metas e objetivos

Antes de começar a colocar a mão na massa e postar seus conteúdos, defina suas metas e objetivos com a mídia escolhida. Assim, defina quais plataformas você pretende trabalhar, entenda como elas funcionam, qual público alvo você pretende alcançar em cada plataforma e quais serão seus objetivos quando elas chegarem até você.

2. Deixe claro que você é humano

Deixe seu público alvo com a impressão de naturalidade e espontaneidade. Isso significa interagir com frequência nas plataformas escolhidas. Não poste apenas um link e espere que alguém clique e acesse seu conteúdo, interaja com qualquer ação que seus seguidores tomem, responda suas perguntas ou mesmo interaja com um simples comentário. Mostre a eles quem você é e seu público se sentira mais conectado a você.

3. Entenda suas necessidades

Procure entender o que seu público precisa ou costuma buscar naquela rede social, isso possibilita que você interaja com eles em um nível mais intimo. Pois, saber o que eles gostam de ler e o que eles acreditam ajuda a entender quais conteúdos você deve entregar a eles.

4. Inclua os ícones de suas redes sociais em seu site

Certifique-se de incluir os links para suas redes sociais em seu site ou mesmo de uma para outra mídia social. Isso tornara mais fácil para as pessoas que acompanham você através do site ou outras mídias a chegar até você ou sua empresa.

5. Inclua seu site em suas redes sociais

Assim como você deve incluir suas redes sociais ao seu site, disponibilize seu site em suas redes sociais. Assim as pessoas terão a chance de conhecer melhor seu trabalho ou sua empresa e produtos.

6. Compartilhe, compartilhe e compartilhe

Compartilhe com todos e em todas as suas mídias. Não seja chato, mas também não tenha medo de compartilhar. Ao fazer isso, seus seguidores saberão que você está presente e atuante em diversas mídias, e também irão compartilhar seus conteúdos em seus perfis. Está é uma maneira simples de ser relevante e de fazer presença nas redes sociais.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

7. Crie uma estratégia integrada de mídia social

Garanta que cada rede social tenha um propósito. Portanto, inicie elaborando um calendário de postagens com todos os eventos do ano e postagens que você pretende realizar no período. Isso ajudará você a definir como cada conteúdo será entregue em cada mídia e como isso pode ser explorado para o seu negócio.

8. Produza conteúdos relevantes

Procure garantir que está produzindo conteúdo relevante para seu público alvo. Ter conteúdos de qualidade e que realmente interessem ao seu público alvo vai ajudar muito seu negócio a conquistar mais clientes e consequentemente resultados com o trabalho.

9. Interaja com outras pessoas

Assim como você deve se envolver com quem interage em suas redes sociais, procure interagir com outros perfis ou mesmo pessoas que já fazem parte dos seus seguidores. Isso significa que, quando alguém postar um conteúdo que tenha relação com seu público alvo, que você deve interagir com esse conteúdo. Demonstre que você consome o que seu público alvo consome e tem interesse pelo assunto.

10. Otimize suas postagens

Otimizar suas postagens significa usar palavras-chave. Portanto, use as palavras-chave que referenciem sua empresa ou produtos. Pense em como seus clientes buscam sobre sua empresa ou produto no Google ou outros mecanismos de busca e use essas palavras em suas postagens.

11. Use hashtags frequentemente

As pessoas não usam hashtags a toa. O uso de hashtags ajudará a atrair mais pessoas para seus perfis nas redes sociais. Só tenha cuidado em não usa-las quando elas não tem relação com o conteúdo postado. #ninguemcurte.

12. Adicione os links para suas redes sociais em sua assinatura de e-mail

Assim como você deve colocar os links para suas redes sociais em seu site e em outras redes sociais, inclua também em sua assinatura de e-mail. Pense na quantidade de emails enviados todos os dias, as pessoas provavelmente ficarão curiosas em conferir suas redes sociais e caso você tenha seguido nossas dicas as chances de elas te seguirem é grande.

13. De algum beneficio aos seus seguidores

As pessoas que frequentam redes sociais vivem em busca de alguma vantagem. Dessa forma, considere fornecer descontos, testes, avaliações gratuitas, materiais grátis ou mesmo um cartão fidelidade. Isso ajudara a conquistar seguidores e engajar aqueles que se sentirem beneficiados.

14. Poste com Frequência

É frustrante procurar por um perfil que você não vê conteúdo há algum tempo e ao entrar no perfil perceber que ele não posta a muito tempo. Portanto, poste com uma frequência possível e confortável para você, se necessário adiante algumas postagens inicialmente para ter um fôlego e não deixar seu público “parado”. Essa dica certamente pode ajudar sua presença nas redes sociais ser ampliada.

15. Responda com eficiência

Caso aconteça de alguém reclamar algo em uma postagem, responda rápido e com clareza. Seja profissional – mesmo que a pessoa não seja. Trate todos com carinho e atenção, ofereça atendimento e busque excelência quando tratar esse tipo de situação.

16. Peça aos clientes que compartilhem suas postagens

Muitas vezes, as pessoas se sentem receosas de pedir para que seus seguidores compartilhem seus conteúdos. Não tenha medo, apenas um pedido para que seus clientes compartilhem seus conteúdos, pode ser o que faltava para você atrair o número de seguidores e potenciais clientes que deseja.

17. Vá além de responder seus seguidores

Quando alguém comentar sobre um problema ou questionar algo em suas postagens, certifique-se de não apenas ajuda-lo, atenda essa pessoa até que ela chegue a uma conclusão ou solução. Se fizer isso, as pessoas entenderão que sua empresa faz o possível para ajudar e perceberão a autoridade da sua empresa no assunto. Isso deixará eles interessados em consumir de suas soluções.

E aí? Você já utiliza alguma ou algumas dessas dicas para a presença nas redes sociais da sua empresa? Conta pra gente nos comentários quais as mais eficientes para o seu negócio.


Você também pode gostar de ler:

Landing Page

Por que você precisa de uma Landing Page de sucesso e como criar uma

Relatório de Marketing Digital

Como criar e apresentar um relatório de marketing digital eficiente

Email Marketing Design

Como criar um email marketing de alta qualidade?