Ao pensar em SEO, imediatamente é feita uma conexão com o Google. Isso é natural, afinal a gigante de tecnologia praticamente domina o mercado de busca na internet mundial. Porém, apesar disso, a aplicação de SEO para as empresas se estende além disso. Confira algumas das principais.
SEO para aplicativos
A aplicação de SEO para aplicativos é um complemento fundamental ao ASO. Para quem não sabe, App Store Optimization é uma forma de ajudar um app a ser encontrado nas lojas. Isso é essencial dado o altíssimo número de opções disponíveis. Mas o que acontece com as pesquisas que ocorrem fora do app?
É importante ter esta preocupação em mente, pois o SEO para apps é um pouco diferente da opção para sites ou pesquisas normais. É importante se atentar a informações como o metadados, as avaliações do app, a criação de backlinks e diversas características que são importantes para as lojas diferentes.
Outros motores de busca
Apesar de o Google ter uma grande fatia do mercado, ainda existem outros motores de busca poderosos com o Bing e o Yahoo. Pode ser que uma aplicação de SEO para estas opções valha a pena para o seu negócio. Só é preciso saber se o público de fato está lá. Isso pode ser feito com uma pesquisa ou analisando o histórico do usuário através de ferramentas de Web Analytics, por exemplo.
Por outro lado, a Amazon é a líder de pesquisas no mundo, quando o assunto são produtos. Ou seja, quando a maioria das pessoas precisa procurar por um produto específico, elas vão a maior loja do mundo. Se você parar para pensar um pouco na sua experiência, vai perceber que seu comportamento é parecido.
Portanto, uma aplicação de SEO interessante é para as lojas ou marketplaces nos quais um determinado e-commerce ou produto se encontram. É um ponto que deve ser considerado.
Para muitos profissionais, especialmente no mercado americano em que a Amazon é muito forte, ranquear bem nesta loja é mais difícil do que no próprio Google.
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DuckDuckGo
É possível que você já tenha ouvido falar no DuckDuckGo. Essa alternativa tem ganhado cada vez mais força no mercado.
O principal problema do Google, atualmente, é a questão da privacidade. Junto com o Facebook, essas empresas são cobradas por esta questão e por “vigiar” os usuários praticamente o tempo todo. O DDG segue o caminho oposto. Ele afirma que seu motor de busca não tem nenhuma forma de acompanhar ou de trazer anúncios “targeteados” para o usuário. O que isso significa?
Por enquanto, pouca coisa. A diferença no volume de pesquisas é descomunal. Para dar uma noção, o DDG teve 6 bilhões de pesquisas em 2017. Parece muita coisa, não é? O Google, tem 3,5 bilhões de pesquisas por dia. São categorias completamente diferentes.
Mas é preciso ficar muito atento a popularidade deste motor de busca. Se a opinião do público mudar e ele se tornar mais popular, a aplicação de SEO para o DuckDuckGo passa a ser ainda mais importante.
A aplicação de SEO fora do guarda-chuva do Google pode valer a pena, e certamente deve ser investigada, dependendo do seu caso. Para quem tem aplicativos, vende produtos em certas plataformas ou tem usuários com números significativos em outros motores de busca, essa opção é ainda mais importante.
E no seu caso? Acha que vale a pena fazer uma aplicação de SEO fora do Google? Deixe o seu comentário abaixo com a resposta! E não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do marketing digital!