Acessos mensais, usuários são novos e recorrentes, o tempo de navegação no site, as páginas mais acessadas, etc. Estas são apenas algumas das métricas coletadas que são transformadas em informações para tomada de decisões, inclusive comerciais.
As grandes marcas, que também são grandes anunciantes digitais, têm acompanhado de perto essas métricas. O objetivo principal é transformar, definitivamente, a forma com a qual elas se comunicam com o seu consumidor. Na contramão do que a maioria dos anunciantes fazem, estas grandes empresas tem mudado o foco da mensuração dos dados coletados.
Estas empresas têm dado cada vez mais atenção para os dados coletados diretamente dos seus consumidores, os chamados “first-party dada”. Dados estes que podem ser coletados de diversas formas, como sistemas de CMR, campanhas de marketing, registros nos sites e muitas outras formas. Estas informações podem ser muito mais relevantes do que informações fornecidas por terceiros.
O Google publicou um artigo dizendo que, os grandes anunciantes vêm mudando sua visão sobre a coleta e mensuração de dados. O objetivo é estreitar o relacionamento com seus consumidores e também auxiliar na tomada de decisões comerciais mais estratégicas. Confira abaixo, a tradução livre que fizemos desse artigo super legal e deixe sua opinião sobre esse tema nos comentários.
Mensurando para crescer: como os principais anunciantes estão mudando de estratégia com 3 tendências-chave.
Não é segredo que os hábitos de compras mudaram. Começou com o celular, que deu aos consumidores a capacidade de conhecer, ir, fazer e comprar a qualquer momento do dia. Desde então, a jornada do consumidor evoluiu e esses momentos se multiplicaram. Agora, os micro-momentos estão enraizados no comportamento do consumidor, e as oportunidades para os anunciantes são ainda maiores.
Mas com novas oportunidades vêm novos desafios. Hoje, os consumidores têm tudo na ponta dos dedos – e eles continuam querendo mais: novos pontos de contato, melhores experiências, informações mais inteligentes, entrega mais rápida. Eles querem tudo aqui, agora, de qualquer dispositivo conectado à web. Em suma, há muitos mais micro-momentos em que os comerciantes devem satisfazer consumidores, que são cada vez mais exigentes. Isso pode parecer inalcançável para as marcas.
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No entanto, os principais anunciantes – definidos para esta pesquisa como aqueles que superaram significativamente seus principais objetivos de negócios em 2016 – sabem que este crescimento não se trata de alcançar todas as pessoas o tempo todo. Trata-se de marketing além do método comum, identificando e desenvolvendo os pontos de contatos e relacionamentos de marketing mais valiosos. Há mudanças nas prioridades das mensurações para que isso se reflita.
Como os principais anunciantes estão agindo diante dessas novas prioridades? Em parceria com a Econsultancy e descobrimos que as principais empresas estão empregando três tendências-chave, nas quais eles:
- Usam “first-party data” para estabelecer uma conexão mais forte com os consumidores;
- Aplicam estimativas ou proxies para vincular métricas em tempo real com resultados;
- Dedicam tempo e orçamento para experimentações estratégicas.
Continue lendo para saber mais sobre como essas tendências estão melhorando as mensurações de olho no crescimento.
Hoje, os principais anunciantes investem em “first-party data” para ajudá-los a entender melhor seus consumidores e a descobrir os pontos de contato mais importantes para suas personas. Na verdade, os principais anunciantes são 58% mais propensos do que a maioria dos anunciantes a concordar fortemente que os “firt-party data” são um ativo estratégico que traz informações para sua tomada de decisão. De olho no valor a longo prazo em vez de ganho transacional de curto prazo, esses anunciantes usam dados para segmentar sua audiência pelo valor do cliente ou LTV. Só então eles podem construir uma imagem completa de seus clientes mais valiosos (buyer personas) e alcançá-los nos momentos de tomada de decisão mais importantes.
Em segundo lugar, esses anunciantes não deixam que métricas ultrapassadas fiquem no meio do caminho. Eles usam estimativas ou proxies para vincular métricas com resultados em tempo real. Na verdade, 73% dos principais anunciantes usam proxies para amarrar métricas de mídia com resultados comerciais e são 35% mais propensos a fazer isso do que a maioria dos anunciantes. A quantificação do impacto das campanhas de mídia nos resultados do negócio – como lucro ou valor do cliente – pode ser difícil de fazer em tempo real. No entanto, os principais anunciantes estão criando processos e modelos para superar isso, para que eles tomem decisões comerciais mais rápidas e inteligentes.
Para concluir, os principais comerciantes investem em uma cultura de experimentação. Nossa pesquisa mostra que os principais anunciantes são 36% mais propensos a concordar que suas organizações dediquem tempo e orçamento na experimentação estratégica. Eles reconhecem que a experimentação é a chave para aprender e avaliar o valor dentro dos relacionamentos com os clientes e, finalmente, aumentar seus resultados.
Os principais anunciantes sabem da importância de construir relacionamentos com os clientes mais significativos, para desencadear e quantificar o valor de longo prazo para consumidores e marcas.
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Esta é uma tradução livre, de interpretação pessoal da autora deste post. Para ler o texto original, acesse: Measuring for growth: How leading marketers are shifting strategy with 3 key trends.