Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

Consultoria de Marketing Digital: 5 pontos a considerar ao ampliar as atividades online da sua empresa


Consultoria de marketing digital

Entenda o que esperar e como aproveitar bem serviços de Consultoria de Marketing Digital

Se a sua empresa já faz uma presença legal na internet, ou está pensando em investir em Marketing Digital, é possível que muitas dúvidas estejam surgindo. E é mesmo difícil fazer escolhas que acompanhem a rápida evolução de ofertas neste meio (sites, buscadores, redes sociais, e-mails, automação etc) como ferramentas de interação e relacionamento eficazes.

Contextualizar as necessidades específicas do seu negócio em meio à esta ampla diversidade é o primeiro passo. E para isso, muitas empresas buscam a ajuda de especialistas – seja para executar de fato as ações online, ou como consultores para estabelecer um planejamento bem estruturado.

Mas o que esperar de um serviço de Consultoria de Marketing Digital e como usufruir das informações e dados fornecidos? Trilhar este caminho exige algum engajamento para ter consciência sobre o que exatamente você está comprando. E para começar, precisamos alinhar que o principal papel desta proposta é direcionar uma estratégia que tenha como base resultados mensuráveis.  

Para compreender melhor a natureza de um trabalho de Consultoria de Marketing Digital, preparamos uma lista com 5 pontos a considerar ao ampliar as atividades online da sua empresa:

1- O diagnóstico das principais oportunidades atuais da empresa:

Um estudo de todos os processos comerciais e de marketing, identificando novas oportunidades de contato online (site, redes sociais, blog, email etc). Geralmente pequenos ajustes já trazem bons resultados, como, por exemplo, adaptações do site para versões mobile (celulares, tablets e smartphones) – especialmente quando a empresa já utiliza bastante as redes sociais – ou mesmo a criação de landing pages.  

2- A correta configuração do Web Analytics:

Independente de quais mídias serão trabalhadas, é importante que todas levem ao seu site (landing page, blog, portal etc). Além de direcionar o seu público para um conteúdo condizente com o que ele busca,  seguir esta recomendação torna possível mapear os caminhos que um determinado usuário percorreu. E dessa forma, realizar análises inteligentes de dados que possam auxiliar em futuras tomadas de decisões.

3- A identificação das mídias mais indicadas para o seu segmento de negócio:

Seja através da compra de mídia ou de estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, é essencial ter certeza sobre dois pontos. Qual é o perfil de comportamento  do público que a sua empresa deseja atingir? E qual é o objetivo principal da campanha? Só assim é possível fazer uma opção segura entre uma estratégia de Rede de Pesquisa ou Remarketing, por exemplo.

Baixar E-book: Mitos do Marketing Digital

Porque eles não devem ser tratados como boas práticas ou guias para a sua empresa

Ebook: Mitos do Marketing Digital

4- A compreensão de como tornar os conteúdos atrativos para cada mídia:

Cada plataforma oferece formatos e possibilidades diferentes. Então, além de identificar quais são as mídias mais indicadas para o seu perfil de público e objetivos da campanha, é positivo definir quais recursos serão utilizados para criar materiais completos. Um boa consultoria pode ajudar não apenas a definir a melhor abordagem e mensagem, mas também a explorar amplamente opções estáticas, animadas ou interativas.

5- A criação de metas sólidas:

Definir metas específicas para uma campanha e, claro, um cronograma com prazos bem definidos. É preciso planejar de acordo com os objetivos de negócio de cada empresa. Considerar as metas da equipe de vendas, ticket médio de vendas e público são métricas palpáveis para calcular quanto precisará ser investido em tempo e dinheiro para conseguir retorno – e, claro, quais são os resultados esperados. Assim, também poderemos calcular o ROI para decidir entre aplicar mais verbas, otimizar campanhas ou recuar.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, é sempre um bom momento para se atentar sobre as possibilidades do Marketing Digital. Mas é igualmente aconselhável que você procure parceiros capazes de, para além de executar, as opções adequadas para os seus objetivos. Também é importante que você se envolva com o projeto, buscando refletir sobre o “por que” das atividades propostas. A melhor Consultoria de Marketing Digital é aquela que educa a sua empresa para que ela possa dar passos plenos, com autonomia.

Gostou deste conteúdo sobre Consultoria de Marketing Digital: 5 pontos a considerar ao ampliar as atividades online da sua empresa? Continue nos acompanhando. Em breve, mais dicas! 🙂


Você também pode gostar de ler:

Raio X do Marketing Digital

Como um Raio X do Marketing Digital pode ajudar minha empresa crescer?

Ferramentas de Branding Marketing Digital

Ferramenta de Branding: como encontrar a ideal para o seu negócio

Dicas para iniciar um negócio online - Marketing Digital

07 dicas para iniciar um negócio online