A importância do pós-venda para atrair novos clientes


A importância do pós-venda para atrair novos clientes

Fidelizar um cliente pode ser até mais importante, e muitas vezes mais barato, do que conquistar um novo

O papel do marketing digital vai muito além da captação de leads no intuito de gerar novos clientes. O auxílio e direcionamento nas ações realizadas em marketing, tanto nas etapas do processo de vendas, quanto nas ferramentas, podem ser de extrema importância no pós-venda. Afinal, estabelecer laços duradouros com o cliente é sinônimo de visar sua fidelização, para que ele sempre possa contar com determinada marca sem pensar duas vezes.

Portanto, praticar o pós-venda é de extrema importância para manter a qualidade e credibilidade de uma marca. Isso pode impactar diretamente nos negócios. Saiba como esse serviço deve ser utilizado e como devemos nos preocupar com ele.

Qual é a maneira correta de utilizar o pós-venda?

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Fidelizar um cliente pode ser até mais importante do que conquistar um novo. Claro que muito além do que vender mais para as mesmas pessoas, o pós-venda deve ser utilizado como uma verdadeira ferramenta para que sua marca seja lembrada de maneira positiva entre seus consumidores.

Isso é muito importante, pois afinal de contas, um cliente fiel tende sempre a voltar a fazer compras com você novamente e ainda podem indicar para os colegas do ramo, amigos e familiares.

Vamos nos colocar na posição de um cliente. Por exemplo, quando vamos almoçar em um restaurante, que qualidade além da incrível comida, somos atendidos cordialmente, de uma maneira que nos faça sentir realmente especiais? A tendência é que a partir de então, sempre nos lembraremos desse estabelecimento e certamente vamos frequentar quando pudermos. O pós-venda deve entrar na cabeça dos clientes dessa mesma maneira.

E como o marketing digital atua no pós-venda?

Existem diversas estratégias para trabalhar com o marketing digital no pós-venda e abaixo vamos listar algumas ferramentas importantes para a execução deste serviço.

E-mail

O e-mail é uma excelente ferramenta quando bem utilizado. Textos amigáveis, oferta de cupons de desconto e promoções para quem já é cliente são sempre cativantes aos olhos do cliente. No entanto, um e-mail mal utilizado pode ser um desperdício, pois sabemos que ele poderá ir diretamente para a caixa de spam, mesma caixa para onde vão as mensagens de quem abusa muito dessa estratégia e a dispara constantemente (o caso de muitas empresas).

Newsletter

Uma das mais eficazes ferramentas quando o assunto é estratégia digital voltada ao pós-venda. Por meio da newsletter, a empresa mantém laços confiáveis com o seu cliente e o lembra constantemente o porquê ele escolheu a sua marca e não a do concorrente. No entanto, é muito importante que sempre esteja destacado o diferencial do produto que foi comercializado.

Produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é muito versátil e pode ser essencial no pós-venda. É uma maneira de ajudar o consumidor a desfrutar dos seus produtos da melhor maneira. Por exemplo, em uma loja de equipamentos de vídeo, pode ser enviado um tutorial de como e onde gravar vídeos com maior qualidade de luz ou alguma outra instrução relacionada.

Remarketing

Essa é uma técnica que faz com que seus clientes visualizem o conteúdo da sua empresa navegando em algum site, e-commerce ou como propaganda em algum vídeo que você esteja assistindo no YouTube. No pós-venda, geralmente é utilizado para oferecer algum novo produto ou indicar algum conteúdo em seu site ou blog.

Surveys

Nada mais é do que a pesquisa de satisfação do seu produto ou serviço. Grandes marcas costumam enviar essa ferramenta para os clientes, para monitorar a qualidade do que está oferecendo, com a intenção de sempre garantir sua excelência. Cada feedback é muito importante para a permanência do bom funcionamento.

O que mais preciso saber?

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