Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de Marketing Digital

07 dicas para iniciar um negócio online


Dicas para iniciar um negócio online - Marketing Digital

Saiba como atrair visitantes para o seu negócio online e fazê-los efetivar compra

Existe uma seqüência comprovada de cuidados que você deve ter para garantir sucesso quando está iniciando um pequeno negócio online. Eu vi milhares de pessoas que começaram a desenvolver negócios bem-sucedidos seguirem esses passos:

1. Descubra uma necessidade e a supra.

A maioria das pessoas erram ao decidir primeiro o produto que desejam vender. Qualquer negócio online, offline, ou híbrido deve ser idealizado com base em uma pesquisa de mercado.
A idealização de um empreendimento precisa basear-se em uma necessidade concreta de mercado. E para um negócio online, não é diferente. Identificar a quais demandas a sua empresa irá atender – e onde estão os seus clientes – é fundamental para o planejamento e sucesso do negócio.

2. Desenvolva um site otimizado para vendas

A implementação de um negócio online vai muito além de um site com layout atrativo, que tenha os banners mais legais da internet. As estratégias de marketing digital para um negócio online dependem mais da maneira como seu site foi desenvolvido (configurações e métricas) do que da estética.
Desenvolver o site em uma plataforma adequada, com uma linguagem com a qual o seu público alvo se identifique. Também é preciso inserir call’s to action em lugares estratégicos, assim como adotar outras boas práticas para web. Cuidados imprescindíveis para que as estratégias de marketing digital possam fazer a diferença para o sucesso das suas ações online. É assim que o seu projeto ganha destaque, para muito além de apenas ocupar espaço na internet.

3. Facilite a navegação

A experiência do usuário (UX) deve ser observada como um processo contínuo em um negócio online. Entender como seu cliente navega pelo site e criar formas de facilitar a navegação contribui em muito na taxa de conversão do site.
Um site que se preocupa em tornar a navegação fácil tem muito mais chances de gerar resultados. Inserir botões de fácil visualização, utilizar ferramentas com as quais o seu público já esteja familiarizado e tornar navegação do site o mais orgânico possível são apenas algumas dicas.

Baixar E-book: Inbound Marketing, uma introdução

Veja como o Inbound pode ajudar a sua empresa a converter mais!

Introdução ao Inbound Marketing

4. SEO

O desenvolvimento do site com base em métricas pró SEO não é mais um diferencial, mas uma regra básica. Mas para além de garantir que os mecanismos de busca encontrem o seu negócio online, é importante pensar em estar o mais bem posicionado possível nas pesquisas orgânicas.
Assim, a otimização de SEO propõe uma série de ações, tanto on quanto off-page, para que um site seja progressivamente melhor rankeado. Se você quer estar à frente de seus concorrente, essa otimização deve ser contínua.

5. Mostre sua autoridade no segmento em que atua

Criar conteúdos que mostram o quanto a sua empresa domina temas afins com o segmento de atuação é essencial. Isso se deve principalmente ao comportamento do público digital, que vem se adaptando e evoluindo constantemente desde o surgimento da internet.
Atualmente, a maioria das pessoas pesquisa antes de efetuar uma compra online. Querem se sentir seguras de que estão comprando o que realmente precisam. E também evitar enganos ou extorsões. Assim, disponibilizar além das ofertas diretas boas informações complementares, passa ao seu cliente a certeza de que ele está comprando de quem “entende do assunto”.

6. Acompanhe a jornada de compra de cada cliente

Não é porque uma pessoa entrou no seu site e não efetuou a compra que ele não quer comprar seu produto. Muitas vezes esse cliente pode estar em um estágio inicial da decisão da compra e precisa de mais informações para decidir.
Coletar o contato dos clientes que entram em seu site e iniciar um relacionamento via email. Gerar novos conteúdos relevantes exclusivos, com informações interessantes. Elas podem ser exatamente o que faltava para que a decisão da compra fosse consolidada. Assim, para entender o que este cliente em potencial deseja saber, é necessário compreender de que forma ele chegou até você – e o que estava procurando. Mapeamento e filtro são palavras de ordem quando falamos em Jornada de Compra e metodologia Inboud Marketing.

7. Aumente suas vendas através do upselling

Caso esse modelo seja aplicável ao seu negócio, ofereça um preço promocional para a compra de mais um item dentro do site. Estratégias de upselling são muito interessantes para quem deseja aumentar o faturamento do site.
Por exemplo, ao vender um notebook, você pode oferecer uma condição especial para que o cliente leve também uma mochila, um mouse ou um pendrive. Enviar um cupom de desconto para uma nova compra também é uma  estratégia que pode ser utilizada.

Este texto é baseado no artigo How to Start a Business Online, que você pode acessar aqui. Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de mais dicas legais para web.


Você também pode gostar de ler:

Retorno sobre investimento marketing digital

ROI: o que é e por que você precisa se preocupar com isso

Como fazer minha loja virtual vender mais

Como fazer minha loja virtual vender mais: 12 dicas de sucesso

Linkedin Ads

LinkedIn Ads: entenda o que é, como funciona e quando investir