Como Usar o Pinterest para o Seu Negócio?


Como usar o Pinterest

Confira as vantagens desse mecanismo de busca visual e alavanque os resultados do seu empreendimento

Moda, culinária, viagem, design, decoração, DIY (faça você mesmo) e milhares de outros assuntos. Tudo isso pode ser facilmente encontrado no famoso Pinterest. E, cá pra nós, é bem provável que você já tenha se esbarrado nessa rede social e passado um bom período de tempo admirando aquelas belas imagens, não é verdade? Pode ser sincero, a gente sabe que sim. Inclusive, fazemos o mesmo, viu?

Agora, se você chegou até aqui e não faz ideia do que estamos falando, não precisa se preocupar! Nesse artigo vamos  explicar direitinho como essa plataforma funciona, e o melhor: como ela pode contribuir (e muito) para o seu negócio.

Isso mesmo, você não leu errado! Afinal, se engana quem pensa que o Pinterest é apenas um espaço para a busca de inspirações. Muito pelo contrário: se usado da maneira correta, pode ser um forte aliado nas estratégias de marketing digital da sua empresa, influenciando as decisões de compra dos usuários e garantindo uma aproximação maior do público com a marca. Aposto que ficou curioso e quer saber mais, né? Então vem com a gente!

O que é o Pinterest?

Com mais de 400 milhões de usuários, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, online e gratuita. Nele, é possível publicar imagens no próprio perfil e seguir contas do seu interesse. Além disso, a plataforma permite a criação de pastas (públicas ou privadas) para que os usuários salvem tudo aquilo que desejarem. Criado em 2010, hoje em dia é considerado um dos maiores mecanismos de busca visual do mundo.

Como usar o Pinterest a favor dos negócios?

Antes de entrarmos nessa questão, tenha em mente que o Pinterest também se tornou uma grande plataforma de negócios e isso se deu a partir do momento em que as empresas notaram um imenso potencial para a divulgação dos seus serviços. Resultado: o próprio Pinterest, com o intuito de acompanhar esse movimento, desenvolveu funcionalidades específicas para o mundo do empreendimento.

Mas por que estamos dizendo tudo isso? Simples: para que você saiba que oportunidades devem ser aproveitadas e se o seu negócio ainda não está presente nessa rede social, talvez seja a hora de pensar sobre isso. Por esse motivo, separamos uma lista com alguns dos principais benefícios que ele pode oferecer a sua empresa:

Marca mais Presente na Internet

Que tal ganhar mais visibilidade e alcançar um número maior de pessoas? Pode ter certeza de que o Pinterest é uma ótima oportunidade para o crescimento do seu negócio. Ao entrar na plataforma, você pode personalizar a sua conta com logo, link do site e informações pertinentes ao público.

Criação de Categorias

Cada conteúdo publicado pode ser separado em pastas, ou seja, dividido em categorias. Fazendo isso, as informações ficam muito mais organizadas aos olhos do possível consumidor.

Aumento do Tráfego

Junto ao pin (imagem ou vídeo), é possível inserir uma descrição (título, valor, pontos positivos para adquirir o produto, etc), assim como um link de redirecionamento da sua escolha (site ou loja virtual, por exemplo). Ao clicar, o usuário é então levado a essa nova página, aspecto que pode contribuir significativamente para o aumento das vendas.

Conversão de Clientes

Muitas pessoas utilizam o Pinterest no início do processo de compras, ou seja, quando ainda estão na fase de pesquisa sobre determinado item. E esse é um dos momentos em que o seu negócio precisa se destacar da concorrência. Daí a importância de apostar em um conteúdo atrativo e de qualidade para chamar a atenção do consumidor.

Promoção Gratuita da Marca

Na busca por referências, inspirações ou produtos, os usuários acabam descobrindo novas marcas dentro da plataforma. Mas, além de traçar estratégias para alcançar esse novo público, também é preciso se aproximar daquelas pessoas que já têm o costume de comprar do seu negócio.

Esse contato, se feito corretamente, é capaz de influenciar diretamente nas decisões de compra dos usuários e ainda proporcionar uma interação maior com o conteúdo. A partir disso, o consumidor pode muito bem compartilhar as publicações com os amigos da rede e auxiliar na promoção gratuita do seu empreendimento.

Viu só? Com tantas vantagens, agora não restam dúvidas de que o seu negócio precisa estar presente no Pinterest, não é mesmo? Ao criar a sua conta corporativa, você tem acesso a diversos recursos: análises, anúncios, promoções, informações sobre o público e conteúdo.

Detalhes importantes para que a estratégia de marketing digital seja cada vez mais aprimorada a fim de atender as necessidades do seu consumidor. Por isso, aqui vão algumas dicas: capriche nas imagens, descrições e palavras-chave do seu produto. Crie um plano de conteúdo e siga o cronograma de postagens. E, por último, mas não menos importante: interaja com o seu público.

Precisa de ajuda para colocar tudo isso em prática ou deseja conhecer um pouco mais sobre a plataforma? Não hesite em nos chamar. Aqui, na WeBrain, você conta com profissionais especializados para alavancar ainda mais os resultados do seu negócio.

Entre em contato conosco!


Você também pode gostar de ler:

A relação entre ROI e Marketing Digital: Uma Introdução

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube

Grandes anunciantes estão retirando seus anúncios do Youtube. Entenda o porquê!

Projeto de Marketing Digital

4 Dicas Estratégicas para Acelerar seu Projeto de Marketing Digital