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Entenda por que os investimentos em marketing digital não podem parar

Neste período de reclusão social, a internet vem se consolidando como uma ferramenta importante para os negócios

Por Equipe Webrain15 de abril de 202010 de agosto de 2021
investimentos em marketing digital
Leitura de 6min

São inúmeras as mudanças causadas pelo desenvolvimento da internet, principalmente na forma como se dão as relações sociais.

A distância entre as pessoas passou a ser de apenas um clique, não é?

O meio comercial também não escapou desse movimento.

Agora, para ser bem sucedido em um mundo tão conectado, é necessário entender por que os investimentos em marketing digital não podem parar, e como isso pode te ajudar a se manter competitivo e forte no mercado.

O mundo está cada vez mais conectado

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), no ano de 2018, 70% da população brasileira já estava conectada.

Essa mesma pesquisa divulgou que metade da população rural já tinha acesso à internet, bem como metade da população mais pobre do país. Evidenciando o quanto a internet veio para ficar.

Outro dado relevante é que 60% dos usuários pesquisavam pelos preços dos produtos e serviços na internet. O que ilustra como o hábitos dos consumidores também mudaram.

A oferta dos produtos seguiram esse mesmo sentido e o meio online se estabeleceu como um ambiente promissor para que boas estratégias de marketing se desenvolvessem.

Marketing digital: não fique para trás nessa corrida!

Mesmo que os meios do marketing tradicional ainda funcionem, como comerciais em televisão ou anúncios nas rádios. Essas mídias são muito mais caras e atingem um público mais geral, não procurando atingir especificamente os seus possíveis futuros clientes.

Já o marketing digital compreende as iniciativas que são voltadas para estabelecer o contato com o público-alvo, de modo a promover o valor dos produtos e serviços no mundo online.

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Conceitos importantes no marketing digital

O marketing digital aplica conceitos antigos do marketing tradicional e novos conceitos que foram se formando, dentre os quais é possível destacar:

  • A persona, que é um perfil ficcional traçado a partir das características do público-alvo, e concentra seus aspectos mais gerais, como as dores, os desejos e as dúvidas.
  • O funil de vendas ou jornada do consumidor que determina o quão distante ou próximo do objetivo comercial está uma pessoa e que tipo de abordagem deve ser feita nos diferentes níveis.
  • O conceito de Inbound Marketing ou Marketing de atração, tem por objetivo chamar a atenção das pessoas, ser interessante, mas sem ser invasivo.
  • E o Outbound Marketing, que é o oposto, caracterizando a atitude ativa ou o famoso “correr atrás do cliente”.

Esses conceitos se articulam no planejamento de uma boa estratégia de marketing, que é decisiva para o sucesso de um empreendimento.

A concorrência provavelmente já está adotando estratégias online, mas não se intimide! Com os investimentos certos e um bom planejamento é possível contornar isso.

Otimizando os investimentos e conseguindo autoridade no mercado com o marketing digital

Dentre as diversas estratégias possíveis, o Inbound Marketing tem se popularizado cada vez mais.

Isso acontece porque, com a produção de conteúdo — que é a principal forma desse segmento —, é possível atrair as pessoas certas e ainda se tornar referência no seu setor.

Nesse sentido, o conteúdo representa um papel fundamental.

Produzindo-o com qualidade, ou seja, tratando dos anseios, das dores e respondendo as dúvidas da sua persona, você consegue posicioná-lo bem no SEO (Search Engine Optimization ou otimização de motores de busca).

Então, sempre que pesquisarem uma palavra-chave ou um termo relacionado ao seu conteúdo no Google ou em outro buscador, o site, blog ou mídia que você estiver usando, vai aparecer.

Alguns conteúdos requerem um investimento maior, como vídeos e fotos, que demandam uma boa infraestrutura. Mas um dos mais populares e que requer um investimento que cabe no bolso, são os textos em blogs.

Eles são a porta de entrada para que se possa estabelecer relacionamentos ainda mais profundos e fazer com que o visitante avance pelo funil de vendas.

Entretanto, tudo isso deve ser decidido com base no perfil do seu público. É o que determinará em quais mídias sua presença deve ser maior e em quais investir.

Por último, no meio digital existe a possibilidade de aplicações realmente eficientes. Pois, permitem acompanhar desde a quantidade de acessos até o gerenciamento da suas listas de e-mail.

Esses resultados serão importantes para medir o desempenho do seu negócio e te mostrar quais melhorias devem ser feitas, de modo a otimizar ainda mais os seus investimentos.


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