Pinterest: Novas Ferramentas Ajudam Anunciantes a Descobrirem Tendências e a Avaliar Melhor as Campanhas

Pinterest expande para anunciantes ferramentas projetadas para ajuda-los a encontrar tendências emergentes e a medirem o sucesso das campanhas.

Novas Ferramentas do Pinterest
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Pinterest expande para anunciantes ferramentas projetadas para ajuda-los a encontrar tendências emergentes e a medirem o sucesso das campanhas.

Conforme informado no dia 17 de outubro deste ano, o Pinterest decidiu expandir as ferramentas direcionadas aos anunciantes que são capazes de garantir uma jornada ainda mais coesa, do início do ciclo de vida da campanha até a produção de relatórios pós-campanha.

A primeira ferramenta anunciada foi o Pinterest Trends, que visa auxiliar as marcas e profissionais de marketing, em todo o mundo, a obter insights mais detalhados sobre os comportamentos de planejamento dos usuários e a planejar suas campanhas por meio de segmentação e criativos.

Já o segundo lançamento foi a nova API do Pinterest para conversões que, ao final da jornada da campanha, proporcionará aos anunciantes uma visão ampla do desempenho dela para que seja possível analisar as ações realizadas por esse público no site do anunciante. Além disso, ela integrará globalmente recursos de conversão com a Shopify e com o Google Tag Manager.

Mas, vamos entender melhor cada ferramenta…

Pinterest Trends

O Pinterest Trends já era utilizado nos Estados Unidos, Reino Unido e no Canadá. A partir de agora, a plataforma expandiu a ferramenta para mais 30 países e 22 idiomas, e oferecerá insights inéditos e aprimorados de quando os principais termos de pesquisa estão em alta

Dessa forma, as marcas poderão usar essas informações para entender o que está em crescimento ou predominante entre o público e fazer os ajustes necessários nos criativos, na segmentação, na publicidade, no conteúdo e nos calendários de vendas de acordo com as tendências que estão obtendo mais engajamento.

O recurso pode ser usado em vários dispositivos, com uma experiência aprimorada em desktops e tablets.

Recursos Inéditos

Com a ferramenta Pinterest Trends, os anunciantes podem aproveitar vários recursos novos que auxiliarão a terem sucesso na época de grandes festas, como a Copa do Mundo, o Black Friday e o Natal, e em outros períodos:

  • Tendências que seu público adora: este widget na página inicial do Pinterest Trends permite que os anunciantes vejam o que está em alta entre seus usuários e seguidores engajados nos últimos 90 dias.
  • Tendências por demografia: a única ferramenta que permite filtrar por grupos demográficos, interesses, momentos e lugares.
  • Tendências por estação: novos tipos de tendências, como as tendências sazonais, te ajudam a planejar seu conteúdo e seus cronogramas para explorar os momentos de maior engajamento dos usuários com diferentes interesses.
API de Conversões
Créditos: Divulgação/Pinterest

Nova API do Pinterest para Conversões

A API do Pinterest é uma nova maneira dos anunciantes conectarem seus dados a plataforma de forma segura e confiável, permitindo assim melhorar tanto a segmentação quanto a mensuração.

De acordo com a rede social, essa solução sem tag e de servidor para servidor, permite aos anunciantes obter visibilidade contínua do desempenho, bem como conseguir otimizar as campanhas no Pinterest.

Resultados já Obtidos

Atualmente, centenas de anunciantes em todo o mundo já atuaram em parceria com o Pinterest para implementar a nova API para conversões. Conforme observou, os primeiros resultados demonstraram que, além de ser o futuro da mensuração das conversões, ela melhora o desempenho dos anunciantes no Pinterest:

  • Melhorias de 14% no CPA (custo por ação) em média para campanhas do CPM ao usar as tags e a API para conversões, em comparação com o uso apenas das tags;
  • Aumento médio de 36% no volume de conversões atribuído ao usar as tags e a API para conversões, em comparação com o uso apenas das tags.

Embora o uso mais frequente da API para conversões seja em ações do fundo do funil, como as finalizações da compra, muitos anunciantes obtiveram outros insights ao utilizarem para ações em todas as etapas do funil, como visitas à página.

Implementação direta ou por meio de parceiros

Conforme já citado, a API do Pinterest para conversões já está disponível globalmente para todas as marcas e pode ser implementada diretamente ou por meio dos parceiros Shopify e Google Tag Manager.

  • Integração direta: possibilita o máximo de controle do anunciante. Exige recursos de desenvolvimento. Para obter mais informações, visite a Plataforma para Desenvolvedores do Pinterest.
  • Integração de parceiros: nas próximas semanas, os anunciantes poderão configurar rapidamente a API para conversões com a ajuda de um terceiro, sem a necessidade de recursos de desenvolvimento.
    • Shopify: no momento, todas as lojas do Pinterest são elegíveis através do canal do Pinterest.
    • Google Tag Manager: os anunciantes já devem trabalhar com o GTM no servidor

Novo Posicionamento do Pinterest

Esses lançamentos fazem parte da estratégia do Pinterest de se firmar como um importante player no mercado e que além de inspirar, reúne recursos valiosos voltados para o social commerce, e dessa forma, ele incentiva uma presença maior de anunciantes dentro da plataforma.

“O Pinterest está posicionado de forma única na interseção da descoberta e do comércio, onde a inspiração encontra a intenção. Estamos investindo em nossa plataforma de publicidade para ajudar empresas em todo o mundo a atingir seus objetivos e se conectar com os consumidores em todas as fases do ciclo de vida da campanha”, afirmou o diretor de Receitas do Pinterst, Bill Watkins.

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Leituras complementares que te ajudarão a maximizar os seus resultados no Pinterest. E se tiver alguma dúvida, fale com nossos especialistas.


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