Qual o melhor horário para disparo de email marketing?


Disparo de Email Marketing

É necessário levar diversos fatores em conta na hora de selecionar o horário de disparo de um email marketing.

Alguns horários são mais propícios para o disparo de email marketing. Para descobrir quais são eles, é necessário levar em conta o seu contexto (com quem você fala e o que você tem a dizer). Além disso, você deve utilizar os dados disponíveis de melhores horários (seus ou de pesquisas sobre disparos de email marketing). Vamos entender agora como isso se aplica na prática.

O disparo de email marketing de acordo com a sua audiência

Ao realizar um disparo de email marketing, é super importante compreender o contexto da sua audiência. Assim, você deve pensar em quais são seus hábitos, de acordo com sua profissão, idade, estilo de vida, etc.

Pessoas que trabalham em escritórios, por exemplo, costumam abrir emails entre às 6h e 10 da manhã. Enquanto isso, mães donas de casa com crianças pequenas devem abrir e-mails enquanto os filhos dormem. Ou seja, durante à noite e o começo da manhã.

Enquanto isso, o fator idade influencia também porque gerações mais jovens são bem mais conectadas, passando mais tempo online. Em contrapartida, as pessoas mais velhas geralmente passam menos tempo na internet, e por isso estão disponíveis geralmente fora do horário comercial, se não trabalharem em escritórios.

A mensagem: O que você diz impacta em quando é melhor dizer

O assunto da mensagem também impacta diretamente no horário em que ele terá uma maior taxa de abertura.

Se ele estiver relacionado à negócios, por exemplo, o envio durante o horário comercial pode ser o mais indicado. Enquanto isso, um email sobre entretenimento pode ser melhor recebido enquanto as pessoas estão em seu tempo livre.

Dados disponíveis

Ao escolher o melhor horário para disparo de email marketing, você deve verificar os dados que você tem disponíveis, os quais podem ser de pesquisas de terceiros ou do seu histórico de campanhas.

Pesquisas de terceiros

Caso você ainda não tenha histórico suficiente para analisar, utilizar dados de pesquisa de terceiros pode ser uma boa ideia. Na internet, estão disponíveis pesquisas nos blogs de algumas empresas respeitadas no Marketing Digital, como o Mailchimp, o Hubspot, o Wordstream e a Resultados Digitais.

Seu histórico de campanhas

Toda boa ferramenta de email marketing possui um histórico das taxas de abertura das suas campanhas. Acessando esses dados, você consegue ter uma ideia melhor de quais horários funcionam melhor para a sua audiência.

Testes A/B

Para ser ainda mais assertivo com o uso dos seus dados, você pode ainda realizar os chamados testes A/B. Neles, é possível selecionar uma característica do email a ser testada, e uma delas é o horário. Assim, você realiza o envio de um mesmo email marketing em dois horários diferentes e testa qual deles funciona melhor. Na prática, o que ocorre é que metade da audiência recebe o email no horário X e a outra metade no horário Y.

Essa função está disponível na maioria das ferramentas de email marketing e pode ser realizada de maneira fácil e rápida. É importante que ela seja utilizada com frequência, pois quanto mais você testar, mais estará habilitado a entender os hábitos da sua audiência.

Teste AB - Disparo de email marketing

Afinal, qual o melhor horário para disparo de email marketing?

Não existe um único horário ideal para o disparo de email marketing. Historicamente, de acordo com o estudo do CoSchedule, os melhores horários são às 6h, 10h, 20h e 2h, e os melhores dias são terça, quarta e quinta. Caso você não saiba por onde começar, pode optar por se guiar por esses dados como uma estratégia inicial.

No entanto, o que vale é entender o contexto e a sua audiência. Assim, você deve estar preparado. Você deve compreender quem é seu público, saber que tipo de mensagem é melhor em cada horário e ter dados concretos disponíveis (sejam eles de terceiros ou do seu histórico de campanhas).

Entendendo esses fatores a fundo, ficará muito mais fácil aumentar sua taxa de abertura! E continue testando!

E aí, gostou? Então assine já nossa newsletter e confira mais conteúdos como esse!